Código Universal de Conduta/Notícias

This page is a translated version of the page Universal Code of Conduct/Newsletter and the translation is 50% complete.
Código Universal de Conduta
Código Universal de Conduta - Notícias
previous issue next issue

Boas-vindas à quarta edição do boletim informativo sobre o Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês), cujo objetivo é facilitar a participação da comunidade de wikimedistas na elaboração do novo Código e publicar notícias relevantes, pesquisas e eventos sobre o assunto. Comentários e ideias sobre a próxima edição podem ser deixados na página de discussão do UCoC. Você pode colaborar conosco traduzindo textos e compartilhando o boletim com mais gente.

Se você ainda não o fez, lembre-se de assinar o boletim aqui para ficar sabendo das próximas edições, e deixe seu nome de wikimedista aqui, caso queira ajudar com futuras traduções.

Agradecemos seu interesse e participação!

Conclusões sobre a Revisão da Redação das Diretrizes de Aplicação

A Revisão da Redação das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta será concluída em 17 de outubro de 2021, após mais de dois meses de consultas. Uma equipe de facilitação com mais de uma dúzia de pessoas da Equipe de Estratégia e Governança de Movimento trabalhou com a comunidade em mais de 20 línguas e organizou várias reuniões com diferentes partes interessadas, a fim de garantir que o processo fosse aberto para todas as pessoas.

Nos últimos dias de revisão e consultas, a equipe organizará rodas de conversas com afiliados e consultas com funcionários e colaboradores externos da Fundação Wikimedia. O Código Universal de Conduta será aplicável a todas as pessoas que trabalham e são voluntárias no Movimento Wikimedia, e portanto é importante coletar comentários de todas as partes envolvidas quanto for possível.

Após o encerramento das consultas em 17 de outubro de 2021, o Comitê de Redação poderá ler os comentários coletados pela equipe de facilitação. Então, baseando-se nisto deverão revisar e melhorar as Diretrizes de Aplicação, antes de apresentar um versão final para ratificação.

Mesas Redondas e Rodas de Conversa

No dia 18 de setembro de 2021 a equipe de facilitação do Código Universal de Conduta organizou mesas redondas para discutir a revisão da redação das diretrizes de aplicação (em inglês, EDGR) do Código Universal de Conduta. Foram duas sessões, a primeira às 03:00 UTC (hora pensada para Ásia/Pacifico) e a segunda às 15:00 UTC (hora pensada para o Oeste Americano).

Em total 25 pessoas participaram das sessões. Para contemplar a solicitação do Comitê de Redação, esses encontros cobriram exclusivamente as Questões propostas pelo Comitê de Revisão e sua ratificação. Saiba mais no relatório completo publicado no meta.

Perguntas ou comentários? Participe da última roda de conversa que acontecerá no dia 15 de outubro de 2021 às 03:00 UTC e 14:00 UTC.

‎Eleição do Comitê de Redação da Carta do Movimento

A eleição direta de integrantes para o Comitê de Redação da Carta do Movimento está aberta desde o dia 12 e permanecerá até 24 de outubro de 2021. As comunidades online escolhem 7 pessoas, outras 6 são escolhidas pelos afiliados através de selecionadores regionais, e outras 2 são nomeadas pela Fundação Wikimedia, constituindo um comitê de 15 integrantes que será responsável por dirigir o processo de redação da Carta do Movimento durante os próximos meses. Mais detalhes sobre este processo podem ser encontrados no meta.

Para votar, informe-se sobre as candidaturas, nas quais as pessoas que estão concorrendo apresentam a sua experiência wiki e de trabalho colaborativo, bem como contam por que devem fazer parte do Comitê de Redação. Também estamos testando um aplicativo de aconselhamento de voto para esta eleição, a bússola eleitoral, que será lançada junto com o comunicado sobre as eleições para facilitar o processo de votação.

Perguntas? Não hesite em entrar em contato por e-mail strategy2030(_AT_)wikimedia.org ou participando do Atendimento Aberto (Office Hours, em inglês) no dia 12 de outubro às 19:00 UTC.

Futuro do Boletim Informativo

À medida que os processos de consulta sobre o Código Universal de Conduta foram sendo concluídos, a equipe de facilitação começou a refletir sobre o futuro do boletim informativo. Neste sentido, esta será a última edição completa do boletim até o fim do ano.

Voltaremos a entrar em contato no ano que vem para comunicar os próximos passos do processo do Código Universal de Conduta (UCoC, em inglês), bem como sobre este boletim informativo. Durante este hiato, caso tenga alguma consulta pode mandar um e-mail para: ucocproject(_AT_)wikimedia.org. E não deixe de seguir a página principal do projeto para saber sobre quaisquer mudanças no processo.

Diff Blogs

Veja aqui algumas publicações no Diff sobre o Código Universal de Conduta e e assuntos relacionados que podem ser do seu interesse: