Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Lideranças/Objetivo e Estrutura

This page is a translated version of the page Leadership Development Working Group/Purpose and Structure and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.


1. Por que criar um Grupo de Trabalho? Por que criá-lo agora?

De acordo com a unidade de Capacitação da Estratégia do Movimento, a criação de um grupo dirigido pela comunidade poderia assegurar que as atividades de desenvolvimento de liderança sejam "desenvolvidas segundo as recomendações da Estratégia do Movimento, mantidas a longo prazo, avaliadas continuamente e aperfeiçoadas para aumentar seu impacto junto às comunidades, visando sempre a direção estratégica."

A equipe de Desenvolvimento Comunitário (Community Development, em inglês) reconhece que atualmente há muitos esforços sendo desenvolvidos ao redor de temas como a governança do movimento e dos processos de tomada de decisão, incluindo a redação da Carta do Movimento. Nesse sentido, entende que este Grupo de Trabalho precisará ser eventualmente modificado ou substituído por um Conselho Global que se mostre mais capacitado para determinar as melhores abordagens para estas questões. No entanto, a equipe de Desenvolvimento Comunitário acredita que a formação desse Grupo de Trabalho agora poderia oferecer orientações importantes não apenas para esse trabalho que já está sendo desenvolvido, mas também, conforme desejado, para grupos das diferentes comunidades. O Grupo nos ajudaria a trabalharmos melhor no presente, enquanto os processos e caminhos de longo prazo vão sendo definidos.

O Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança promove tomadas de decisão equitativas. O Grupo criaria um fórum -- um espaço de troca de conhecimentos, experiências e práticas; obteria, conforme apropriado, poder de decisão após definições sobre a alocação de recursos, descentralização e partilha de poder fossem tomadas; produziria recomendações, diretrizes e propostas. A proposta para a criação deste Grupo de Trabalho considera que existe um trabalho de base que ainda precisa ser feito para que as iniciativas de implementação sejam bem sucedidas. Isto inclui termos uma definição compartilhada de liderança e a criação de um plano de desenvolvimento de liderança. Este plano deveria responder perguntas importantes, tais como: de quem é a responsabilidade sobre o desenvolvimento de liderança? Quais são as prioridades? Quais são os sistemas de apoio existentes para as lideranças?

2. Qual será a atividade do Grupo de Trabalho?

Esta é uma proposta feita pela equipe de Desenvolvimento Comunitário baseando-se em análises, pesquisas e conversas realizadas.[1] Ao iniciar sua atividade, o Grupo de Trabalho revisará as tarefas propostas e fará quaisquer mudanças conforme necessário.

A. Uma definição compartilhada de liderança

Por que o movimento precisa de uma definição compartilhada de liderança?

  • Atualmente não existe consenso sobre o significado da palavra "liderança" ou sobre modelos que fomentem o desenvolvimento de "lideranças" nas comunidades[2]
  • A ausência de uma definição compartilhada de "liderança" pode causar mal-entendidos

O que é necessário para redigir uma definição compartilhada?

  • Criar uma taxonomia ou glossário que inclua a definição dos tipos, habilidades essenciais e caminhos de liderança
  • Promover a definição para garantir que contextos culturais diferentes possam ter uma compreensão comum de liderança[3]
  • Ajudar a cultivar comunidades de pessoas voluntárias que estejam interessadas na questão da liderança - seja como lideranças potenciais ou existentes, ou também interessadas no desenvolvimento de lideranças[3]

O que é preciso definir?

  • Liderança: qual seria a definição adequada para "liderança" no contexto Wikimedia?[4][5]
  • Boa liderança: quando uma pessoa se torna uma boa liderança?
  • Habilidades de liderança: quais são as habilidades, qualidades e/ou valores das pessoas que são lideranças?
  • Caminhos de liderança: quais são os caminhos ou os papéis das lideranças no movimento? Quais caminhos precisam ser criados? Quais caminhos devem ser nomeados e reconhecidos?

O que acontecerá com a proposta de texto da definição?

  • A proposta de texto da definição será publicada no Meta-wiki para revisão e aperfeiçoamento

B. Criar um Plano de Desenvolvimento de Liderança

Por que o movimento precisa de um plano de desenvolvimento de liderança?

  • Considera-se que lideranças são um fator-chave para o sucesso de qualquer projeto. Nosso movimento nunca implementou estruturas unificadas para capacitação de lideranças ou para o surgimento de novas lideranças comunitárias.[6]

O que um plano de desenvolvimento de liderança poderia incluir? (Esta não é uma lista completa).

