IRC/Migrando para Libera Chat

< IRC
This page is a translated version of the page IRC/Migrating to Libera Chat and the translation is 100% complete.
Tracked in Phabricator:
Task T283247

Wikimedia migrou para rede IRC da Libera Chat. Você pode ler as discussões sobre isso no Fórum Wikimedia (ligação permanente).

Criando uma conta

Adicione a rede da Libera Chat em irc.libera.chat em seu cliente IRC. Consulte https://libera.chat/guides/connect para detalhes.

Você precisará registrar seu apelido no NickServ novamente. Os detalhes se encontram em https://libera.chat/guides/registration.

Após criar sua conta, é recomendável fazer o seguinte para providenciar uma segurança maior da sua conta:

/msg nickserv set enforce on

Também é recomendado que depois de criar sua conta, você edite sua página de usuário confirmando que você é o dono da conta na Libera Chat (para evitar que alguém tente se passar por você).

Máscaras

Após registrar, entre em #libera-cloak e digite !cloakme. Isso irá dar a sua conta uma máscara genérica (user/SeuNome) para esconder seu endereço IP. Isso deve acontecer rapidamente; Espere um pouco e tente novamente se você não receber a máscara e for expulso do canal imediatamente.

Se você tinha uma máscara da Wikimedia na Freenode, não será transferida para Libera.Chat e precisará de uma nova máscara. Digite /msg wmopbot cloak (sem espaços antes) na janela do IRC. Você então receberá instruções sobre como obter sua máscara em mensagem privada. A máscara não será aplicada imediatamente, por favor seja paciente.

Se você não ativar a autenticação SASL, seu endereço IP será revelado para cada canal por um curto período de tempo entre a conexão e a identificação ao NickServ.

Problemas de conexão

Você pode ter problemas conectando a Libera Chat quando estiver usando uma porta segura. Libera Chat tem um TLS mais moderno do que a Freenode; Mais importante, versões antigas do TLS (especificamente 1.0 e 1.1) não possuem suporte na Libera Chat. Para determinar se esse é o problema que você está experimentando, tente conectar sem TLS na porta 6667.

Para consertar isso, você provavelmente terá que atualizar seu cliente IRC. É fortemente recomendado que você se conecte usando TLS, é o equivalente a usar HTTPS para navegar uma página web.

Interfaces web

Existe uma interface web nativa para rede da Libera Chat. Você também pode usar uma dessas alternativas:

Entrando em canais

A maior parte dos canais possuem o mesmo nome na Libera Chat que possuíam na Freenode.

Porém, alguns canais aproveitaram essa oportunidade para serem renomeados:

Canal Freenode (antigo) Canal Libera Chat (novo)
#cvn-unifications #wikimedia-unifications
#mediawiki-i18n #translatewiki
#wikimedia-ai #wikimedia-ml
#wikipedia-bag #wikipedia-en-bag
#wikimedia-discovery #wikimedia-search
#wmhack #wikimedia-hackathon
#wmcee #wikimedia-cee

Registrando canais

Para registrar uma canal antigo da Freenode na Libera Chat, você precisará de permissões de operador (+o). Após entrar em seu novo canal, se não houver ninguém com permissões +o, então um contato da Wikimedia precisará registrar o canal para você. Por favor pergunte em #wikimedia-ops (na Libera Chat) para assistência. Para canais que não estão no domínio da Wikimedia, você precisará pedir ajuda a equipe da Libera Chat em #libera.

/msg chanserv register #channel
/msg chanserv set #channel guard on
/mode #channel +b $j:#wikimedia-bans

/msg chanserv flags #channel *!*@libera/staff/* +Aiotvr

Veja também o Novo guia de instalação de canais IRC.

Se você quiser anunciar a migração de seu canal, sinta-se a vontade para copiar o Email de anúncio, que está na licença CC0.

Diferenças da Freenode

Não há mais o comando /msg chanserv access #channel list, utilize /msg chanserv flags #channel ao invés disso.

Conectando canais

O bridgebot foi utilizado por um curto período de tempo para levar mensagens entre os canais da Freeenode e da Libera Chat, criando uma ponte entre ambos, mas agora ele foi removido de todos os canais da Freenode. Pontes entre a Freenode e Libera Chat devem ser considerados uma medida temporária, que deve ser removido uma vez que a documentação tenha sido atualizada e a maioria de seus usuários tenham migrados para o novo canal na Libera Chat.

Encerrando seus canais na Freenode

A nova equipe do Freenode eliminou o banco de dados do serviço, o que incluía todos os canais de registro. Alguns canais foram recriados pela equipe do Freenode ou terceiros, mas não estão sob controle de voluntários da Wikimedia. Já não é possível fechar canais utilizando as instruções abaixo, mas foram mantidos por motivos históricos.

Extended content

Uma vez que seu canal da Libera Chat tenha sido configurado, você pode encerrar seu canal na Freenode de forma que usuários que não tenham estado ativos recentemente ou estejam vindo de uma documentação desatualizada encontrem seu novo canal. A checklist abaixo irá te ajudar a verificar que você está pronto para encerrar o canal antigo e mostrar como deixar configurado para dar instruções para encontrar a nova localização. Isso será feito usando o ChanServ e os recursos de modos de canal embutidos nos serviços da Freenode.

  1. Verifique que o canal equivalente na Libera Chat foi configurado corretamente. No mínimo você deve verificar que o ChanServ está ativo no canal, uma pessoa relevante tem direitos +o, e um tópico útil foi configurado.
  2. Verifique se qualquer robô de notificações e ferramentas similares foram configurados para usarem a Libera Chat ao invés disso.
  3. Informe os usuários ativos nos canais da Freenode que o canal se mudou para Libera Chat e será encerrado.
  4. Coloque um tópico no canal da Freenode para indicar o novo canal na Libera Chat:
    /topic Esse canal se mudou, por favor verifique https://w.wiki/3RuS para uma atualização
  5. Certifique-se que o tópico irá permanecer configurado mesmo quando o canal estiver vazio:
    /msg ChanServ SET <#channel> KEEPTOPIC ON
  6. Antes de configurar o redirecionamento, verifique exceções de convite com /mode <#channel> +I. Você pode limpar todos eles com /msg ChanServ CLEAR <#channel> BANS I se você tiver a permissão +R no canal. Você pode limpar um por um com /mode <#channel> -I <invex> sem a permissão +R.
  7. Configure o canal para apenas-convite e redirecione qualquer tentativa de conexão para um canal compartilhado que poderá providenciar a eles mais informações:
    /msg ChanServ SET <#channel> MLOCK +ifst ##moved_to_libera
  8. Expulse todos os usuários que ainda estiverem no canal com uma explicação do porque:
    /msg ChanServ CLEAR <#channel> USERS This channel has moved, please see https://w.wiki/3RuS

Ver também