Capítulos da Wikimedia/Requisitos

This page is a translated version of the page Wikimedia chapters/Requirements and the translation is 100% complete.
Esta página descreve os requisitos e expectativas dos capítulos da Wikimedia tal como foram estabelecidos pelo comité de afiliações. Os capítulos são organizações independentes, sem fins lucrativos, estabelecidas para apoiar e promover os projetos da Wikimedia numa área geográfica específica.


Requisitos para reconhecimento

Os requisitos para a criação de um capítulo da Wikimedia reconhecido oficialmente são projetados para serem grupos de expectativas do movimento para eles, uma vez que sejam reconhecidos.

  1. Missão de apoio da Wikimedia
    A missão da organização deve estar alinhada com a missão e visão da Fundação Wikimedia, assim como o princípios orientadores da Fundação Wikimedia e princípios de filiais de movimento. Independentemente da forma jurídica escolhida ou método de incorporação, a organização temática deve ter objetivos semelhantes aos da Fundação Wikimedia, e suas atividades não devem se desviar deles.
  2. Foco geográfico
    O capítulo é geograficamente baseado/ancorado em uma jurisdição legal. Ao contrário dos projetos, que são baseados em linguagem, os capítulos são entidades que precisam de uma base geográfica. Isso implica que eles devem estar ancorados em um país/jurisdição que lhes ofereça a base para sua estrutura legal. Esta base deve estar na região em que eles desejam servir. Embora possa haver vários grupos de usuários que atendem a uma área geográfica semelhante ou única, só pode haver um capítulo cobrindo a área de foco geográfico designada.
  3. Estrutura legal
    O capítulo deve ter uma estrutura legal / corporação que seja legalmente independente da Wikimedia Foundation. Os capítulos destinam-se a dar uma estrutura da vida real a projetos que possam surgir de colaboradores ou partes externas, de acordo com os objetivos da Wikimedia Foundation. No entanto, os capítulos não se destinam a operar os projetos da Wikimedia nem a serem legalmente responsáveis pelo conteúdo dos projetos. Para isso, é necessário que a estrutura legal escolhida para a criação de um capítulo seja claramente independente da Fundação Wikimedia. Os documentos que regem a organização, geralmente estatutários, devem ser revisados e aprovados pelo Comitê de Afiliações.
  4. Massa crítica do envolvimento ativo de contribuidores da Wikimedia
    O capítulo deve envolver pelo menos dez, de preferência pelo menos vinte, contribuintes ativos para os projetos da Wikimedia. Um colaborador ativo é definido como um membro com 300 ou mais contribuições para um projeto da Wikimedia em uma conta registrada que existe há mais de 6 meses em boa situação de comunidade (o que significa que não está atualmente suspensa ou impedida de participar). Embora os capítulos devam acolher a entrada de pessoas que não contribuem ativamente para os projetos da Wikimedia, eles não devem ficar muito longe da comunidade. O envolvimento ativo de colaboradores nos projetos da Wikimedia é necessário para que um capítulo seja capaz de dar vida às iniciativas da vida real ligadas aos projetos da Wikimedia. A associação inicial deve refletir amplamente o escopo pretendido, a área geográfica de atividade e os idiomas de operação escolhidos da organização.
  5. Pelo menos dois anos de atividades
    Os grupos devem ter dois anos de resultados programáticos demonstráveis antes de solicitar o reconhecimento de capítulos. Idealmente, essas atividades devem ser feitas como um grupo de usuários reconhecido da Wikimedia. Essas atividades e seus resultados devem ser documentados na wiki, de preferência na página do Meta-Wiki do grupo. São necessários amplos esforços de divulgação para incentivar a participação e o envolvimento na criação e organização da organização. As atividades devem ser uma mistura de atividades on-line e off-line destinadas a incentivar a participação nos projetos Wikimedia. O grupo deve estar atualizado sobre seus relatórios financeiros e de atividade antes de ser considerado para reconhecimento.
  6. Capacidade, ou capacidade planejada, para atender as expectativas futuras
    Algo que torna os capítulos e as organizações temáticas únicos dos grupos de usuários são o aumento das expectativas. Seu grupo tem a capacidade de atender às expectativas dos capítulos quando você recebe reconhecimento? Isso será algo que tanto o Comitê de Afiliações quanto o Conselho Administrativo considerarão ao analisar sua inscrição. Se o seu grupo não tiver um histórico de atividades que indiquem que você conseguirá atender a essas expectativas com êxito, isso poderá fazer com que seu aplicativo seja negado. Consideração será dada para as circunstâncias financeiras do grupo, demandas realistas na área de foco do seu grupo, e planos para garantir o financiamento futuro para atender a essas expectativas.


