Brazil Catalyst Project/August 2011 Update/pt

Nota Essa versão tentou ser o mais próxima o possível da versão original escrita pelo Barry, mas é obvio que se perde um pouco, então para formar sua opinião, procure ler a original

Eu gostaria de uma breve oportunidade de prover, à comunidade brasileira e outros interessados nas questões relativas ao trabalho no Brasil, uma atualização sobre o pensamento da nossa equipe em relação ao nosso trabalho para sustentar o crescimento de nossos projetos no Brasil e por extensão projetos em Português e outros idiomas. (Nota: eu recebei a Carta da comunidade brasileira depois de preparar essa nota. Eu responderei essa excelente carta em separado, embora ache que o espírito da carta é amplamente coerente com o espírito dessa nota).

Como muitos sabem, a estratégia do Movimento Wikimedia identificou o Brasil como um país em que temos uma oportunidade significativa para aumentar o impacto de nossos projetos. O Brasil é um país grande, onde a Internet está crescendo rapidamente, mas é um lugar onde os projetos Wikimedia ainda não são amplamente lidos ou recebem contribuição. Nosso desafio é aproveitar esta oportunidade. A Wikimedia Foundation (WMF) se comprometeu a apoiar o crescimento no Brasil, investindo os nossos recursos diretamente no Brasil para catalisar o crescimento de nova comunidade e apoiar iniciativas da comunidade existente. Temos tomado isso lentamente, pois sentimos que tínhamos muito a aprender sobre o Brasil e quando começamos a trabalhar, percebemos que a comunidade precisava de tempo para trabalhar em algumas questões internas sobre a necessidade de um capítulo e desenvolver um senso comum das oportunidades e desafios.

Nós [Wikimedia Foundation] contratamos Carolina Rossine em outubro passado para facilitar o Brazil Catalyst Project. Carolina tentou se envolver com a comunidade através de uma abordagem aberta e claramente documentada e colaborativa. Ela também trouxe seu próprio conhecimento e experiência de outro trabalho no Brasil. Ultimamente Carolina vem trabalhando mais focada no mapeamento da paisagem (veja: Brazil Digital Landscape), entrevistas com membros da comunidade (ela entrevistou qualquer pessoa que aceitou conversar com ela) e trabalhando na criação de um conjunto de recomendações para iniciativas e projetos-piloto que irá ajudar a avançar em nossa missão coletiva no Brasil.

Além disso, combinamos duas visitas da equipe WMF ao Brasil para ajudar a nos conectar com a comunidade e criar uma compreensão do meio ambiente. Jessie e Kul visitaram em janeiro, e a Jessie e eu visitamos em junho. Procuramos a cada oportunidade aprender sobre o Brasil e nós fizemos algum trabalho de divulgação na Campus Party e no FISL. Jessie, Kul e eu também almoçamos com o contingente brasileiro na Wikimania em Haifa.

Nossas observações edit

Agora está ainda mais claro agora que temos conhecimento, que a oportunidade no Brasil é enorme. Temos um corpo de colaboradores comprometidos, um sólido Wikipedia Português e interesse positivo em Wikipedia dentro do país. Também é legal ver que os brasileiros são importantes contribuintes para além do Português, e há um grande potencial para deixar ainda mais rica a contribuição global pelo o conhecimento.

Há muitos desafios na construção de uma comunidade sustentável e com crescente número de contribuintes. Nós ficamos um pouco surpreso com a pouca participação off-line no Brasil. Há poucos encontros ou atividades de divulgação. O encontro que tivemos enquanto estávamos no Brasil atraiu gente maravilhosa, e tivemos um diálogo frutuoso, mas os números eram pequenos. Também estamos preocupados com a saúde da comunidade Wikipedia Português. Ouvimos de todos os quadrantes que há muitos dentro da comunidade. Sabemos também, que as tendências de retenção de editores não são boas, além disso, a Wikipédia Lusófona (wp-pt) tem poucos administradores e está lutando para cumprir seu papel chave de supervisão do projeto. Finalmente, há uma tensão complicada entre a Wikipédia anglófona (wp-en) e a lusófona - alguns veem a WP-PT como uma "segunda classe" do projeto e preferir editar na WP-EN, onde eles têm um público maior. Nós pensamos que isso é lamentável e não acreditamos que a wp-pt seja de segunda classe. Acreditamos que deve ser uma prioridade continuar a construir uma grande WP-PT, já que a maioria dos brasileiros (para não mencionar falantes lusófonos ao redor do mundo) não falam Inglês ou Espanhol, e há uma enorme oportunidade para partilha de conhecimentos em Português .

