Subsídios:IdeaLab/Inspire/Perguntas frequentes

This page is a translated version of the page Grants:IdeaLab/Inspire/Archive/Addressing harassment/FAQ and the translation is 97% complete.
Outdated translations are marked like this.

Sobre o Tópico da Campanha

O que é assédio? Como é definido?

O termo “assédio” cobre uma variedade de comportamentos agressivos, invasivos ou indesejados cometidos por um indivíduo ou um grupo de pessoas contra outra(s) com o propósito, ou efeito, de fazer com que a vítima sinta-se ameaçada ou excluída. Tais ações podem incluir, por exemplo, xingamentos, constrangimentos, ameaças (físicas ou não), assédio sexual ou atenção sexual indesejada, invasão de privacidade ou divulgação de informações pessoais privadas, perseguição (física ou virtual), ou bullying.

Várias políticas e diretrizes dos projetos fornecem definições mais específicas; veja as Expectativas de um espaço amigável ou a política da Wikipédia inglesa sobre assédio. A comunidade técnica da Wikimedia já está no processo de criar um Código de Conduta que define comportamentos específicos que constituem assédio.

Assédio é a mesma coisa que “trollar” ou outros comportamentos disruptivos?

As duas categorias geralmente se coincidem, mas “trolls” e “assédio” nem sempre são sinônimos. Trolls muitas vezes têm aspecto público e performativo, onde a meta do troll é forçar uma reação da vítima; assédio, por sua vez, tem aspecto público, privado, ou ambos, e pode ter uma meta mais específica do que apenas “uma reação”. Assédio também pode ser direcionado a uma característica específica da vítima; por exemplo, direcionar a pessoas de um gênero ou raça em particular constitui não só troll, mas também assédio. Consulte as ligações na pergunta acima para algumas definições de assédio em nosso movimento.

Assédio é um problema considerável nos projetos da Wikimedia? É assim mesmo na Internet?

Sim. Uma pesquisa feita pela Fundação Wikimedia em 2015 mostrou que 38% dos usuários entrevistados presenciaram assédio diretamente ou indiretamente nos projetos da Wikimedia, e que mais de 50% das pessoas que responderam que já foram assediadas desta maneira também relataram posteriormente um decréscimo na participação dos projetos onde o assédio ocorreu. Um número exato dos usuários afetados por assédio nos projetos da Wikimedia é difícil de calcular. A razão para essa dificuldade é que muitos casos não são relatados; alguns tipos de comportamento relatados nos quadros de avisos da comunidade podem não corresponder às definições aceitas de assédio, além de que outros tipos de assédio pouco provavelmente chegam ao conhecimento público. Apesar desses desafios na análise do assédio, a pesquisa fornece uma indicação clara de que muitos usuários foram afetados pelo problema. Em termos de Internet (como um todo), o Pew Research Center concluiu que “Pelo menos 73% dos usuários adultos da internet já viram alguém ser assediado(a) de algum modo online e 40% já presenciaram pessoalmente”. A maioria das plataformas e comunidades virtuais estão presenciando problemas relacionados a assédio, e muitas estão buscando soluções. Ver também: Research:Online harassment resource guide (em inglês).

O movimento Wikimedia já discutiu sobre assédio anteriormente?

Esse problema já foi discutido em várias áreas diferentes do movimento; recentemente, tanto a Consulta sobre assédio de 2015 e a atual Oficina sobre assédio exploraram áreas acerca do problema. A comunidade técnica da Wikimedia está discutindo tais problemas no avanço da criação de um Código de Conduta.

Qual é a diferença entre os esforços anteriores, como a Consulta sobre assédio de 2015, e esta campanha Inspire?

Consultas anteriores sobre assédio foram amplamente generalizadas, com o objetivo de coletar informações sobre quais eram os problemas e quais soluções podiam ser feitas. A meta desta campanha Inspire é desenvolver o resultado destas consultas permitindo que colaboradores sugiram e discutam propostas concretas e contestáveis para ideias, como novas diretrizes de comportamento, eventos, propostas de pesquisa, novas ideias ou mudanças no software que possam então ser submetidas para financiamento nos Subsídios Rápidos e nos Subsídios de Projeto (disponíveis em 1º de julho de 2016).

