Aborde a lacuna de gênero

This page is a translated version of the page Address the gender gap and the translation is 71% complete.

Estudos têm sido incisivos em apontar a existência da lacuna de gênero e seus problemas, entretanto, pesquisas sobre suas causas seguem inconclusivas. Além disso, grande parte das investigações focaram na ausência de mulheres nos projetos da Wikimedia e não abordaram as experiência de Wikimedistas que se situam fora do binarismo de gênero. Algumas propostas e ações têm sido levadas às cabo assumindo que a mudança de um ou outro fator ajudaria o solucionamento da lacuna (por exemplo, quanto mais conteúdo "sobre" mulheres na Wikipédia", mais aumentaria o número de mulheres "na" Wikipédia). Reiterando (mas não copiando) os pensamentos da notável Wikipedista Adrianne Wadewitz,[2] aqui temos a intenção de focar não nas causas da lacuna, mas, em vez disso, em algumas premissas generalizadas sobre a lacuna de gênero, a fim lançar luz à complexidade desta questão.

O tema

A lacuna de gênero da Wikipédia tem ganhado crescente notoriedade, por começar pela pesquisa de 2010, conduzida pela United Nations University, na qual descobriu-se que apenas 13% dos contribuidores da Wikipédia se identificavam como mulheres. Com o passar dos anos, estudos posteriores descobriram que algo entre 8% e 22,7% dos wikipedistas são mulheres.[1] As supostas causas para esta lacuna são muitas e estão em contínuo debate. Fatores contribuintes podem incluir: a tendência geral existente nos projetos relacionados às Ciências formais e aos Softwares livres e de código aberto, a disparidade no manejo do tempo de lazer entre os gêneros, bem como, a aversão feminina à cultura de conflito e anonimato online da Wikipédia. O que é evidente, todavia, é o fato de que alguns ramos do conhecimento permanecem pouco representados na Wikipédia. Nosso conteúdo tem lacunas consideráveis como, por exemplo, a falta de artigos sobre mulheres notáveis e, nos artigos que existem sobre isso, o viés de gênero permanece como uma problemática.

O fundamento dos projetos da Wikipédia é a criação (e curadoria) de "conteúdo livre que qualquer pessoas possa editar, usar, modificar e distribuir". A diversidade contribui diretamente com os valores de liberdade, acessibilidade, igualdade, independência, abertura, transparência e comunidade do movimento Wikimedia. Uma ampla gama de contribuidores e conteúdo é necessária para que nossa visão comum seja alcançada: a de que qualquer um pode contribuir com a soma de todo o conhecimento. Nos faltam vozes, informações e contextos importantes.


Por meio do trabalho de preenchimento da lacuna de gênero, nós conseguiremos refletir melhor a totalidade da diversidade do conhecimento humano e representá-lo de maneira mais justa. Cada pessoa, como parte da manada humana, deve ser representada no desenvolvimento da fonte compartilhada de conhecimento livre da humanidade.


Hipóteses

1ª premissa: é a responsabilidade das mulheres em resolver o sexismo da Wikipédia

Sexismo não é um problema que afeta apenas mulheres e não está a cargo apenas das mulheres resolvê-la. É um problema que afeta a comunidade como um todo. Aliados tem um papel importante no solucionamento da lacuna de gênero.

2ª premissa: mulheres vão editar tópicos invisibilizados

Assumir que as mulheres editarão tópicos invisibilizados reforça os esteriótipos de gênero. A tarefa de expandir estes tópicos tem que ser abordada por meio do alcance das múltiplas comunidades que podem editar estes tópicos - grupos estes formados tanto por homens, quanto por mulheres.

3ª premissa: mulheres vão fazer da Wikipédia um lugar melhor

Esta premissa é também baseada em estereótipos de gênero: a ideia de que mulheres são pacíficas, inofensivas e forças civilizadoras. Para que a comunidade seja mais civilizada, deve-se esperar comportamento civilizado de todos os membros da comunidade, independente de gênero.

4ª premissa: mulheres e homens são intercambiáveis

Ao mesmo tempo em que não devemos nunca rotular pessoas de acordo com determinados papeis ou forçá-los a tomar perspectivas associadas aos estereótipos de seu genêro, devemos também reconhecer que homens trazem uma perspectiva ímpar enquanto homens, e mulheres outra enquanto mulheres - ambas são essenciais para uma enciclopédia verdadeiramente grandiosa. Até que mais mulheres passem a contribuir, a enciclopédia vai continuar falhando em alcançar a totalidade de seu potencial.

Since there is no single cause to the gender gap, there is likely no single solution either.

As Adrianne Wadewitz phrased it: “When one group is mistreated, systematically denied a voice or rights, that reflects poorly on the entire community and lessens the legitimacy of that community.”

[2]

The gender gap is a problem of Wikimedia communities at large, so collective action is called for. We still need more initiatives focused on partnerships, research, community organizing, and socio-cultural and technical interventions.


Find an existing initiative or add your own

Are you from the press or media?

Are you writing a story about the gender gap or gender issues on Wikipedia and sister projects? Contact press@wikimedia.org to connect with community members who are subject matter specialists.

References

  1. Hill, B. M., Shaw, A. (2013). The Wikipedia Gender Gap Revisited: Characterizing Survey Response Bias with Propensity Score Estimation. PloS one, 8(6), e65782. html
  2. a b "Wikipedia's gender gap and the complicated reality of systemic gender bias", HASTAC, 26 de julho de 2013.