Destaques da Wikimedia, Março de 2016

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, March 2016 and the translation is 100% complete.


"Magnfying_glass_book_globe.jpg" by João Silas, freely licensed under public domain/CC0; "Barbara_McClintock_(1902–1992).jpg" from the Smithsonian, public domain; "SXSW Guy Kawasaki Jimmy Wales.jpg" by Jeff Elder, public domain.

Aqui estão os destaques do blog Wikimedia em Março de 2016.

A nova alquimia: Tornar os incômodos em artigos para mulheres cientistas

 
Uma de muitas biografias de mulheres cientistas que Emily Temple-Wood trabalhou no Barbara McClintock, vencedora do Prémio Nobel de 1983. Foto de Smithsonian, domínio público.

Emily Temple-Wood é uma estudante graduando-se na Universidade de Loyola em Chicago, Illinois, e fundadora do projecto da Wikipédia Women Scientists WikiProject. O seu recente projecto, que actualmente foi coberto por novos sites à volta do mundo, esmaga trolls na internet com punição positiva: Por cada e-mail incômodo que ela recebe, ela criará um artigo na Wikipédia sobre a mulher na ciência. Siko Bouterse, um membro antigo da equipe Fundação Wikimedia, disse o blog que o impacto de Temple-Wood no "vazio" do género foi "épico".

É importante que ela não está apenas escrevendo sobre mulheres cientistas brancas, ela está igualmente trabalhando para endereçar a não-representação na Wikipédia das mulheres que não são brancas, e olhando igualmente para outros pontos da interseccionalidade. E talvez mais importante, porque estamos mais fortes colectivamente do que sozinhos, Emily ensinou e inspirou outros a fazer o mesmo... Quando eu era criança, podia contar o número de mulheres cientistas, de um lado eu estava atenta. Mas eu sei que nossas filhas estão a ter acesso para muito mais livre conhecimento sobre mulheres cientistas que se parecem com elas, graças aos esforços da Emily, e isto é realmente poderoso.

Nova sugestão de complemento ajuda-o a encontrar o que precisa nos sites da Wikimedia.

 
Foto por João Silas, licenciada livremente sobre domínio público/CC0.

A Fundação Wikimedia (Wikimedia Foundation - WMF) desenvolveu uma ferramenta que permite ajudar a encontrar itens mesmo quando não se consegue lembrar de como se soletra a palavra que se está a pesquisar. Está disponível em todos os sites da Wikimedia com excepção do Wikidata. Os utilizadores do Wikipédia e leitores de todo site da Wikimedia estão agora habilitados a mais facilmente encontrar e descobrir conteúdo indiferentemente as suas preferências linguísticas, diz no total Dan Garry da WMF, a WMK acredita que a sugestão de preenchimento será utilizado cerca de 70 milhões de vezes por dia.

Jimmy Wales diz que do Sul ao Sudoeste a comunidade é a chaves para o futuro da Wikipédia.

 
Foto por Jeff Elder, domínio público.

Kawasaki perguntou ao Wales acerca da disparidade do género entre os editores do Wikipédia. "É realmente importante dar boas vindas às mulheres" , disse o Wales. Alguns destes podem ser endereçados com melhor interface e melhor experiência de utilizador, mas a cultura deve igualmente mudar, disse ele.

Em resumo

Andrew Sherman, Digital Communications Intern, Wikimedia Foundation

Social Media
  • Uma Wikipediana transforma o seximo em um novo artigo acerca de mulheres cientistas. Pesquisas na Wikipédia, agora rectificam erros. Lê as notícias do blog do Wikimedia.