  • Objetivos e visão: qual é a direção e os resultados do desenvolvimento da liderança? Quais são as metas concretas, tanto qualitativas quanto quantitativas?
  • Papéis e responsabilidades: de quem é a responsabilidade de desenvolvimento, financiamento, apoio e avaliação de lideranças? De onde e quem pode dar forma a essas iniciativas?
  • Acesso aos papéis e caminhos de liderança: como lideranças se tornam e são reconhecidas nesse papel? Como as pessoas podem ter acesso aos papéis e caminhos de liderança? Como é possível fomentar que haja diversidade de lideranças?
  • Valorização de lideranças: como as lideranças sabem que são valorizadas pela comunidade? Quais são os benefícios de ser uma liderança? [7][8][9] 
  • Identificar a necessidades de capacitação e recursos de liderança: como analisar qual é a capacitação em liderança necessária?[10] Como recursos existentes sobre o desenvolvimento de liderança podem ser reunidos e compartilhados?[11][12][13]
  • Abordagem para o desenvolvimento de liderança: diferentes tipos de lideranças precisam de diferentes formas de apoio? Quem deve receber formação sobre habilidades de liderança? [14] Que métodos podem ser usados para desenvolver lideranças?[15][16]
  • Avaliação: como e quando é possível medir o sucesso do desenvolvimento de lideranças?[17]
  • Sistemas de apoio: que tipo de apoio é oferecido às lideranças? Como é possível assegurar a sustentabilidade de lideranças a longo prazo?
  • Pessoas novas na comunidade: como as pessoas recém-chegadas são encorajadas a descobrir e trilhar caminhos de liderança no movimento?
  • Financiamento: como apoiar o desenvolvimento de liderança? O que deve ser financiado?
  • Prioridades e implementação: Quais são as capacidades de liderança fundamentais?[18] Como avaliar múltiplas iniciativas a fim de priorizar ou repartir recursos limitados? Quais iniciativas de desenvolvimento de liderança são prioritárias? Em que medida essa priorização diverge de acordo com os diferentes contextos? Como seria a lista dos esforços de desenvolvimento de liderança prioritários para uma região ou contexto específico?

C. Orientar a implementação do desenvolvimento de liderança

Após a elaboração do plano de desenvolvimento da liderança, o Grupo de Trabalho mudará seu foco para a implementação. Isto incluirá aconselhamento e avaliação da implementação a ser realizada pela Fundação Wikimedia e poderá se estender a um papel consultivo também para os grupos de wikimedistas e afiliados.

Nesta fase, o Grupo de Trabalho poderia decidir implementar parte das prioridades de desenvolvimento da liderança. Exemplos da atividade do Grupo de Trabalho seriam:

  • Realizar avaliações das necessidades globais/locais para detectar lacunas de habilidades de liderança
  • Criar e manter um banco de dados central de recursos existentes
  • Criar programas: programas de mentoria, programas de treinamento, plataformas tecnológicas
  • Fornecer recursos (documentação, network, etc.) para afiliados interessados em oferecer capacitação de liderança localmente ou ajudá-los a acessar os subsídios disponíveis

3. Como o Grupo de Trabalho será constituído e estruturado?

A. Composição do Grupo de Trabalho

  • Até 12 integrantes; um grupo com este tamanho é capaz de trabalhar de forma eficaz e eficiente. O tamanho total dependerá do interesse de pessoas qualificadas
  • Será integrado por pessoas voluntárias em geral, pessoas voluntárias ou contratadas por afiliados ou pela Fundação Wikimedia (a pessoa da Fundação será alguém da equipe de Recursos Comunitários)
  • Terá como objetivo selecionar pelo menos uma pessoa de cada uma das seguintes regiões: Oriente Médio e África; Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (em inglês: South Asian Association for Regional Cooperation, SAARC); Leste-Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP); América Latina e Caribe; Estados Unidos e Canadá; Europa do Norte e Ocidental; Europa Central e Oriental (CEE) e Ásia Central.
  • Visará ser um grupo diverso quanto a diferentes parâmetros:
    • Idioma
    • Gênero
    • Comunidades emergentes / comunidades estabelecidas
    • Projetos Wiki
    • Vozes que ainda não participam das discussões
    • Pessoas com diferentes funções, atualmente e no passado, na organização ou nas comunidades, como: pessoas editoras regulares e com direitos avançados (functionaries, em inglês), trabalhadores, integrantes de Conselhos ou Comitês, etc.

* Uma vez formado o grupo de trabalho, o grupo tem a flexibilidade para determinar como eles trabalharão juntos. Isto pode, por exemplo, incluir a formação de subgrupos regionais ou lingüísticos

B. Habilidades e experiência das pessoas que irão compor o Grupo de Trabalho

Integrantes deverão:

  • Ter conhecimento e experiência de trabalho com capacitação e desenvolvimento de liderança. Esta experiência pode ser de dentro ou de fora do movimento. Âmbitos em que podem ter desempenhado papéis anteriormente (formal ou informalmente) incluem: formação, facilitação, desenho de programas de aprendizagem, mobilização, mentoria, educação, ou liderança.
  • Ter muito interesse no desenvolvimento de pessoas, sustentabilidade e crescimento do movimento, e planejamento estratégico
  • Ser confiáveis, responsáveis e agir de modo comprometido
  • Possuir habilidades de comunicação e colaboração efetivas
  • Capacidade de trabalhar em um ambiente multicultural e de trabalho em grupo
  • Idioma: não é preciso falar inglês fluentemente; poderá ser oferecido um serviço de interpretação de acordo com a necessidade

