Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Overview/pt-br

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Overview and the translation is 33% complete.

O objetivo do processo de estratégia do movimento Wikimedia 2030 é abordar desafios complexos e aproveitar as oportunidades para o movimento Wikimedia agora e futuramente. Esse é um processo iniciado pela Fundação Wikimedia, buscando a ampla participação de afiliados e da comunidade em uma escala global.

Strategy Space at Wikimania 2017 in Montreal.

Strategic Direction

 
Working Groups meeting at the Movement Strategy Space in Wikimania 2018, Cape Town.
Artigo principal: 2017 Strategy

A primeira parte do movimento Wikimedia 2030 apresenta a seguinte pergunta: O que desejamos construir ou alcançar juntos nos próximos 15 anos? Em um processo participativo, definimos a direção estratégica: até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá se juntar a nós. Esta direção nos faz pensar sobre quem somos e quem queremos nos tornar como movimento global. Isso deve nos levar a uma investigação minuciosa sobre o estado atual do nosso movimento, o qual é diversificado, muitas vezes cultivado organicamente e composto por um corpo global de voluntários individuais, colaboradores, desenvolvedores e/ou comunidades organizadoras, expandindo e emergindo colaborações regionais e temáticas, bem como uma variedade de organizações de movimento, desde grupos de usuários menores até capítulos maiores e a Fundação Wikimedia.

Recommendations

 
Clustering the Strategy recommendations in Berlin (December 2019).
Artigo principal: Strategy Recommendations

O estágio atual do movimento Wikimedia 2030 é determinar como o movimento precisa atualizar os seus programas e estruturas para que possamos, por fim, atingir as metas estabelecidas na direção estratégica. As organizações e grupos do movimento trabalham individualmente na contextualização e aplicação da direção em seu próprio trabalho programático. A provisão de suporte ao produto e ao programa continuará a ser oferecida pelos departamentos das principais organizações, assim como as prioridades e necessidades de projetos e pessoas. Os grupos de trabalho definem as alterações necessárias no nível estrutural em um processo exploratório, adaptável e participativo, liderado pela equipe principal (cronograma). O resultado do processo atual será um conjunto de recomendações para responder às perguntas, bem como um acordo sobre como implementar essas recomendações. Eles também informarão o trabalho e os projetos programáticos e individuais.

Transition

Artigo principal: Strategy Transition

Currently, we're in the Transition phase. In order to make the transition from the publication of the recommendations to their implementation in a collaborative, open, and transparent way, we need a plan. For this purpose, a Design Group has been formed through a call for participation. The Design Group will be creating the plan for Transition in an open process in consultation with the community.

Implementation

 
2030 is still further ahead!

O próximo estágio se concentrará na implementação das alterações recomendadas. Haverá espaço para experimentação e prototipagem, e cada etapa será monitorada e avaliada cuidadosamente. Essa abordagem permitirá que o movimento revise e repita as etapas, bem como as recomendações, se necessário. As etapas não serão sequenciais, mas poderão ser executadas em paralelo. Alguns tópicos podem ser mais rápidos, enquanto outros são mais complexos ou dependem dos resultados de outras recomendações.