Wiki Editoras Lx (WELx) é grupo feminista de editoras e editories da Wikipédia e outros projectos da Wikimedia. Dedicamo-nos a combater as disparidades de visibilização e representatividade na maior enciclopédia digital do mundo.

Editatona Visibilizando as Margens. Juntes editamos a Wikipédia - 2019

Comprometides com uma ação apoiada em valores e princípios anti-coloniais, decoloniais, anti-racistas, anti-capacitistas e anti-discriminação LGBTQIAP+, criamos e melhoramos páginas, inserimos imagens e dados para promover a equidade do conhecimento.

Ao mesmo tempo, contribuímos para que mais pessoas sub-representadas no Movimento Wikimedia possam editar e aumentar a sua representatividade nesta plataforma digital, reduzindo vieses e promovendo uma comunidade mais plural.

Reunimo-nos quinzenalmente desde maio de 2019 — presencialmente na PENHAS CO, em Lisboa, e online desde Março de 2020 — para editar (criar, melhorar e ampliar verbetes/páginas) sobre mulheres cis e trans, pessoas não binárias, e questões de seu interesse.

O grupo prioriza a edição de conteúdos ligados às comunidades lusófonas, em particular negra, migrante, indígena, rural, cigana, LGBTQIAP+, PcD, entre outras. Uma outra prioridade do grupo é aumentar o número de editoras e editories dentro da Wikipédia abrindo duas vezes por mês os seus encontros a quem nunca editou e quer aprender.

História edit

O grupo Wiki Editoras Lx surgiu da Editatona “Visibilizando as Margens”, que aconteceu no 2º Festival Feminista de Lisboa, em Maio de 2019, e contou com 10 participantes que receberam formação sobre como editar na Wikipédia, ministrada por Patricia Horrillo, coordenadora do grupo de usuárixs Wikiesfera, então sediado no Medialab-Prado, em Madrid. Desde então o grupo Wiki Editoras Lx reúne-se regularmente, duas vezes por mês, à segunda-feira.

 
Editatona 8M: Artivismo. Juntas Editamos a Wikipédia, que decorreu em Março de 2020, em Lisboa, na Cooperativa Penha SCO.

Em Dezembro de 2019, o grupo foi convidado pela Art+Feminism a organizar uma editatona em 2020. Esta decorreu no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher, e contou com o apoio financeiro da Wikimedia Foundation:

O evento juntou 24 mulheres e pessoas de género não conforme e durante o evento foram criadas 26 biografias e feitas mais de 110 edições na wikipedia lusófona:

Participantes, verbetes criados e melhorados, e outros resultados podem ser conferidos no dashboard do evento.

Durante a pandemia de COVID-19, os encontros que aconteciam em Lisboa, na PENHA SCO (cooperativa de produção e difusão artística) passaram a ser também online. Tal como acontecia presencialmente, estes passaram a decorrer uma vez por mês.

No início de 2023, as WELx conseguiram seu primeiro financiamento anual com a Fundação Wikimedia e desde então organizam para além de dois encontros de edição mensais (um online e um presencial), uma série de atividades como concursos, formações e editatonas.

Atividades em curso edit

Encontros quinzenais edit

Nestes encontros, que contam com uma média de 10 participantes por sessão, são criados artigos (biografias) sobre mulheres e pessoas de gênero não binário de forma colaborativa. Actualmente decorrem duas vezes por mês, alternando entre presenciais e online. São abertos a quem nunca tenha editado na Wikipédia e queira aprender. Os encontros assentam do aprender-fazendo, da partilha de conhecimento e entreajuda entre as participantes, assim, pessoas novas recebem formação sobre como criar um artigo na Wikipédia dada pelas com mais experiência. Inscreva-se: editoraswikipedialx gmail com.

Atividades recentes edit

Editatona Ativismo PcD em Portugal edit

Mesa Redonda Gravação no Canal Wiki Editoras Lx Página do Evento no Meta

Editatona Visibilidade Negra, 2a Edição edit

Editatona Transnarrativas Negras edit

Open Call: Ilustratona Mulheres Visíveis na Wiki edit

Quando?

  • Entre 02 e 29 de maio de 2023: período total da campanha e recepção online de ilustrações.
  • Dia 02 de maio de 2023 às 18h UTC (veja sua hora local): evento online de abertura do concurso de ilustração que integra a campanha #VisibleWikiWomen2023.

Programação:

Apresentação da campanha Visible Wiki Women e O que é uma Ilustratona, com Mariana Fossatti

Como Ilustrar Retratos, com Bárbara Fonseca

Como Inserir Imagens no Commons, com Rute Correia

  • Dia 30 de maio de 2023: maratona de edição online às 18h UTC (veja sua hora local) para ilustrar verbetes da Wikipédia com as imagens recebidas durante a Ilustratona.

Como participar? (em breve)

Encontro presencial de edição na plataforma Wikimedia Commons edit

Quando?

  • 15 de maio de 2023 às 19h na PENHA SCO em Lisboa, Portugal

Como participar? (em breve)

Oficinas online de capacitação no âmbito da Editatona Território corpo-terra em parceria com WikiMulheres+ edit

  • Introdução à criação de artigos na Wikipédia em português.
  • Inserção de elementos das plataformas Wikimedia Commons e Wikidata na Wikipédia em português.
  • Perspectiva de gênero e decolonial na escrita na Wikipédia em português.

Como participar? (em breve)

Curadorias Convidadas edit

Surgem a partir do desejo de colaborarmos para corrigir a falta de representação de comunidades e conhecimentos específicos na Wikipédia. Têm como objectivo a realização de um encontro de edição das Wiki Editoras Lx cujo conteúdo a ser editado é definido por uma curadora(s) convidada(s) (pessoa ou organização). O encontro não tem periodicidade determinada, e ocorre quando haja oportunidades de parcerias e possibilidade de organização. Para participar não é preciso saber editar sendo dada formação a quem não sabe.

Parceiras das Curadorias Convidadas realizadas entre 2020 e 2023:

  • curadoria #1 - Associação Mulheres na Arquitectura e o projecto académico W.ARCH.PT
  • curadoria #2 - Poeta Raquel Lima
  • curadoria #3 - Colectivo Faca
  • curadoria #4 - Jornalista Vanessa Sanches, CEO da revista Bantumen
  • curadoria #5 - Cineasta Lolo Arziki

Editatonas edit

Maratonas de criação de artigos na wikipédia em português sobre e de interesse para mulheres cis, transgénero e pessoas de género não conforme, priorizando ainda a população lusófona, negra, indígena, migrante e LGBTQI+. A participação é livre e não é necessário saber editar, é dada formação a quem não sabe.

Outros eventos edit

Como parte da organização

Como palestrantes, facilitadoras ou capacitadoras convidadas

Verbetes da Wikipédia iniciados pelo grupo edit

Os artigos criados e ampliados pelo grupo e a sua dispersão geográfica podem ser visualizados através do link:

Notícias, publicações e entrevistas edit

Redes Sociais edit

Integrantes edit

Contactos edit

Para mais informações, contacte-nos através da página de discussão ou escreva directamente para o email: editoraswikipedialx gmail com

Fotos e vídeos edit