Comparação de requisitos para modelos de afiliação
Requisitos Capítulos Organizações temáticas Grupos de usuários da Wikimedia
Editores ativos mínimos da Wikimedia 10 10 3
Membros mínimos sugeridos 20 20 10
Foco Geográfico Temática Qualquer que avance na Wikimedia
Missão alinhada com a Fundação Wikimedia
Conformidade com as diretrizes de nomenclatura e política de marcas registradas
Informações sobre o grupo publicado em uma wiki da Wikimedia
Planos para atividades ou esforços para avançar nos projetos da Wikimedia
Permitir novos membros
Dois contatos designados para a Fundação Wikimedia
Incorporado legalmente
Estatutos aprováveis aprovados pelo Comitê de Afiliações
Dois anos de atividades antes de aplicar
Requer aprovação do Conselho da Fundação Wikimedia
Conselho de administração eleito pelos membros, incluindo novos membros
Atividade e relatórios financeiros publicados regularmente no Meta-Wiki
Capacidade de representar o movimento da Wikimedia na área de foco
Tempo de desenvolvimento típico 2–3 years 2–3 years 1–4 months
Tempo previsto para aprovação 4–6 months 4–6 months 1–3 weeks


Expectativas além do reconhecimento

Além dos requisitos de reconhecimento, que continuam a ser requisitos para grupos depois que eles são reconhecidos, há uma série de expectativas da comunidade da Wikimedia sobre as atividades e operações de um capítulo.

