Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Alocação de recursos

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Working Groups/Resource Allocation and the translation is 98% complete.



Visão geral

Palavras-chave

Alocação de recursos, financiamento, dinheiro

Foco

  • princípios de equidade nas nossas estruturas para distribuição e uso dos nossos recursos financeiros dentro e além do nosso movimento;
  • responsabilidades locais, regionais e globais para alocação de recursos e financiamento em todo o movimento, inclusive órgãos de financiamento e processos de tomada de decisão;
  • avaliação de modelos de alocação de recursos globais e locais;
  • o impacto dos fundos gastos e a prestação de contas das entidades do movimento.

Justificativa

Atualmente, a Fundação Wikimedia, com os seus programas de financiamento, é o principal ponto de alocação de recursos do movimento mundialmente. A maior parte dos recursos é atualmente concedida a organizações e grupos em comunidades estabelecidas e com recursos adequados. Embora algumas dessas organizações passem (micro)financiamentos para as suas comunidades locais e de projeto, ainda estamos longe de um modelo equitativo de alocação de recursos. Consequentemente, as nossas estruturas e processos históricos estão atualmente reforçando a concentração de poder e dinheiro no movimento, enquanto não atendem adequadamente à nossa visão de um mundo no qual cada pessoa possa compartilhar livremente a soma de todos os conhecimentos.

A maior parte do dinheiro do movimento vem de doadores, e precisamos assegurar que os recursos sejam tratados de forma responsável e criar o melhor impacto possível para o nosso movimento. O movimento não conta com uma abordagem compartilhada de como a prestação de contas pode ser assegurada de forma transparente e eficiente. O movimento introduziu práticas, estruturas e modelos de participação como um primeiro passo para uma melhor prestação de contas, mas agora eles precisam ser revisados para serem ajustados às prioridades estratégicas.

Com a melhoria atual das relações e do nível de confiança por todo o movimento, é hora de perguntarmos o que funciona e o que não funciona. Isso significa que todos os privilégios e estratégias historicamente evoluídas estão em pauta novamente, de modo que as funções e responsabilidades relacionadas à alocação de recursos possam ser ajustadas de acordo com a nossa prioridade estratégica de equidade.

Perguntas orientadoras

Essas perguntas não devem ser respondidas individualmente, mas devem ajudar o grupo a estruturar as suas próprias conversas e as consultas com as partes interessadas do movimento.

Alocação de recursos
  • Quais são os recursos do movimento que podem ser alocados?
  • Qual é a definição de alocação de recursos equitativos do movimento?
  • O que precisamos ajustar ou apresentar (p. ex., em termos de processos, estruturas, cultura, funções, dinâmica de poder, incentivos ou entendimento de impacto) para assegurar a alocação equitativa de recursos?
  • Qual poderia ser o impacto dos nossos recursos com relação à nossa direção estratégica?
  • Como podemos apoiar a inovação para avançar nesta direção juntos?
Governança
  • Quais são os fundos do movimento e como os gerenciamos para assegurar a prestação de contas do movimento para todos os fundos gastos?
  • Quais órgãos (do movimento) devem assumir as responsabilidades (locais, regionais, globais) de financiamento e alocação de recursos? E como esses esforços podem ser coordenados para assegurar o melhor impacto possível?
  • Precisamos conectar ou alinhar as nossas abordagens estratégicas para alocação de recursos às abordagens para fluxos de receita? Em caso afirmativo, como fazemos isso?

Lista de distribuição

wg2030-resourceallocation wikimedia.org

Membros

Nome Organização/projeto Função Região geográfica
Christian Humborg Wikimedia Deutschland Membro da equipe Europa Central
Daria Cybulska Wikimedia UK Membro da equipe Europa Ocidental
Delphine Ménard Fundação Wikimedia Membro da equipe Europa Ocidental
Felix Nartey Open Foundation West Africa Membro do Conselho de Administração África Ocidental
Raphael Berchie Open Foundation West Africa Membro do Conselho de Administração África Ocidental
James Baldwin Fundação Wikimedia Membro da equipe América do Norte, Austrália
John Andersson Wikimedia Sverige Membro da equipe Norte da Europa
Liam Wyatt FDC [Funds Dissemitation Committee (Comitê de disseminação de fundos)] Voluntário Austrália, Europa Ocidental
María Sefidari Fundação Wikimedia Membro do Conselho de Administração Europa Ocidental
Michał Buczyński Wikimedia Polska, FDC Membro do Conselho de Administração Europa Central e Oriental
Satdeep Gill Wikimedians Punjabi Voluntário Sul da Ásia
Violeta Frimu Volunteer Especialista externo Europa Oriental

Reports and documents

Recommendations

Confira os rascunhos das recomendações (setembro de 2019):

  1. Set Common Framework of Principles for Resource Allocation
  2. Design participatory decision making for Resource Allocation
  3. Recognize privileges / Design for equity
  4. Distribute existing structures
  5. Build Thematic hubs – to provide services to the free knowledge movement long term
  6. Ensure flexible approach to resource allocation in a complex, fast moving and changeable space
  7. Allocate resources for capacity and sustainability
  8. Allocate resources to new types of partners/organisations (essential infrastructure of the free knowledge ecosystem)
  9. Include knowledge consumers

Primeiro rascunho de recomendações também estão disponíveis (agosto de 2019).

Há também uma versão traduzida abreviada preparado para um envolvimento mais fácil.

Scoping document

Atividades e relatórios

Relatório do grupo de trabalho da Conferência Wikimedia (2018)

Esta é uma visão geral das conclusões da discussão sobre alocação de recursos na Conferência Wikimedia 2018. Não houve conversa sobre fluxos de receita, pois ninguém se voluntariou para participar do grupo de discussão.

Foco da conversa

O grupo discutiu qual deveria ser o escopo desta área temática, mas não discutiu quem deveria estar no grupo de trabalho e como deveriam trabalhar (para o qual todos os grupos foram incentivados). No entanto, o grupo ressaltou que, no grupo de trabalho, as pessoas precisam fazer um esforço para separar as preferências pessoais ou organizacionais e, durante as discussões, pensar no que poderia ser a melhor estrutura de trabalho e modelo para todo o movimento.

O quê?

O grupo formulou uma lista de perguntas relacionadas a:

  • equidade no financiamento, inclusive a redução da proibição de entrada de comunidades menores e emergentes, assegurando uma melhor comunicação sobre financiamento e, assim, propiciando o acesso para grupos mais diversificados de partes interessadas;
  • descentralização do financiamento para oferecer um melhor apoio, e mais relevante, nas comunidades locais por meio da participação de pessoas e organizações que conheçam o contexto local/regional.

Se você deseja saber mais detalhes sobre as discussões da WMCON sobre este tema, consulte a documentação.

Recursos

Materiais existentes

Esta é uma lista exemplificativa. Adicione outras fontes que forneçam contexto, informações básicas e percepções relacionadas à área temática.