Wikimedia Blog/Rascunhos/Conselho de Serviços

This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Board Service and the translation is 100% complete.

This was a draft for a blog post that has since been published at https://blog.wikimedia.org/2014/02/28/board-service-every-board-needs-a-bit-of-maintenance/ .


Conselho de Serviços: Cada conselho precisa de um pouco de manutenção

Alice Wiegand, Dezembro de 2011.

Para todas as diferenças entre as 40 organizações regionais (capítulos) e um organização temática no movimento Wikimedia, há uma característica que é encontrada em todas as organizações registadas Wikimedia: baseado em um trabalho voluntário supervisão e controle comitê. Para a Fundação Wikimedia, que é o Conselho de Curadores, a Wikimedia França, é o Conseil d'administration com Wikimedia Alemanha, é o Präsidium, e, claro, há uma série de outros nomes diferentes. Para simplificar, aqui eu uso a curto prazo "conselho" para todos esses órgãos.

Ativar o Conselho para fazer o seu trabalho

Nós, muitas vezes, somos um dado adquirido que um comité composto por indivíduos com diferentes expectativas, experiências e conhecimentos, pode encontrar seu caminho em suas tarefas apenas por si mesmo. Isso consegue-se bem e de forma eficaz, agindo sempre e se comunicando abertamente e profissionalmente. Mas isso pode realmente ser sempre assumido? Não, de fato, é extremamente difícil de se unir como um grupo para descobrir os pontos fortes e fracos, e construir a confiança? Duas coisas que eu acho que são essenciais para quadros funcionais: a) a capacidade e a vontade de delegar e b) a capacidade e a vontade de aceitar e promover posições diferentes e confronto construtivo dentro do conselho. Ambos só são possíveis se o comitê concordou com as normas e procedimentos internos básicos, e se ele aceita que ele precisa evoluir constantemente como um corpo.

Um conselho precisa manter o ritmo com o desenvolvimento da organização, para cumprir as suas obrigações de supervisão em cada fase do desenvolvimento da organização, e ao mesmo tempo apoiar a organização, promover o seu desenvolvimento e enquadrar a sua direção estratégica. Se toda a diretoria lida com a questão de como tornar-se ou manter-se como capaz de trabalhar, ele está sendo executado em círculos, e as tarefas não são realizadas. O que poderia ser mais apropriado do que confiar a um grupo menor com estas questões, aliviando, assim, todo o corpo imensamente?

BGC - um comitê em segundo plano

Desde 2010 existe um grupo no conselho da Wikimedia Foundation: o Comitê Gestor da Diretoria (BGC), cujo presidente eu tenho sido desde que ingressei na Câmara em 2012. Por que estou fazendo esse tipo de trabalho, em particular? Eu realmente acho que seja divertido para lidar com políticas e desenvolvimento de processos. Eu acredito que é geralmente útil ter um recurso para olhar as coisas, um recurso que é compreensível para todos, e eu sei que o Conselho de Diretores ainda não atingiu a sua própria concepção ideal de um conselho. E para isso, eu posso e eu quero fazer uma contribuição. Mesmo que nós publiquemos o nosso agenda anual e as minutas de nossas reuniões em Meta, o nosso trabalho é, naturalmente, mais a fundo e só do conhecimento de algumas pessoas.

O propósito da BGC é garantir que o Conselho cumpra suas obrigações legais e fiduciários, e que melhore a sua função de controle, eficiência e eficácia. Parece bom, mas o que isso significa? Tradicionalmente, a BGC cuida da composição do conselho, encontrar candidatos adequados e preparar os compromissos. Desde o Conselho de Administração da Fundação só em parte é composta por membros do conselho nomeados, e consideramos áreas adicionais, tais como as políticas e nossa própria avaliação será tão importante quanto a composição do conselho, a nossa BGC tem um âmbito âmplo de tarefas. Em essência, o BGC da Wikimedia Foundation cuida de três áreas: 1. políticas e processos, 2. composição do conselho, 3. formação e avaliação do conselho.

Especificamente , isso inclui - por exemplo - o Handbook Board, a busca de novos membros do conselho, como mais recentemente Ana Toni, o apoio da comunidade e Wikimedia organizações nos respectivos processos de seleção de conselheiros pelas ligações do Conselho ou uma Comissão de Eleições, o feedback de 360 ​​graus para os membros da diretoria e da avaliação de todo o corpo. Este último está ocorrendo atualmente em estreita colaboração com o HR Comitê. Nos negócios dos conselheiros, o BGC está posicionado especialmente bem para questionar regularmente os processos e threads. De tempos em tempos , isso inclui lembrar o Conselho de se concentrar em tarefas que ninguém mais pode fazer. Dependendo do tamanho e estrutura da organização, isso pode significar coisas diferentes. Por exemplo, o conselho da Wikimedia Foundation em si mesma não criar o plano anual, que é o trabalho da ED, na pessoa de Sue Gardner (veja o resumo do processo). Nossa responsabilidade como o Conselho é fornecer dados diretos para o planejamento anual. Em contraste, as organizações sem empregados em tempo integral, o plano anual é criado pelo próprio conselho. É importante identificar esta área explícita de responsabilidade de cada conselheiro. Porque esse é o desafio a enfrentar, o que deve ser o principal foco de qualquer Conselho.

O desenvolvimento não é um fim em si mesmo

A Diretoria não deve apenas cuidar de si mesmo - mas não pode perder de vista o seu próprio desenvolvimento, tampouco. Sob a hipótese de que a constelação do Conselho de Administração no wikiverse muda de forma relativamente rápida, deve garantir a tornar-se capaz de trabalhar de forma eficaz dentro de um curto espaço de tempo (e continuam a sê-lo). O conselho deve se desenvolver organizadamente, porque só então ele pode garantir uma cooperação confiante e frutuosa no quadro e - se for o caso - entre o conselho e a gestão. Regularmente questionar seus próprios métodos de trabalho e auto-concepção é parte disso. O truque consiste em implementar os procedimentos e processos legais ou racionais necessárias, sem perder-se em uma gaiola de regras. Um grupo de trabalho, se ele é chamado BGC ou completamente diferente, pode dar uma ajuda preciosa - em cada conselho.

Eu estou ansioso para a oficina de capacitação Conselhos Oficina de Treinamento no início de março, em Londres. Todos nós poderemos aprender uns com os outros, só ainda não encontramos o caminho certo para compartilhar nossas idéias e experiências nesta matéria.

"Alice Wiegand (User:Lyzzy) tem vindo a servir no Conselho de Curadores WMF desde 2012 como um capítulo administrador selecionado. Ela esteve envolvida com questões de capítulos e movimento por muitos anos e serviu no Conselho de Wikimedia Deutschland em 2008-2011."