Destaques da Wikimedia, Novembro 2012

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, November 2012 and the translation is 90% complete.
Outdated translations are marked like this.

Destaques do Relatório da Wikimedia Foundation and the Relatório de engenharia da Wikimedia de Novembro de 2012, com uma selecção de outros eventos importantes do movimento Wikimedia

Destaques da Fundação Wikimedia

Nova versão HTML5 do leitor de video

Um novo leitor de video foi activado na Wikipedia e sites afiliados, com um compromisso de traser videos educacionais gratuitos a mais pessoas, em mais equipamento, com mais linguagens. O leitor é mesmo HTML5 que é usado na plataforma de video open-source Kaltura. Muitas das novas capacidaes incluem suporte avançado para legendas, support para o formato de video livre WebM, e conversão de video do lado do servidor, ou seja, a capacidade de converter de um formato de video para outro, de maneira a entregar o video correcto em função da largura de banda e dimensão do leitor.

 
Teste de usabilidade do novo interface de tradução no DevCamp 2012 em Bangalore

Encontro de Desenvolvimento e Linguagem na India

De 9 a 11 de Novembro, a Fundação Wikimedia organizou um encontro de desenvolvimento em Bangalore, India. O Encontro de Desenvolvimento focou-se no suporte de linguagens, desenvolvimento para plataformas móveis, e interacção e experiência do utilizador (UI/UX). Mais de 85 programadores, designers de UI/UX, Wikimedias e tradutores compareceram ao evento. Foi precedido de um Encontro de Linguagem Open-Source que a Fundação organizou em conjunto com a Red Hat em Pune, India.

Lançamento da Recolha de Fundos

A nona Recolha anual de Fundos da Fundação foi oficialmente lançado em 27 de Novembro de 2012, e conseguiu recolher um recorde de 2,3 milhões de USD num único dia: um aumento de 59% relativamente ao nosso melhor dia de 2011. Veja a Página de Estatistica de Recolha de Fundos para uma comparação entre este ano e anos anteriores. Os designs progrediram do "Apelo do Jimmy" ([1]) do ano passado até variações do "apelo dos factos"([2], [3], e [4]) que são mais orientados para informação dos utilizadores sobre a Fundação Wikimedia

Devido ao inicio extremamente bem sucedido, foi decidido mostrar banners só nos seguintes cinco países de língua Inglesa até 31 de Dezembro: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova ZelÂndia (em conjunto com os banners de recolha de fundos). A recolha de fundos será relançada nos restantes países na Primavera de 2012, com traduções melhoradas.

 
Proposto novo logo para o Wikivoyage

Lançamento beta do Wikivoyage

Wikivoyage, o projecto para criar um guia de viagens mundial gratuito que qualquer pessoa pode editar, foi lançado nos servidores da Fundação Wikimedia a 10 de Novembro, migrando conteúdos e contas dos antigos servidores geridos pela WIkivoyage Association. A comunidade está a trabalhar na revisão e transferência dos ficheiros de media, e o site ficará em "beta" até estas e outras tarefas de limpeza estarem concluídas.

Dados e Tendências

488.4 million (+2.84% compared with September; +2.46% compared with the previous year)
(comScore data for all Wikimedia Foundation projects; comScore will release November data later in December)

Visitantes globais únicos em Outubro:

488.4 milhões (+2.84% comparado com Setembro; +2.46% comparado com o ano anterior)
(Dados da comScore para todos os projectos da Fundação Wikimedia; a comScore apresentará os dados de Novembro em meados de Dezembro)

Pedidos de páginas em Novembro:

20.3 biliões (+2.7% comparado com Outubro; +16.8% comparado com o ano anterior)
(Dados de logs de servidores, todos os projectos da Fundação Wikimedia incluindo acessos móveis)

Editores Registados Activos em Outubro de 2012(>= 5 edições de mainspace/mês, excluindo bots):

79,964 (-2.73% comparado com Setembro / +0.59% comparado com o ano anterior)
(Dados, todos os projectos da Fundação Wikimedia. Nota: Nós alteramos e refinamos esta métrica recentemente para ter em conta o Wikimedia Commons e a actividade de diversos projectos.)

