COVID-19/April 2020 - Message from Wikimedia Foundation: Thank you for your work during the COVID-19 pandemic/pt-br

Mensagem da Fundação Wikimedia: Obrigado por seu trabalho durante a pandemia de COVID-19

Esta é uma mensagem de Katherine Maher, Diretora Executiva da Fundação Wikimedia. Traduções estão disponíveis.

Caro Comunidade da Wikimedia,

A disseminação da pandemia do COVID-19 é um lembrete de nossa interconectividade humana global e das responsabilidades que temos um pelo outro. É também um momento que nos lembra o quão essencial é o conhecimento livre e aberto em todo o mundo.

Com quase metade do mundo sob alguma forma de restrição, o tráfego para os projetos da Wikimedia aumentou. No domingo passado, 5 de abril, contamos mais de 673 milhões de visualizações de página em um único dia em nossos projetos, uma alta de cinco anos (desde quando começamos a usar essas medidas) e um aumento de 30,5% acima do mesmo dia do ano passado. No momento da redação deste texto (quarta-feira, 8 de abril), esse era um novo recorde para nossos projetos. No domingo, 29 de março, contamos mais de 650 milhões de visualizações de página em um único dia em nossos projetos, um recorde de cinco anos (desde quando começamos a usar essas medidas) e um aumento de 31,5% acima do mesmo dia do ano passado. Os artigos relacionados ao coronavírus e ao COVID-19 estão entre os artigos mais populares em dezenas de Wikipédias de idiomas. Sites em todo o mundo estão usando dados e mídias relacionados ao coronavírus do Wikidata e Commons para fornecer informações confiáveis, precisas e abertas sobre a pandemia.

Momentos de incerteza são frequentemente momentos em que nosso movimento brilha. Todos os dias, a cada hora, milhares de Wikimedians estão trabalhando diligentemente para manter o mundo informado, desde a atualização médica em tempo real para garantir que nossos artigos COVID-19 sejam os mais precisos possíveis, até a criação de modelos de dados em torno dos padrões COVID-19 no Wikidata, para ensinar às pessoas como contribuir com a segurança de sua casa.

Na Fundação Wikimedia, temos a honra de apoiar todo o seu trabalho. Vemos sua importância centenas de milhões de vezes por dia, enquanto as pessoas ao redor do mundo buscam informações. Ouvimos doadores, leitores, educadores, parceiros, jornalistas e advogados de todo o mundo sobre o quanto você importa.

Hoje, quero expressar nossa gratidão pelo que você criou nesses sites e neste momento. Obrigado.

Também queremos ouvir como você está e o que precisa como voluntários, grupos organizados ou afiliados durante a pandemia. Compartilhe e discuta o que você precisará nesta página de discussão do Meta-Wiki: MetaWiki:Talk:COVID-19.

Se você estiver interessado no que a Fundação está fazendo, criamos uma página do Meta-Wiki com essas informações, onde convidamos outras pessoas a contribuir com informações adicionais de todo o movimento: MetaWiki:COVID-19.

Este é um momento em que não apenas o que fazemos, mas como fazemos, terá um impacto significativo no mundo. Somos muito gratos por tudo que você faz como movimento para continuar a enfrentar os desafios de nosso movimento. Em nome de todos nós da Fundação Wikimedia, obrigado por seu trabalho e dedicação, seu compromisso com a visão da Wikimedia e seu cuidado com as pessoas ao redor do mundo.

A
Katherine (DATE)