Festa da Wiki-Lusofonia


A Festa da Wiki-Lusofonia é uma celebração dos 20 anos da Wikipédia realizada por organizações de wikimedistas lusófonas. Ocorre no primeiro semestre de 2021, num calendário de atividades que vai de janeiro a maio.

A Wikipédia é "o último bom lugar da internet",[1] uma realização monumental de coleta e melhoria de conhecimento, livre e voluntária, sem dono nem publicidade. A Wikipédia em português surge em 11 de maio de 2001 e faz parte de um conjunto de 304 enciclopédias eletrônicas em outros idiomas. Esse projeto colaborativo e comunitário faz parte de um ecossistema Wikimedia, com vários projetos irmãos, outras formas de contribuir com a produção de conhecimento na internet.

A Wikipédia em português é um ponto de encontro de editoras e editores de vários países e contextos. A maioria das pessoas que editam a Wikipédia em português é do Brasil e Portugal, mas há participantes de Angola, Cabo Verde, Diu, Goa, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além de comunidades lusófonas em outras regiões. Leitores vêm do mundo todo; em 2020, estima-se que a Wikipédia em português, onde há mais de um milhão de artigos, tenha tido 3,7 bilhões de acessos.[2]

A celebração dos 20 anos da Wikipédia em português se propõe a ser um espaço de interação e reflexão sobre os rumos do projeto, com especial atenção para o engajamento de novos públicos e a integração entre grupos e parceiros que atuam no projeto. Haverá toda sorte de eventos de janeiro a abril, que culminam com a realização de uma atividade de dia inteiro em maio (data a confirmar).

Participam da realização da Festa da Wiki-Lusofonia as seguintes organizações:

Organizações e indivíduos interessados em participar das atividades da Festa da Wiki-Lusofonia são bem-vindos. Entre em contato na página de discussão.

Referências edit