Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas da comunidade 2019/Funções e responsabilidades

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

Quais estruturas organizacionais e de governança são necessárias para apoiar a entrega da direção estratégica?

Algumas das áreas que avaliaremos para abordar essa questão incluem:

  • a estrutura organizacional geral do movimento Wikimedia;
  • a distribuição atual e futura de funções e responsabilidades entre a Fundação Wikimedia e as suas respectivas afiliadas e comitês;
  • os processos de governança e tomada de decisão em todo o movimento, inclusive as relações entre entidades e a responsabilidade das pessoas em posição de poder;
  • a distribuição de responsabilidades: de global a local ou temática, bem como da equipe de tempo integral à comunidade voluntária;
  • a equidade nas nossas estruturas e distribuição de responsabilidades para funções fundamentais necessárias ao movimento (desenvolvimento de software, captação de recursos, comunicação, jurídico);
  • a capacidade do movimento de responder, de maneira eficaz, à mudança social, política e tecnológica no futuro.
Talk

Qual é a situação atual?

Atualmente, há um grande número de projetos on-line, organizações, comitês e entidades informais dentro do movimento Wikimedia. O seu desenvolvimento foi principalmente orgânico, e jamais houve um plano geral.

Muitas vezes, as relações entre as diferentes partes do movimento não são claras. Não existe um local claro para manter uma discussão entre os diferentes elementos do movimento e não há nenhum método estabelecido para decidir o resultado desta conversa. Algumas vezes, a Fundação Wikimedia desempenhou o papel de conduzir discussões e decisões sobre esses tipos de questões, mas não pode fazer, ou não fará, isso de forma consistente.

Embora haja muitos exemplos positivos de suporte mútuo e resolução de problemas colaborativos, essa falta de clareza representa desafios. As expectativas são, muitas vezes, incertas e acredita-se que a comunicação esteja deficiente. As tarefas e projetos, inclusive alguns de importância estratégica, não acontecem porque atualmente não há pessoas designadas para fazê-los.

Talk

Por que este escopo?

  • O nosso objetivo é documentar e avaliar as estruturas organizacionais e de governança existentes do movimento Wikimedia por meio da consulta com uma ampla gama de partes interessadas anteriores e atuais, para identificar onde as funções e estruturas estão funcionando bem (responsabilidades/autoridade para tomada de decisão e comunicação claras, e as responsabilidades sendo executadas) e onde não estão. Este “mapeamento” também incluirá outras lacunas ou obstáculos conhecidos que precisam ser abordados para atingirmos a nossas metas de 2030. Com essa linha de base em vigor, o grupo examinará outros modelos de governança em termos de sua adequação para atingirmos a nossa direção para 2030, tendo em mente tanto os “pontos problemáticos” atuais quanto o provável ambiente futuro e os desafios que o movimento Wikimedia enfrentará.
  • O processo que o grupo está seguindo foi adaptado do livro “Farsighted”, que se concentra nas práticas recomendadas para a tomada de decisão em situações em que consequências a longo prazo e resultados de alto risco são um fator-chave.
  • O objetivo é identificar uma estrutura futura para o movimento Wikimedia que criará menos atrito e mais sinergias ao alocar melhor as funções e responsabilidades necessárias para fortalecer a função da Wikimedia como pioneira no compartilhamento de conhecimento e para apoiar a direção estratégica.
Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

  1. Quais estruturas organizacionais e de governança são necessárias para apoiar a entrega da direção estratégica, particularmente equidade de conhecimento?
  2. Como podemos assegurar que as nossas estruturas operacionais e de governança possam se adaptar à mudança social, tecnológica e política?
  3. Quem deve se responsabilizar pelas funções e estruturas do movimento e como?
  4. Quais estruturas, processos e comportamentos nos permitirão incluir todas as vozes (inclusive, p. ex., colaboradores atuais e públicos emergentes) na nossa tomada de decisões?
  5. Qual é a melhor maneira de compreender as contribuições e capacidades dos nós na nossa rede futura?
  6. Quais responsabilidades são melhor colocadas em nível global, regional, local ou temático? Quais devem ser centralizadas e quais devem ser descentralizadas?
  7. Como podemos integrar o movimento Wikimedia com o ecossistema de conhecimento livre maior?
  8. Como a gestão e a resolução de conflitos devem ser estruturadas ao longo do movimento?
  9. Como podemos ser estratégicos para assegurarmos relevância à medida que nos desenvolvemos, ao mesmo tempo em que apoiamos a comunidade de edição existente?

(Nota: Este ponto é sobre a relevância, qualidade e riqueza do conteúdo)

Talk