Report Card (integrando vários dados estatísticos e tendência dos projectos da WMF) para Outubro de 2012:

http://reportcard.wmflabs.org/

(Definições)

Financeiro

 
Receitas e Despesas da Fundação Wikimedia YTD vs Planeado a 31 de Outubro de 2012
 
Despesas da Fundação Wikimedia YTD por Funções a 31 de Outubro de 2012

(Só estava disponível a informação financeira de Outubro de 2012 aquando deste relatório.)

Toda a informação financeira apresentada é referente até 31 de Outubro de 2012

Receitas $5,358,084
Despesas
Grupo Tecnológico $4,258,755
Grupo de Donativos $816,319
Grupo de Desenvolvimento Global $1,804,417
Grupo de Gestão $278,363
Direito/Advogados da Comunidade/Comunicações $976,506
Grupo Financeiro/Recursos Humanos/Administração $1,793,482
Total de Despesas $9,927,842
Total de receitas/(perdas) ($4,569,758)

As receitas do mês de Outubro são de $1.24MM vs previsão de $0.85MM, aproximadamente $396K ou 47% acima da previsão.

  • Receita Year-to-date é de $5.36MM vs previsão de $5.21MM, aproximadamente $151K ou 3% acima da previsão.
  • As despesas do mês de Outubro são de 2.53MM vs previsão de $2.84MM, aproximadamente $305K ou 11% abaixo da previsão, sendo grande parte devido a menos despesas com pessoal, alojamento de internet, viagens, capital e legais, e contratos com oferta parcial de serviços.
  • Despesas Year-to-date é de $9.93MM vs previsão de $11.52MM, aproximadamente $1.59MM ou 14% abaixo do planeado, sendo grande parte devido a despesas com pessoal, alojamento de internet, viagens, capital e legais, e contratos com oferta parcial de serviços.
  • A disponibilidade financeira é de $20.76MM a 31 de Outubro de 2012, o que corresponde a aproximadamente 5.92 meses de despesas.
Video da reunião de métricas e activades mensal respeitante ao mês de Novembro (6 de Dezembro de 2012)

Destaques de outros movimentos

 
Vencedor para a melhor fotografia no concurso Día de Muertos estilo Wiki

Concurso de fotografia "Day of the Dead"

Dia de Todos os Santos (Día de Muertos) é uma celebração anual no México, onde as pessoas se juntar para rezar e lembrar os amigos e familiares já falecidos. Muitos aspectos deste importante feriado não estão fotografados no Wikimedia Common. A biblioteca do ITESM-Campus Ciudad de México patrocionou um concurso de um mês que se intitulou "Day of the Dead, Wiki Style (Día de Muertos estilo Wiki)". Semelhante ao Wiki Loves Monuments, houve um periodo aberto para submissões que durou um mês (de 5 de Outubro a 5 de Novembro de 2012), que resultaram em mais de 400 fotografias enviadas.

Bot conecta 250,000 biografias aos registos biográficos

VIAFbot é um bot da English Wikipedia que liga artigos biográficos aos correspondentes registos autoritários no "Ficheiro Internacional de Registos Autoritários Virtuais" (VIAF, que é operada pela "Online Computer Library Center" situada nos Estados Unidos). Os registos autoritários são usados nos catálogos das bibliotecas para distinguir autores com o mesmo nome, e para recolher os diferentes nomes desse mesmo autor. Em Novembro, o VIAFbot completou a sua pesquisa sobre 250.000 artigos. Examinou o título da cada página, e, caso existisse, a "persondata" e a infobox para selecionar o ID VIAF correspondente. O bot também comparou os registos autoritários "Normdaten", que são frequentes na Wikipedia Alemã, e gravou as diferenças entre as duas Wikipedias.

 
Assinatura da colaboração para a Semanticpedia

Colaboração com o Governo Francês e institutos para a «Semanticpedia»

A Wikimedia francesa assinou uma parceira com o Ministério Francês para a Cultura e Comunicação e o INRIA para lançar o projecto Semanticpedia. O projecto desenvolveu-se a partir das versões francesas da DBpedia e centra-se na pesquisa e desenvolvimento da extração dos dados estruturais (semântica) da Wikimedia de língua francesa e projectos irmãos.

Edição simultânea em dois continentes

A Wikimedia México e a Wikimedia Espanha organizaram a primeira maratona de edições entre dois países de língua espanhola, onde Wikipedians colaboram através do oceano em tópicos que são importantes tanto para Espanha como para o México.