Wiki Editoras Lx

As Wiki Editoras Lx são um grupo aberto e informal de editoras da Wikipédia em português que vem se reunindo quinzenalmente desde maio de 2019 — presencialmente na PENHAS CO, em Lisboa, e online desde Março de 2020 — para editar (criar, melhorar e ampliar verbetes/páginas) sobre mulheres cis e trans, pessoas de género não binário, e questões de seu interesse.

O grupo prioriza a edição de conteúdos ligados às comunidades lusófonas, em particular negra, migrante, indígena, rural, cigana, LBTQI+, entre outros.

Uma outra prioridade do grupo é aumentar o número de editoras e editorxs dentro da Wikipédia abrindo duas vezes por mês os seus encontros a quem nunca editou e quer aprender.

Editatona Visibilizando as Margens. Juntes editamos a Wikipédia - 2019
Wikipedia Edition Marathon 8 of March 2020 in Lisbon, Penha SCO
Group picture for Wiki Editoras Lx Editathon on April 30th 2022 in Lisbon

HistóriaEdit

O grupo Wiki Editoras Lx surgiu da Editatona “Visibilizando as Margens”, que aconteceu no 2º Festival Feminista de Lisboa, em Maio de 2019, e contou com 10 participantes que receberam formação sobre como editar na Wikipédia, ministrada por Patricia Horrillo, coordenadora do grupo de usuárixs Wikiesfera, então sediado no Medialab-Prado, em Madrid. Desde então o grupo Wiki Editoras Lx reúne-se regularmente, duas vezes por mês, à segunda-feira.

Em Dezembro de 2019, o grupo foi convidado pela Art+Feminism a organizar uma editatona em 2020. Esta decorreu no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, e contou com o apoio financeiro da Wikimedia Foundation:

- Editatona 8M: Artivismo. Juntas Editamos a Wikipédia

O evento juntou 24 mulheres e pessoas de género não conforme e durante o evento foram criadas 26 biografias e feitas mais de 110 edições na wikipedia lusófona:

Participantes, verbetes criados e melhorados, e outros resultados podem ser conferidos no dashboard do evento.

Durante à pandemia de COVID-19, os encontros que aconteciam em Lisboa, na PENHA SCO (cooperativa de produção e difusão artística) passaram a ser também online. Tal como acontecia presencialmente estes passaram a decorrer uma vez por mês.

Actualmente os encontros acontecem duas vezes por mês e alternam entre presenciais e online, e continuam a assentar na partilha de conhecimento e entreajuda entre as participantes.

ActividadesEdit

Encontros quinzenaisEdit

Nestes encontros, que tornaram-se virtuais durante o pico da pandemia da covid-19, contam com uma média de 10 participantes por sessão, durante as quais são criados artigos (biografias) sobre mulheres e pessoas de gênero não binário de forma colaborativa.

Actualmente decorrem duas vezes por mês, alternando entre presenciais e online. São abertos a quem nunca tenha editado na Wikipédia e queira aprender. Os encontros assentam do aprender-fazendo, assim as novas editoras recebem formação sobre como criar um artigo na Wikipédia dada pelas que já o fazem.

Curadorias ConvidadasEdit

Surgem a partir do desejo de colaborarmos para corrigir a falta de representação de comunidades e conhecimentos específicos na Wikipédia. Têm como objectivo a realização de um encontro de edição das Wiki Editoras Lx cujo conteúdo a ser editado é definido por uma curadora(s) convidada(s) (pessoa ou organização). O encontro não tem periodicidade determinada, e ocorre quando haja oportunidades de parcerias e possibilidade de organização. Para participar não é preciso saber editar sendo dada formação a quem não sabe.

Parceiras das Curadorias Convidadas realizadas entre 2020 e 2022:

  • curadoria #1 - Associação Mulheres na Arquitectura e o projecto académico W.ARCH.PT
  • curadoria #2 - Poeta Raquel Lima
  • curadoria #3 - Colectivo Faca
  • curadoria #4 - Jornalista Vanessa Sanches, CEO da revista Bantumen.

EditatonasEdit

Maratonas de criação de artigos na wikipédia em português sobre e de interesse para mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme, priorizando ainda a população lusófona, negra, indígena, migrante e LGBTQI+. A participação é livre e não é necessário saber editar, é dada formação a quel não sabe.

Outros eventosEdit

Como parte da organização

Como palestrantes, facilitadoras ou capacitadoras convidadas


Verbetes da Wikipédia iniciados pelo grupoEdit

Os artigos criados e ampliados pelo grupo e a sua dispersão geográfica podem ser visualizados através do link:

Notícias, publicações e entrevistasEdit

Redes SociaisEdit

IntegrantesEdit

ContactosEdit

Para mais informações, contacte-nos através da página de discussão ou escreva directamente para o email: editoraswikipedialx(@)gmail.com

Fotos e vídeosEdit