Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Ciclo 2/Alcance/Solicite

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Cycle 2/Reach/Apply and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikimedia é parte de um ecossistema maior de parceiros e organizações que se preocupam do futuro de conhecimento livre. Trabalhamos com instituições educativas, GLAMs (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus), parceiros em tecnologia, sociedade civil e organizações de direitos digitais e governos.

Quando trabalhamos juntos, nosso impacto cresce. Especialistas e organizações que compartilham nossa missão de conhecimento livre podem auxiliar na nossa discussão sobre o futuro da Wikimedia. As vozes deles nos ajudarão a encontrar o nosso caminho e melhorarão como colaboraremos no futuro.

O que podes fazer

Queres incluir parceiros, instituições ou especialistas locais em tua conversa sobre o futuro da Wikimedia? A equipe Wikimedia 2030 quer ajudar.

  1. Convide especialistas/parceiros para suas conversas de grupo afiliado: inclua parceiros em seus eventos planejados sobre a estratégia do movimento e adicione a perspectiva deles sobre a Wikimedia.
  2. Converse com especialistas e parceiros locais: inclua especialistas e parceiros locais na conversa da Wikimedia 2030 ao ter conversas com eles e compartilhando o que aprendestes. Providenciamos modelos e guias para essas conversas informais e um espaço para publicar o que aprenderes nas wikis.
  3. Solicite financiamento para realizar um evento com parceiros: daremos pequenos auxílios financeiros para que organizações afiliadas organizem um evento (jantar ou reunião) com parceiros ou especialistas locais para discutir o futuro de Wikimedia. Se estás interessado, por favor solicite ao menos duas semanas antes de quando queres realizar teu evento. Se tua proposta for aceita, compartilharemos uma guia de evento e discussão contigo.
    • Solicite uma subvenção de estratégia (até $1500 dependendo de custos locais e necessidades)
    • Guia de discussão para evento com parceiros
    • Modelo de email para enviar convite a um evento, ver abaixo
    • Envia tuas notas de resumo do evento a jmorrison wikimedia.org

Tens perguntas? Por favor use a página de discussão!

Perguntas frequentes

CONVERSAS com especialistas e parceiros locais

Por que deveria falar com especialistas e parceiros locais?
Um dos objetivos da equipe Wikimedia 2030 é permitir a nosso movimento acessar a pessoas que tenham experiência valiosa mas que não têm tido ainda a oportunidade de colaborar ao Processo de Estratégia da Wikimedia. Estas conversas dirigidas por membros de todas nossas comunidades nos dará uma oportunidade de envolver a estes indivíduos na formação da direção da Wikimedia pelos próximos anos.
Com quem deveria falar?
Queremos escutar a pessoas cujas ideias nos ajudarão a definir a direção estratégica do movimento. Devem ser inteligentes, conhecedores e apaixonados pelo que fazem e também pela nossa missão: professores universitários, cientistas, especialistas em tecnologia, atores de políticas da internet, e líderes de movimentos de impacto social.
Como devo convidar as pessoas a participarem?
Aqui há um modelo de email que pode usar para convidar a parceiros e especialistas locais a participar de uma conversa. Podes personalizá-lo e mudá-lo como achar necessário.
O que deveria perguntar em uma conversa?
Criamos um guia de conversa com perguntas que podes usar. Também deves se sentir livre para perguntar o que queres sobre o futuro da Wikimedia.
Como compartilharei o que aprendi?
Podes compartilhar o que tenhas aprendido conosco usando este formulário. Também gostaríamos de receber fotos, gravações de vídeo/audio, ilustrações, etc., de tua interação. Lembre-se que podes preencher o formulário em teu próprio idioma. Não precisas traduzir nada! Por favor, deixe fluir tua criatividade. :)

