Plataforma de cartão de biblioteca

This page is a translated version of the page Library Card platform and the translation is 94% complete.

A plataforma de cartão de biblioteca é uma ferramenta gerida pela Biblioteca da Wikipédia para navegar e acessar fontes fiáveis para uso por usuário experientes da Wikimedia.

Uso

Esta ferramenta pode ser acessada em https://wikipedialibrary.wmflabs.org/, onde você pode apertar em "Log in" para ser autenticado via OAuth com sua conta da Wikimedia.

Solicitando recursos

Mais de 60 editoras e bancos de dados estão atualmente disponíveis pela plataforma, concedendo acesso livre a seus recursos para edição em projetos Wikimedia. Apertar em "Mais informação" em um parceiro irá mostrar mais detalhes nos recursos disponíveis e requerimentos de acesso. Aperte em "Candidatura" para preencher o formulário de acesso!

Após se candidatar, você pode apertar no seu nome de usuário no canto superior enquanto autenticado para acessar sua página de usuário ver sua lista de candidaturas. Se elas receberem algum comentário, ou for aprovada ou rejeitada, você receberá um email.

A maioria dos recursos possui um número máximo de contas disponíveis por vez. Se todas as contas forem distribuídas, aquele parceiro fica marcado como na "Lista de espera". Candidaturas ainda são bem-vindas, porém você não terá acesso por algum tempo - até que o time da Biblioteca da Wikipédia consigam ganhar acesso a mais contas ou redistribuam as que estavam em uso.

Acessando recursos

Aperte em 'Minha biblioteca' para ver os parceiros aos quais você tem acesso no momento. Vários parceiros agora utilizam um servidor proxy para acesso direto para recursos aprovados através do login unificado da Wikipédia. Isto significa que não é necessário memorizar logins e senhas únicas para cada site utilizado.

Existe também o acesso imediato, sem necessidade de pedido, a um subconjunto de recursos via proxy – conhecido como Pacote da Biblioteca – para usuários que atendam as exigências mínimas (500 ou mais edições e seis ou mais meses de atividade). Estes recursos aparecem na aba 'Acesso instantâneo' para quem atender as exigências.

Sugerindo novas parcerias

Apesar de estarmos sempre em busca de novas parcerias, você pode sugerir plataformas específicas na página de sugestões. Basta preencher o formulário com os detalhes - você pode também votar em outras sugestões que sejam do seu interesse.

Contribuindo

Mais informações