C. Prazo do compromisso e dedicação de tempo

  • A atividade do Grupo de Trabalho terá início aproximadamente em maio de 2022
  • Será necessário dedicar aproximadamente 5 horas por semana (isto inclui reuniões e trabalho assíncrono); esta previsão semanal poderá flutuar de uma semana para outra, dependendo do estágio do processo
  • O compromisso deverá ser de 1 ano com possibilidade de se candidatar para continuar. Estabelece-se esse prazo para permitir que as pessoas possam sair caso precisem, e esgotamentos sejam evitados

D. Funções e responsabilidades

  • O Grupo de Trabalho atuará como um grupo de trabalho e também como um comitê consultivo. O órgão será responsável pela apresentação de idéias, elaboração de um plano, execução das tarefas acordadas e qualquer outro trabalho necessário
  • A equipe de Desenvolvimento Comunitário apoiará o Grupo de Trabalho de diversas maneiras: oferecendo uma pessoa facilitadora, serviços de tradução, documentação e oportunidades de capacitação. O papel da equipe de Desenvolvimento Comunitário não é tomar decisões ou desenvolver as atividades, mas sim oferecer apoio e capacitação ao Grupo.

E. Seleção de integrantes do Grupo de Trabalho

  • Processo
    • Será utilizado um processo de candidatura. Pessoas da comunidade, interessadas e qualificadas estão convidadas a se candidatar
    • As candidaturas serão avaliadas anonimamente por um painel que incluirá pessoas da Fundação Wikimedia com conhecimentos sobre aprendizagem ou desenvolvimento de liderança e pessoas voluntárias com experiência nesse âmbito. A composição de integrantes do painel será anunciada publicamente


Os membros do painel de análise das solicitações são: Joy N. Y Agyepong]].

  • Critérios para a seleção de membros
    • Habilidades e experiência: ter formação e competência em capacitação e desenvolvimento de liderança, bem como outras qualidades já mencionadas
    • Motivação: demonstração de uma razão clara para se juntar ao grupo de trabalho
    • Compromisso: capacidade de dedicar praticamente, mentalmente e emocionalmente o tempo e o esforço ao trabalho por um período de 1 ano
    • Autoconsciência: capacidade de refletir sobre suas motivações, forças e desafios
    • Diversidade: representação em idioma, gênero, região, experiência, papel do movimento e comunidade
    • Os indivíduos sob sanções ativas da Wikimedia Foundation ou de qualquer comunidade Wikimedia não são elegíveis. As sanções incluiriam proibições (total ou parcial) ou blocos ativos (total ou parcial). Sanções e advertências prévias não são uma barreira à consideração
  • Linha do tempo de seleção
    • Março - abril de 2022: chamada para inscrição
    • Abril de 2022: pedidos revisados anonimamente por um painel
    • Início de maio de 2022: grupo de trabalho anunciado
    • Final de maio de 2022: o grupo de trabalho começa a trabalhar

F. Benefícios e estipêndio

  • Estipêndio de US$ 100 a cada 2 meses para cobrir custos de participação; podem ser usados para pagar gastos de cuidado infantil, internet, transporte e outros custos que permitiram que o trabalho voluntariado acontecesse
  • Oportunidades de capacitação: integrantes do Grupo de Trabalho terão acesso a oportunidades de capacitação, incluindo treinamento sobre temas como transformação de conflitos e comunicação não violenta. Através de seu trabalho no Grupo de Trabalho, também terão a oportunidade de aprender(na prática) sobre processos de trabalho conjunto

G. Processo de trabalho

  • O Grupo de Trabalho atuará por sprints. Isto envolve desenvolver o trabalho por partes pequenas e fazer alterações frequentemente com base nos comentários recebidos
  • O Grupo de Trabalho contará com o apoio de uma pessoa facilitadora que ajudará com questões de colaboração, tomada de decisão e gestão de processos
  • O Grupo de Trabalho coletará os comentários das comunidades durante todo o período de trabalho para garantir que mais vozes sejam incluídas nesta conversa global; o objetivo é reforçar que um grupo pequeno de pessoas da comunidade não representa todo o movimento.

H. Apoio ao Grupo de Trabalho

  • Facilitação: o grupo de trabalho contará com uma pessoa facilitadora que promoverá um ambiente tranquilo de colaboração, tomada de decisões, desenho de processos e gestão de projetos.
  • Documentação: a pessoa facilitadora e a equipe de Desenvolvimento Comunitário oferecerão apoio ao grupo para a documentação do trabalho.
  • Tradução e interpretação: serviços de interpretação simultânea e/ou tradução será fornecido de acordo com a necessidade
  • Coordenação e comunicação: a equipe de Desenvolvimento Comunitário e de Estratégia do Movimento e Governança oferecerá o apoio necessário nas áreas de coordenação, divulgação e comunicação
  • Capacitação: será fornecida formação em habilidades relevantes

Referências