  • Relatórios financeiros e de atividade regulares on-wiki
    Os capítulos devem publicar pelo menos um relatório anual detalhado sobre suas atividades e finanças no página de relatórios no Meta-Wiki. A comunidade chegou a ver que os sinais de uma organização saudável também incluem relatórios ao longo do ano e um plano anual publicado para a organização. Embora um plano anual e relatórios regulares não sejam necessários para o status de afiliação, eles podem ser necessários para doações e são uma expectativa da comunidade.
  • Notificação de documento governante e mudanças de liderança
    Os documentos que regem o grupo são inicialmente revisados e aprovados pelo Comitê de Afiliações. O acordo com os capítulos também exige que eles notifiquem a Fundação Wikimedia de quaisquer alterações a esses documentos. A comunidade também espera que o atual corpo administrativo da organização seja identificado no Meta-Wiki.
  • Várias atividades off-line e on-line a cada trimestre
    O objetivo fundamental do modelo de afiliados do movimento Wikimedia é promover a colaboração nos Projetos Wikimedia. Espera-se que os afiliados realizem uma variedade de eventos, tanto on-line quanto off-line, para ajudar a apoiar esse objetivo.
  • Monitorar e responder a problemas de comunicação relacionados ao escopo do grupo
    Espera-se que um capítulo tenha a capacidade de monitorar e, quando necessário, responder a questões de comunicação relacionadas ao seu escopo temático. Isso inclui o monitoramento da cobertura da mídia sobre seu tópico quando envolve a Wikimedia, e a distribuição de informações sobre as atividades da Wikimedia aos membros e à rede do grupo. Espera-se que os capítulos coordenem com o departamento de Comunicações da Fundação Wikimedia durante a execução dessas tarefas.
  • Monitorar e responder a questões de política pública relacionadas ao escopo do grupo
    Espera-se que um capítulo tenha a capacidade de monitorar e, quando necessário, responder a questões de política pública relacionadas ao escopo do grupo. Espera-se que todas as organizações da Wikimedia utilizem estratégias de efeito ao realizar essas tarefas, e não se envolvam em questões fora do escopo da missão da Wikimedia. Os afiliados de movimento são encorajados a se concentrarem em cinco áreas principais que a Fundação Wikimedia identificou para as atividades de políticas públicas da Wikimedia. Eles são fortemente encorajados a utilizar o site de políticas públicas mantido e desenvolvido pela Fundação Wikimedia, e coordenar com o departamento jurídico da Fundação Wikimedia durante a execução dessas tarefas.
  • Conformidade com políticas de movimento e princípios reguladores
    Os afiliados do movimento da Wikimedia são obrigados a manter a conformidade com as políticas de movimento e princípios de governança. Exemplos principais destes incluem o Princípios orientadores da Fundação Wikimedia, princípios afiliados, política de marcas comerciais, diretrizes de identidade visual, e política de espaço amigável.
  • Manter a especialização dentro do escopo do grupo que é acessível para a comunidade Wikimedia
    Espera-se que os capítulos mantenham uma especialização dentro do escopo geográfico do grupo e tornem essa expertise acessível ao movimento mais amplo da Wikimedia. Esta importante função de recursos ajuda o trabalho voluntário nos projetos da Wikimedia a ter bases de conhecimento documentadas para contatar para assistência na realização de tarefas da Wikimedia.
  • Colaboração com outras afiliadas e projetos voluntários
    Espera-se que os capítulos da Wikimedia desempenhem um papel de coordenação dentro de seus respectivos focos temáticos, e esse é um papel distinto que eles desempenham entre as organizações da Wikimedia. Embora possa haver vários outros afiliados trabalhando dentro do foco geográfico do grupo, haverá apenas um capítulo. As entidades que trabalham em um foco geográfico não estão em uma hierarquia, mas precisam concordar em coexistir para simplificar sua comunicação e evitar o trabalho duplicado.
  • Represente a Wikimedia em eventos públicos relacionados ao escopo do grupo
    Com base em sua expertise em foco geográfico e na utilização de sua capacidade de comunicação, espera-se que os capítulos tenham a capacidade de representar o movimento da Wikimedia e seus interesses em eventos públicos quando solicitados a fazê-lo.
  • Diversas fontes de financiamento
    Os capítulos devem buscar financiamento de diversas fontes. Os capítulos são fortemente encorajados a utilizar o Programa de doações da Fundação Wikimedia. No entanto, também se espera que os capítulos explorem outros meios de financiamento, tais como contribuições de membros, doações externas ou atividades tradicionais de captação de recursos.


Comparação de expectativas para modelos de afiliação
Expectativas Capítulos Organizações temáticas Grupos de usuários da Wikimedia
Atividades offline e online para apoiar a Wikimedia
Múltiplo a cada trimestre

Múltiplo a cada trimestre

Pelo menos um por ano
Notificação de mudanças em documentos ou liderança governamental
Conformidade com políticas de movimento e princípios reguladores
Colaboração com outros afiliados e projetos
Relatório anual publicado no Meta-Wiki
Detalhado

Detalhado

Sumário
Manter a especialização dentro do escopo do grupo que é acessível para a comunidade Wikimedia
Relatórios regulares de atividade e finanças publicados no Meta-Wiki
Monitore e participe de tópicos de comunicação relacionados ao escopo do grupo
Monitorar e envolver-se em questões de política pública relacionadas ao escopo do grupo
Represente a Wikimedia em eventos públicos relacionados ao escopo do grupo
Diversas fontes de financiamento