ORGANIZANDO EVENTOS com especialistas e parceiros locais

Qual é meu compromisso?
Pedimos a todos que tragam o que aprenderam à discussão de estratégia principal. Também lhes pedimos para preencher um questionário após o evento para saber quem participou e o que aprenderam. Idealmente, também podes proporcionar uma ou mais fotos de teu evento.
Que tipo de evento deveríamos organizar?
Se tua proposta é aceita, compartilharemos um guia de evento e discussão contigo, incluindo um exemplo de formato de evento. Recomendamos um destes formatos de evento: (1) um jantar (ou outra refeição) com uma conversa estruturada sobre o futuro de Wikimedia ou (2) uma reunião com uma conversa estruturada. Podemos também considerar outros formatos.
Quantos acontecimentos serão financiados?
Não temos um número exato. Proporcionaremos fundos para o máximo de eventos possível!
Quanto dinheiro será concedido?
As subvenções serão concedidas baseadas nos custos estimados que sejam decididos em conjunto pelo afiliado e a equipe de estratégia da Wikimedia 2030.
Que despesas serão cobertas?
A equipe Wikimedia 2030 cobrirá comidas, bebidas e outros suprimentos necessários para o evento. Esperamos que o orçamento por evento seja de aproximadamente USD$500-$1500, dependendo das necessidades e custos locais.
Só podemos convidar a sócios oficiais?
Não. Podem convidar a organizações com as que poderás querer realizar parcerias no futuro ou especialistas que podem ter ideias interessantes sobre nosso futuro.
Como decidirá a equipe da Wikimedia 2030 quem receberá uma subvenção?
Avaliaremos propostas baseados na ordem de chegada delas. Tentaremos acomodar a todos que enviem uma proposta completa até alcançarmos o número máximo de eventos que podemos apoiar. Exceções incluem geografias aonde já realizamos eventos de estratégia em colaboração com membros da comunidade. Se tens alguma pergunta sobre se preenches os requisitos, por favor entre em contato com a Juliet Barbara em jbarbara wikimedia org.
Por que só os afiliados são convidados a participar?
Reconhecemos que afiliados não são os únicos membros do movimento Wikimedia que possuem parcerias. Estamos convidando afiliados em específico porque geralmente formam parcerias locais que podem agregar valor às comunidades Wikimedia. Se és um contribuidor individual e queres organizar um evento, recomendamos contatar seu afiliado local para expressar seu interesse em uma proposta. Consideraremos propostas que forem em colaboração entre afiliados e membros específicos da comunidade se os fundos puderem ser distribuídos diretamente ao afiliado.

Email modelo para convidar especialistas locais e parceiros para uma conversa

Prezado(a) [coloque o nome],

Estarias disposto a ter uma conversa de uma hora com [liste a sua afiliação da Wikimedia] para discutir o futuro do conhecimento livre pelos próximos 15 anos?

A Wikimedia é um movimento para compartilhar o conhecimento livre com todas as pessoas do planeta. Hoje, trabalhamos para essa visão apoiando a Wikipédia e outros projetos de conhecimento livre, com a ajuda de quase 100.000 voluntários em mais de 290 línguas pelo mundo. Esse ano, a Wikimedia está organizando um diálogo global estratégico para definir o papel futuro da Wikimedia no mundo e desenvolver uma estratégia colaborativa para cumprir esse papel. Estamos entrevistando um grupo seleto de indivíduos e organizações chave pelo mundo, e gostaríamos que tu esteja entre eles.

Por favor nos avise se está interessado em marcar um tempo para conversar conosco. Apreciamos a sua consideração.

Muito obrigado e atenciosamente,

[insere teu nome]

Modelo de email para convidar a parceiros a um evento local

Prezado(a) [insere nome],

Convidamos-te cordialmente a participar de um [insere tipo de evento] para se juntar a nós a uma discussão sobre o futuro do conhecimento livre. O [insere o nome de teu afiliado local] realizará este evento em [insere data] às [insere hora] em [insere lugar]. O evento durará aproximadamente [insere # horas].

Wikimedia é um movimento que procura compartilhar o conhecimento livre com a cada pessoa do planeta. Hoje trabalhamos para essa visão mediante o apoio a Wikipédia e a outros projetos de conhecimento livre, com a ajuda de ao redor de 100.000 voluntários em 290 idiomas ao redor do mundo. Neste ano, a Wikimedia está a organizar um diálogo estratégico e global para definir o papel futuro da Wikimedia no mundo e desenvolver uma estratégia colaborativa para cumprir esse papel. Estamos a entrevistar um grupo seleto de indivíduos e organizações chave em todo mundo, e gostaríamos que estivesses entre eles.

Por favor nos avise se estás interessado(a) em participar. [insere informação sobre quando se precisa uma resposta, outros detalhes locais].

Obrigado e atenciosamente,

[insira o seu nome]