Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Conversas 2019/Produto e Tecnologia

Formato de definição do escopo

Qual é a sua área de consulta?

Nos concentramos em cinco áreas consideradas relevantes para a nossa área de consulta:

  1. Evolução da plataforma
  2. Recursos/requisitos de software
  3. Comunidade de desenvolvedores
  4. Financiamento
  5. Função na sociedade
Talk

Qual é a situação atual?

Evolução da plataforma

um processo de planejamento de médio prazo de 3 anos da WMF foi iniciado recentemente, para o qual as equipes de tecnologia da WMF contribuíram por meio do programa de evolução da plataforma. Embora esse programa aborde muitas questões e oportunidades tecnológicas, a inclusão e a comunicação com as comunidades em sua total diversidade ainda é muito baixa. Há a necessidade de um envolvimento significativamente mais forte de todos os tipos de comunidade.

Recursos/requisitos de software

Embora haja um fluxo contínuo de novos lançamentos de software voltado ao usuário, os planos não são conhecidos pela comunidade, e o desenvolvimento de novos recursos e a evolução da plataforma estão acontecendo sem qualquer direção clara das comunidades existentes. O movimento Wikimedia não tem a estrutura para o desenvolvimento de software inclusivo, e o envolvimento das partes interessadas externas é insignificante.

Comunidade de desenvolvedores

A WMF desenvolve a maior parte do software para os projetos da Wikimedia. Há muitos projetos menores financiados por capítulos e subsídios individuais, ou apoiados por meio de contribuições voluntárias. Não há um processo unificado que todos os projetos ou equipes sigam para atrair desenvolvedores para contribuir com a Wikimedia. O apoio ao ecossistema é amplamente limitado à operação dos vários serviços usados para o desenvolvimento e hospedagem de eventos tecnológicos e de divulgação.

A comunidade de desenvolvedores parece estável, mas não está crescendo e não é diversificada. Economicamente, o ecossistema depende quase inteiramente da WMF.

Financiamento

a maioria dos financiamentos é feita por meio de doações individuais e algumas concessões.

Função na sociedade

as políticas e estruturas atuais de desenvolvimento de tecnologias e plataformas da Wikimedia estão sincronizadas com os maiores desenvolvimentos que vêm ocorrendo no “mundo da tecnologia”. Embora a motivação competitiva e o aprendizado dos colegas do setor sejam sempre importantes, parece haver uma desconexão entre a “função” e o “papel” da tecnologia na nossa sociedade. As atividades atuais na área de tecnologia nos fornecerão ferramentas e métodos para superar um problema e não pensar em soluções que tenham impacto a longo prazo. As perguntas do mundo real, como censura e softwares de propriedade exclusiva adotando mecanismos de código aberto e livre, precisam ser consideradas para o desenvolvimento saudável e participativo da tecnologia.

Talk

Por que este escopo?

Ele está alinhado às sugestões da equipe principal de “priorizar e focar no desenvolvimento de estruturas para comunicação e conexões contínuas entre equipes, grupos, comunidades e outras partes interessadas de produtos/tecnologia internas e externas ao movimento”.

O objetivo deste trabalho, dessa maneira, é “criar uma plataforma sustentável e impactante não somente para as necessidades atuais e futuras de produtos e tecnologia do nosso movimento, mas também para conduzir a mudança para nos tornarmos a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre”.

Por esse motivo, não incluímos outros aspectos do trabalho estratégico além da sugestão da equipe principal, que acreditamos ser necessária para atender às ambições da nossa direção estratégica.

Evolução da plataforma

a nossa plataforma é onde codificadores, colaboradores e usuários se encontram.

Recursos/requisitos de software

o software é a plataforma em que o nosso conteúdo reside. Os recursos são como os nossos usuários interagem com o nosso conteúdo. Esperamos poder satisfazer melhor os usuários de software organizando a estrutura e a comunicação do movimento para o desenvolvimento de software.

