Fórum da Estratégia do Movimento/Fórum/Proposta

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Forum/Proposal and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.


A Equipe de Estratégia do Movimento e Governança convida a comunidade a revisar esta proposta de um novo Fórum da Estratégia do Movimento, cujo objetivo é facilitar e fomentar a colaboração entre as pessoas da comunidade através de uma plataforma multilíngüe acessível e fácil de usar.

O período de revisão ocorreu entre 24 de maio e 24 de julho. Foi disponibilizado um fórum funcional para testes e discussões. Se a revisão da comunidade for positiva, o Fórum será oficialmente lançado em agosto de 2022. Caso contrário, incorporaremos os comentários recebidos, alterando a proposta ou encerrando-a.

Se você preferir testar primeiro e ler depois, entre agora no Fórum da Estratégia do Movimento (link não-wiki) usando o seu login da Wikimedia.


Por que lançar um Fórum da Estratégia do Movimento?

A implementação da Estratégia do Movimento somente será possível a partir da colaboração entre comunidades e projetos em seus diferentes idiomas. Centenas de pessoas devem ser capazes de aprender umas com as outras, trabalhar e se divertir juntas. As pessoas recém-chegadas no movimento devem poder participar e se envolver com a Estratégia do Movimento tanto quanto as pessoas que estão há mais tempo no movimento. Pessoas que contribuem de modo casual também devem ter oportunidades de participação. Todas as pessoas devem contar com as ferramentas necessárias para isso.

Atualmente, nos falta a infraestrutura para resolver essas necessidades. O Meta-Wiki e Telegram são bons para documentação e bate-papo, mas isto não é suficiente. As discussões são dispersas. A colaboração acontece dentro de grupos isolados. As pessoas que não são fluentes em inglês estão em clara desvantagem. As pessoas novas no movimento se sentem perdidas. Isto precisa mudar.

Principais recursos

O Fórum da Estratégia do Movimento baseia-se na plataforma Discourse, uma ferramenta de código aberto voltada para conversas comunitárias, que possui todos os recursos dos fóruns web unidos à facilidade de uso das mídias sociais. Esta característica é especialmente relevante para os problemas que queremos resolver:

  • Qualquer pessoa pode participar do MS Fórum com sua conta Wikimedia, não é necessário um novo registro.
  • Conversas multilíngües são possíveis graças à tradução automática (atualmente alimentada pelo Google Translate; é possível usar outra ferramenta) em mais de 100 idiomas.
  • As pessoas são recebidas com um tutorial interativo e recebem emblemas por cada passo conquistado.
  • As notificações podem ser ajustadas para seguir ou silenciar tópicos, categorias e etiquetas.
  • As conversas podem ser escritas em formatação de texto fácil, incluir links expandidos, imagens e emojis.
  • Conversas complexas podem ser resumidas, divididas ou fundidas.
  • Publicações podem ser sinalizadas anonimamente como indevidas para fins de moderação. A equipe de moderação garante que o Código Universal de Conduta seja aplicado.
  • Todos os recursos estão disponíveis em dispositivos móveis e navegadores de desktop.
  • Reconhecimento e celebração de publicações de pessoas novas na plataforma.

Esta não é uma lista exaustiva. Caso não encontre algum recurso que considera importante na plataforma, proponha sua implementação e vote. Se as mudanças forem fáceis de implementar (por exemplo, textos, processos, configurações...), nós o faremos pouco a pouco.

Perguntas para o processo de Revisão da Comunidade

Estas são algumas perguntas para começar o debate. Qualquer pessoa pode compartilhar sua opinião diretamente no Fórum da Estratégia (nos tópicos abaixo), ou na página de discussão do Fórum da Estratégia no Meta. Os comentários podem ser feitos em qualquer idioma. Qualquer pessoa pode fazer novas perguntas.

Todos os links abaixo levam a lugares no novo Fórum da Estratégia, eles não são wiki-links!

Próximos passos

O objetivo da revisão por parte da comunidade é atingir consenso sobre uma decisão até 24 de julho de 2022.

Os resumos das discussões são compartilhados e atualizados à medida que a revisão prossegue. Qualquer pessoa pode contribuir com comentários e edições destes resumos. O relatório da revisão, incluindo a decisão tomada, será redigido abertamente.

Até lá, você pode conferir aqui os relatórios semanais com os resumos das novas discussões e estatísticas sobre o Fórum da Estratégia do Movimento.