Fundraising 2012/Translation/GorillaWarfare appeal

This page is a translated version of the page Fundraising 2012/Translation/GorillaWarfare appeal and the translation is 100% complete.

  • Por favor, leia:
    Um apelo pessoal de uma
    colaboradora da Wikipédia com 18 000 edições

Appeal

De uma colaboradora da Wikipédia

Eu sou uma universitária. Livros didáticos para um semestre me custam 500 dólares. Na Wikipédia, eu recebo informação gratuita que vale por milhares de livros.

É por isso que eu não somente leio a Wikipédia, mas ajudo a criá-la. É realmente importante para mim manter este recurso disponível a todos, gratuitamente. Com 470 milhões de leitores por mês, a Wikipédia é importante para muitas pessoas em todo o mundo.

A Wikipédia deveria ter caído aos pedaços há muito tempo atrás. É orientada pelo consenso, ao contrário de praticamente qualquer outra comunidade. Não há verdadeira administração geral e nenhum conselho de executivos determinando cada edição e cada norma. Em vez disso, uma grande comunidade de voluntários trabalham em conjunto para criar esta fonte de conhecimento, livre para uso e livre de anúncios.

Trabalhando dessa forma, a nossa comunidade de milhões de editores trabalha em conjunto para criar enciclopédias em 283 línguas, contendo um total de mais de 20 milhões de artigos.

Fazemos isso com um orçamento minúsculo em comparação com outros top sites. Para nós fazermos o nosso trabalho, precisamos de uma infra-estrutura estável: servidores, largura de banda, programadores, e até mesmo advogados para proteger nossa independência. É tudo financiado por doações de leitores da Wikipédia. Você poderia pensar que alguns dólares é apenas uma gota no oceano, mas na verdade é o que torna possível toda esta operação.

Muito obrigada.