Comunidade de desenvolvedores

Para tornarmo-nos parte da infraestrutura de conhecimento livre, precisamos integrar a comunidade de desenvolvedores voluntários de maneira eficaz no ecossistema tecnológico mais amplo acerca disso.

Para buscar a equidade de conhecimento, os nossos processos de contribuição de produtos e tecnologia precisam atrair um conjunto diversificado de colaboradores, envolvê-los e capacitá-los para se tornarem participantes ativos.

A tecnologia é um multiplicador de poder. Para atingir as metas ambiciosas que o nosso movimento definiu, precisamos investir no desenvolvimento de capacidades dos grupos que estão apoiando e fazem parte do ecossistema de desenvolvedores para aumentar os nossos esforços.

Financiamento

quanto mais dinheiro dispusermos, melhor poderemos fornecer infraestrutura, manter as coisas em funcionamento e desenvolvê-las ainda mais. Mas isso também está conectado a perguntas como: de onde vem o dinheiro? A tecnologia deve ser uma fonte de receita? Quem decide o que é gasto em desenvolvimento e suporte de tecnologia? (saiba mais aqui)

Função na sociedade

O papel da tecnologia não é somente conceber ferramentas para enfrentar os problemas existentes, também é importante imaginar problemas futuros e pensar em maneiras de construir redes alternativas para superá-los. Os projetos da Wikimedia (a Wikipédia com especial ênfase) surgiram como os guardiões de um ecossistema de conhecimento saudável. É importante discutir se esta será uma tendência que o nosso movimento pode acompanhar à luz da pressão política e competitiva.

Talk

Perguntas de definição do escopo

Quais são as principais perguntas dentro do escopo do grupo de trabalho?

Evolução da plataforma, recursos/requisitos de software

  • Quais são os processos comparáveis de planejamento e desenvolvimento que ajudam os grupos e organizações semelhantes a definir as prioridades corretas e assegurar a eficiência?
  • Quais estruturas e processos podem corresponder melhor aos recursos e expectativas (inclusive a comunidade de desenvolvedores voluntários)?
  • Quais são as estruturas e processos que asseguram o nível necessário de inclusão na tomada de decisões e no planejamento da comunidade em geral em sua total diversidade?

Comunidade de desenvolvedores

  • Como podemos melhor atrair, apoiar e preservar os diferentes colaboradores técnicos, especificamente: construir e apoiar comunidades de desenvolvedores locais e priorizar os projetos que envolvam colaboradores técnicos?

Financiamento

  • O software/tecnologia deve ser considerada como uma possível avenida geradora de receita? Se o movimento for “a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre”, essa posição deve ser alavancada financeiramente?
  • Qual é a relação entre financiar o movimento Wikimedia e financiar o ecossistema Mediawiki?
  • Que verificações e balanços precisamos fazer para assegurarmos que isso sirva à direção estratégica ("Até 2030, a Wikimedia se converterá na infra-estrutura essencial para o ecossistema do conhecimento livre, e qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão poderá unir-se a nós.") e não se torne um fim em si mesmo?

Função na sociedade

  • Quais oportunidades de mercado e riscos para a marca fazem as metas de equidade e acesso ao conhecimento? Quais oportunidades de mercado e riscos para a marca fazem as direções da estratégia de equidade e acesso ao conhecimento? Qual a necessidade implícita que as intervenções de criação de conteúdo programático e de máquina, e os esforços de combate à censura, trazem? Como ajustaremos os nossos produtos e estratégias de plataforma à luz desses riscos e benefícios políticos?
  • Há alguma capacidade técnica ou estruturas do movimento relacionadas à tecnologia de que não dispomos atualmente que seriam úteis na detecção e prevenção de riscos que podem nos levar a armadilhas éticas (por exemplo, o Facebook agora está operacionalizado em algumas partes do mundo para incitar e organizar o linchamento de minorias)? Existe algum risco de abuso da Wikipédia de forma semelhante?
  • Qual é o papel da nossa tecnologia na preservação/proteção do acesso ao conhecimento livre, liberdade de expressão, software gratuito e plataformas e padrões de internet abertos?
Talk