Há algum risco destas ferramentas e políticas sobre assédio serem usadas na repressão da liberdade de expressão ou na finalidade de confrontar oponentes ideológicos?

Generalizando, sim, há um problema a ser considerado. Em prática, no entanto, é muito mais comum que leis ou políticas sobre assédio não sejam aplicadas regularmente do que tais políticas sejam inteiramente aplicadas. Assim como [$eff este artigo da Electronic Frontier Foundation aponta], a falta de políticas sobre assédio pode levar à repressão da liberdade de expressão das vítimas de assédio. Esta desproporcionalidade afeta membros de grupos marginalizados[1], resultando na diminuição da diversidade de opiniões e contribuições — um grande problema sobre a liberdade de expressão.

Além do mais, um projeto de pesquisa recente feito pela equipe de Suporte e Segurança da WMF mostrou que, entre as redes sociais investigadas, aquelas possuintes de políticas de conduta incluindo assédio geralmente explicam detalhadamente o que é e o que não é considerado assédio (notando que, por exemplo, uma imagem de nudez pode ser considerada como assédio caso for uma imagem não solicitada, mas não se for a escultura de Davi, de Michelangelo) e fornecem uma análise humanista de assédio antes que alguma ação seja feita. Isso felizmente limita a quantidade de usos por má-fé nestes casos, uma vez que denúncias com má-fé poderiam ser facilmente eliminadas, com base em políticas explícitas e, caso falharem, poderiam ser analisadas e descartadas por moderadores ao reconhecê-las como não contestáveis.

Sofri assédio num projeto da Wikimedia, onde posso denunciá-lo?

Muitos projetos da Wikimedia têm políticas que proíbem o assédio, e tal comportamento é geralmente lidado localmente em cada projeto. Caso queira denunciar que tenha presenciado assédio, encontre o projeto nesta lista de políticas sobre assédio (em inglês) e siga as instruções recomendadas pelo mesmo. Caso tiver ideia de como melhorar a maneira com que lidamos com assédio, envie-a durante esta campanha. Sentindo perigo iminente de danos físicos a você ou alguma outra pessoa, por obséquio, siga as instruções de emergência fornecidas aqui (em inglês).

Tenho uma ideia para reduzir o assédio, mas não quero publicá-la aqui, no Meta. Posso enviá-la por e-mail?

Sim! Sinta-se livre para enviá-la para o e-mail de Chris Schilling, que está no comando do espaço IdeaLab: cschilling wikimedia org. Ela poderá ser publicada com seu consentimento por Chris ou outros membros de equipe da WMF para ser avaliada por outros. No entanto, para que a ideia alcance o estágio de subsídios, será necessária uma proposta pública. Coordenadores da Inspire podem ajudar você a conhecer outros que estejam a favor da sua ideia.

Sobre as Campanhas Inspire

O que é uma campanha Inspire? Por que é executada?

Parte do IdeaLab, as campanhas Inspire são, a grosso modo, eventos de duração de um mês onde encorajamos a criação de ideias juntas com um tema relevante específico aos projetos da Wikimedia. A meta é promover e elevar ideias desenvolvidas por participantes que relacionem-se àquele tema, assim como torná-las em realidade. Uma maneira de fazer isto é através do uso de programas de subsídios oferecidos pela Fundação Wikimedia. As ideias já definidas podem também serem trazidas novamente aos projetos locais para discussões, melhorias, construção de consenso, e implementação.

Ano passado, a primeira campanha Inspire focou na falta de diversidade de gênero, mais especificamente no aumento da participação feminina nos projetos da Wikimedia, em adição à cobertura geral feminina. Já a segunda campanha focou na organização e avaliação de conteúdos. Ideias foram enviadas como parte desta consulta. Caso tenha sugestões para campanhas Inspire futuras, sinta-se livre em sugeri-las na página de discussão.

Propostas de subsídios relacionadas à campanha receberão preferência durante as avaliações?

Não. Ideias criadas através das propostas da campanha Inspire serão enviadas através dos mesmos canais de subsídios de todas as outras propostas. Serão avaliadas usando os mesmos critérios que as propostas não associadas com esta campanha Inspire.


Referências

  1. Duggan, Maeve (2014-10-22). "Part 1: Experiencing Online Harassment". Pew Research Center: Internet, Science & Tech. Retrieved 2016-05-25.