This page is a translated version of the page Movement Charter/Committee and the translation is 100% complete.

O Comitê da Carta do Movimento é um ente proposto, com três grupos de interesse, que serviria como uma concepção pequena e mais dirigida do Conselho Global Provisório, com a única função de esboçar a Carta do Movimento.

A ideia é fazer as coisas de modo relativamente rápido, em passos menores e mais definidos. Por isso, não se parecerá com o vindouro Conselho Global, que terá uma amplitude e poder maiores além de mais membros.

Três grupos de interesse

Três grupos de interesse são chave e podem ter métodos apropriados diferentes de representação:

  • membros escolhidos pelos afiliados conjuntamente
    • método: poderia ser por discussão de consenso nas listas de email (all-affiliates) e videochamadas (SWAN), em vez de uma eleição no estilo ASBS
  • membros diretamente eleitos pela comunidade no Meta
    • método: poderia ser por eleição direta no Meta, como no caso de Stewards, em vez de por SecurePoll
  • membros indicados pela Fundação Wikimedia
    • método: o que quer que seja apropriado para a WMF, membros poderiam ser selecionados pelo conselho diretivo, funcionários e outros

Ratificação e questões em aberto

A proposta é por um comitê 7-7-7 a ser selecionado até maio, mas condições e distribuição devem ser flexíveis e o objeto de mais conversa.

Após um ou dois meses de escrita colaborativa, o texto será então submetido à comunidade no Meta para ratificação apropriada (e emendas) dos vários artigos.