Blog Wikimedia/Rascunhos/Lançando uma Política de Privacidade Feita de Maneira Wiki

This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Launching a Privacy Policy Built the Wiki Way and the translation is 86% complete.

Título

Lançamento duma Política de Privacidade ao estilo Wiki

Corpo

Estamos felizes por anunciar que o Conselho de administração da Fundação Wikimedia Conselho de administraçãoaprovou uma nova política de privacidade (em inglês) em 25 de abril de 2014. A nova política de privacidade explica como recolhemos, usamos e gerimos a informação de mais de 20 milhões de utilizadores registados e de 490 milhões de visitantes por mêsao projeto Wikimedia.

Mas esta nova política não seria possível sem o apoio de utilizadores tal como você. A nova política de privacidade é o resultado duma consulta feita à comunidade, ao longo de oito meses.

A necessidade de mudança

No início de 2013, reconhecemos que a nossa política de privacidade (em inglês), a qual não tinha tido qualquer atualização desde 2008, não incluía um conjunto de novas tecnologias ou não fornecia suficientes detalhes aos nossos utilizadores de como seria manipulada a sua informação. Mas o estilo da Wikimedia é único – sabíamos que não poderíamos desenvolver uma política de privacidade sem a ajuda da mesma comunidade de utilizadores que a política de privacidade tenciona proteger. Então, lançamos um apelo (em inglês) aberto à livre participação da comunidade em 18 de junho de 2013, para averiguar que assuntos vocês consideravam importantes e o que queriam ver numa nova política.

Munidos dessa informação e conscientes das sensibilidades invocadas por recentes revelações da existência de programas governamentais de vigilância em massa(em inglês), criámos uma proposta inicial (em inglês) para uma nova política de privacidade e abrimos uma, discussão "online"(em inglês)com uma duração de 5 meses e meio.

 
Wikipédia: construída através da colaboração.

Aperfeiçoando a política de privacidade através duma consulta

A nossa proposta inicial para a nova política de privacidade passou pela revisão da comunidade Wikimedia e despoletou um debate animado. Na verdade, a discussão à volta da política de privacidade, diretrizes de retenção de dados, e a Política de Accesso à Informação Privada[1][1] totalizaram mais de 195000 palavras e resultaram em mais de 250 mudanças nos documentos. O que surgiu foi uma política de privacidade muito mais forte que reflete os valores da comunidade global da Wikimedia. Para obter mais informação sobre o processo de consulta e como a nova política de privacidade difere da anterior, por favor, consultem a nossa publicação anterior.

Para obter mais informação sobre o processo de consulta e como a nova política de privacidade difere da anterior, por favor, consultem a nossa publicação anterior.

O que acontecerá agora?

Com a aprovação do Conselho de administração, começaremos um período de aviso com um mês de duração para dar a todos uma outra oportunidade de rever a nova política de privacidade. Após o período de aviso, a política entrará em vigor oficialmente.

Agradecemos a todos aqueles que participaram neste processo aberto de colaboração, que resultou numa política de privacidade verdadeiramente desenvolvida ao estilo Wiki. Nesse espírito, a nova política de privacidade está autorizada sob uma licença grátis, de forma a permitir que qualquer um possa utilizar e partir dela para criar as suas próprias políticas de privacidade.

Michelle Paulson, Conselheiro Legal* Geoff Brigham, Conselheiro Geral

* Gostaríamos de expressar o nosso mais sincero agradecimento a todos aqueles que tornaram possível esta política de privacidade – que não seria possível sem um esforço interdepartamental de grande magnitude, sem a valiosa participação e sem o eco da comunidade global da Wikimedia. Agradecimentos especiais a James Alexander, Heather Walls, Luis Villa, Roshni Patel, Toby Negrin, Megumi Yukie, Dario Taraborelli, Jorge Vargas, e a Tiffany Li pelo seu incrível apoio neste processo.

  1. foram também aprovadas pelo Conselho de administração em 25 de abril de 2014. Contudo, tenham em conta que alguns requisitos de acordo com essa política só serão iniciados quando tivermos completado a criação das ferramentas necessárias e tenha sido dado conhecimento aos membros afetados como referido na política.

● Copyright notes: Wikipedia by Giulia Forsythe available under CC BY-SA 3.0 Unported from Wikimedia Commons.

Notes