Movement Strategy/Recommendations/Identify Topics for Impact/pt

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Identify Topics for Impact and the translation is 89% complete.
Identificar tópicos de impacto

O quê?

A brief video recording about this recommendation

O nosso Movimento causa impacto sempre que a vida de alguém é enriquecida com o uso do conteúdo nos projetos Wikimedia ou com a participação nesses projetos. No entanto, atualmente, ainda não compreendemos bem esse impacto nem temos ferramentas para medi-lo. Não temos as ferramentas para identificar quais tópicos são mais impactantes no mundo. A direção estratégica define a necessidade de desenvolver e aumentar o acesso a conteúdos que historicamente tenham sido deixados de lado por estruturas de poder e privilégio. Além disso, há outras áreas que provavelmente terão alto impacto, por exemplo, conteúdo sobre tópicos importantes sobre a humanidade e seu futuro, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ao pensar sobre os projetos Wikimedia, nós valorizaremos o nosso conteúdo não apenas em termos de quantidade, mas também em termos de impacto. Respeitaremos e apoiaremos a liberdade inalienável dos usuários de Wikimedia de colaborar de acordo com seus interesses. Ao mesmo tempo, incentivaremos a melhoria da cobertura de tópicos prioritários coletivamente identificados que impactam o nosso mundo e melhoram a vida das pessoas. Nossos projetos se beneficiarão dos esforços de criar conteúdo com base na compreensão que obtemos da pesquisa sobre tópicos e da priorização de recursos para abordar lacunas identificadas.

Alterações e ações

  • Pesquisar como o nosso conteúdo é usado, medindo a cobertura, qualidade e verificabilidade do conteúdo, a confiança do público e sua capacidade de acesso e compreensão do nosso conteúdo. Isso nos dará uma melhor compreensão das diferentes maneiras pelas quais o conteúdo da Wikimedia pode causar impacto na melhoria da vida das pessoas.
  • Entender como os nossos projetos podem ser mal usados ou sofrer abusos com a detecção de ameaças com potencial significativo para danos (como informações incorretas, desinformações ou golpes [scams]).
  • Conduzir e apoiar pesquisas e análises para identificar áreas temáticas que tenham alto impacto no mundo e nos consumidores de conhecimento.
    • Isso requer o desenvolvimento de ferramentas para análise de conteúdo, geração de uma compreensão compartilhada do impacto pelas partes interessadas do Movimento e o desenvolvimento de relacionamentos com parceiros especializados.
    • Mapear áreas de tópicos em estreita colaboração com projetos, parceiros e comunidades locais para nos beneficiarmos do seu conhecimento especializado e assegurar sua autonomia e independência.
  • Implementar iniciativas e priorizar recursos para preencher lacunas de conteúdo em tópicos que possam ter mais impacto, respeitando os nossos antigos princípios de acolhermos todos que desejem contribuir com qualquer tópico dentro das diretrizes de cada projeto. Isso pode envolver iniciativas comunitárias, divulgação, remuneração, bolsas e outros recursos, parcerias e metodologias empregadas apoiadas pela tecnologia, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.
  • Defender e desenvolver capacidade em torno da criação de conteúdo e escrita de qualidade em áreas nas quais os editores e o conteúdo estejam faltando (ou o conteúdo seja conhecido como sendo parcial), por exemplo, por meio de hubs regionais e temáticos.

Justificativa

O valor do conhecimento não pode ser alcançado sem que se façam esforços para a inclusão de conteúdo que tenha sido historicamente deixado de lado. Esse foco trará novos conteúdos e novos usuários para o nosso Movimento. Sem entender por que as pessoas precisam do conhecimento que oferecemos curadoria, não podemos tornar nosso conteúdo tão acessível, compreensível e útil para suas vidas como poderia ser. Por esse motivo, é necessário pesquisar os diferentes tipos de conteúdo de impacto e aumentar a conscientização das comunidades a respeito deles.

Não podemos comparar iniciativas nos concentrando em diferentes áreas temáticas ou tópicos. No entanto, sabemos que alguns tópicos podem oferecer muito mais valor pessoal e social para o conhecimento dos consumidores e que são benéficos para que um público muito maior possa tomar medidas positivas em suas vidas e em seus respectivos contextos. Alguns conteúdos lidam com tópicos que são necessários para tomadas de decisão ou que oferecem uma compreensão do que afeta as pessoas diretamente, como a biografia de um candidato durante as eleições ou uma área afetada durante um desastre natural. Deixar de focar no impacto e na relevância do conteúdo reduz o potencial de conhecimento livre e pode ter repercussões na sustentabilidade do nosso Movimento.