Sentimo-nos encorajados pelo impulso positivo de um grupo de membros da comunidade na formação de um capítulo para dar suporte ao crescimento dos projetos no Brasil. É ótimo que alguns dos argumentos do passado morreram e que há um foco renovado em encontrar maneiras de trabalhar como uma comunidade para o avanço da missão.

Nossos planos edit

Nós acreditamos que os principais passos para avançar no curto prazo são

  1. Melhorar o nosso entendimento geral da estrutura e da dinâmica de trabalho da comunidade dos contribuintes brasileiro e se envolver em diálogos com a comunidade;
  2. foco nos outreach projects (especialmente para lançar o Programa Global Educacional, provendo uma nova energia para a comunidade;
  3. Dar suporte para iniciativas e esforços da comunidade para formar a Wikimedia Brasil através de grants e outros suportes. Continuaremos também a trabalhar no estabelecimento de uma presença da WMF no Brasil, apesar de que será uma prioridade secundária para os próximos 3-6 meses.

Vamos passar imediatamente para contratar um pesquisador qualitativo para realizar análises da WP-PT. Nós também vamos contratar um Fellow (companheiro) para começar a trabalhar com a comunidade PT em outubro. Nossa equipe de Educação Global está à procura de um consultor para ajudar a iniciar um planejamento preliminar para o programa no Brasil com o objetivo de iniciar algumas atividades-piloto em universidades no primeiro trimestre de 2012. Temos uma oportunidade importante para criar uma versão de alta qualidade offline do Wikipedia lusófona que estamos discutindo com a comunidade e que gostaríamos de concluir até dezembro. Nós também estamos prontos para apoiar grants (bolsas) no Brasil.

Finalmente, vamos continuar a trabalhar na criação de uma presença da WMF no Brasil. O objetivo seria fornecer capacidade e recursos para acelerar o crescimento dos projetos no Brasil, que foi encontrada a ser bastante benéfico no caso de um projeto catalisador similar na Índia. Nós gostaríamos de avançar com cuidado nesta frente. A nossa prioridade é construir impulso na comunidade e obter algumas iniciativas positivas em andamento. Nós não queremos que o processo de formação atrase ações à curto prazo, já que pensamos que é mais importante é começar e construir impulso.

Nosso time edit

Agora que estamos em um ponto de transição do planejamento para a ação, vamos fazer alguns ajustes para a nossa equipe. Carolina Rossini tem prestado um grande apoio nos últimos meses para ajudar WMF chegar com velocidade ao Brasil, criando um fórum aberto para a entrada e de diálogo através do BCP e desenvolvendo recomendações para nós continuarmos em frente. É um bom momento para ela encerrar a consultoria durante o próximo mês. Agradecemos a ela por sua valiosa contribuição e desejar-lhe bem enquanto ela se prepara para fazer o exame Califórnia Bar e se concentrar em seu trabalho do REA no Brasil. Pretendemos ficar conectados com Carol.

Desde que começamos a trabalhar no Brasil, Jessie Wild tem desempenhado um papel importante em nossa equipe, e ela começou a trabalhar com muitas pessoas da comunidade Brasil. Ela vai assumir a liderança na gestão de nossas atividades para o momento. Ela deve ser o seu primeiro ponto de contato para questões relacionadas a WMF. Eu vou continuar a ser ativamente envolvido também. Teremos a participação de Frank Schulenburg e sua equipe no Programa Global de Educação e de membros da equipe da Comunidade, que apoiará o trabalho de pesquisa sobre WP-PT. Estaremos de volta no Brasil em breve para passar mais tempo pessoalmente com vocês.

Estamos muito animado em trabalhar com todos vocês para alcançar nossa visão de um mundo em que cada ser humano compartilha livremente a soma de todo conhecimento. Embora haja muito trabalho pela frente, juntos podemos concretizar essa visão.

Os melhores cumprimentos,

Barry