Destaques da Wikimedia, Junho de 2015

This page is a translated version of the page Wikimedia Highlights, June 2015 and the translation is 100% complete.



"Geoffrey Bilder.jpg" by Helpameout, freely licensed under CC BY-SA 4.0.; "Wreck of the U.S.M. steam ship "Arctic" (one-third-size).png" by James E. Buttersworth, Public domain.; "Green_Keys.jpg" by Hugh D’Andrade, from Electronic Frontier Foundation, freely licensed under CC BY 3.0.; "The Alamo at Night, San Antonio, Texas (2014-12-12 23.00.05 by Nan Palmero).jpg" by Nan Palmero, freely licensed under CC-by-SA 2.0; "Print Wikipedia by Michael Mandiberg, NYC June 18, 2015-34.jpg" by Victor Grigas, freely licensed under CC BY-SA 3.0 Collage by Andrew Sherman

Estes foram os destaques do blog da Wikimedia em Junho de 2015.

Estas texanas estão em uma busca para melhorar a cobertura da Wikipédia sobre a revolução de seu estado

 
O Alamo virou um símbolo para todos os texanos após a morte de provavelmente todos os seus defensores pelo exército mexicano. Photo by Nan Palmero, freely licensed under CC-by-SA 2.0.

Estudantes estadunidenses e mexicanos muitas vezes aprendem sobre a história da Revolução do Texas de 1835/36. Duas editoras wikipedistas, Karanacs e Maile66, se encarregaram de melhorar a cobertura desta revolução pela enciclopédia.

Por três meses, Karanacs e Maile66 trabalharam juntas para desenvolver o novo artigo. Seu plano incluía refazer o artigo existente, todas as suas 5.243 palavras, e fazer uma pesquisa profunda. Karanacs estimou que ela passou mais de 300 horas lendo literaturas acadêmicas, escrevendo o artigo e negociando com o processo de revisão por pares da Wikipédia.

Garantindo segurança aos sites da Wikimedia com o HTTPS

 
Para garantir que os usuários da Wikipédia possam compartilhar conhecimento com mais segurança, a Wikimedia Foundation implementou o HTTPS, para criptografar todo o tráfego nos sites dela. Image by Hugh D’Andrade, from Electronic Frontier Foundation, freely licensed under CC BY 3.0.

Para ser verdadeiramente livre, o acesso ao conhecimento deve ser seguro e não censurado. A Wikimedia Foundation acredita que você deve poder usar os sites dela, como a Wikipédia, sem sacrificar sua privacidade ou segurança. Em junho, o HTTPS foi implementado para criptografar todo o tráfego da Wikimedia.

O protocolo HTTPS cria uma conexão criptografada entre seu computador e os sites da Wikimedia para garantir a segurança e a integridade dos dados transmitidos por você. A criptografia torna a monitoração do seu tráfego mais difícil para governos e terceiros. Ela também torna a censura a artigos e outras informações da Wikipédia mais difícil para Provedores de Internet (ISPs).

7.473 volumes com 700 páginas cada: conheça a Print Wikipedia

Uma entrevista com Michael Mandiberg, o artista por trás da Print Wikipedia. Você também pode ver o vídeo acima no YouTube ou no Vimeo
Video by Victor Grigas, freely licensed under CC BY-SA 3.0.

Após seis anos de trabalho, muita depuração, e mais do que uma pequena ajuda de seus amigos, Michael Mandiberg criou a Print Wikipedia (Wikipédia Impressa, em português). É um novo trabalho de arte em que softwares personalizados transformam a integridade da Wikipédia inglesa em 7.473 volumes, e as envia para impressão sob demanda.

É importante notar que Mandiberg não imprimiu e nem pretende imprimir todos os livros para a mostra de arte. No momento, ele apenas imprimiu uma pequena porcentagem deles, que já é útil o bastante para ver o tamanho da Wikipédia. Não é necessário imprimir todos; nossas imaginações podem completar o que está faltando.

Autor recordista de artigos destacados recomenda cinco artigos da Wikipédia

 
Uma das cinco seleções de User:Wehwalt: O SS Arctic (em inglês) foi um desastre parecido com o do Titanic. Painting by James E. Buttersworth, Public domain.

"Seleções da Wikipédia" ("Wikipedia Picks", em inglês) é um novo experimento de conteúdo para o blog da Wikimedia. Essas publicações semanais convidam um membro wikipedista a cada publicação para curar uma lista de cinco artigos, imagens, ou qualquer outro conteúdo que ele ache interessante ou importante, em colaboração com os nossos editores do blog.

O convidado do artigo foi Gary Greenbaum (Wehwalt), que escreveu 127 artigos por inteiro ou em equipe destacados na Wikipédia inglesa—mais do que qualquer um no site. Nos últimos dez anos, ele editou aproximadamente 100.000 vezes. Ele selecionou cinco artigos destacados, três dos quais foram trabalhados por ele.

Como a Wikipédia inglesa cobriu a mudança de sexo de Caitlyn Jenner

Caitlyn Jenner, uma atleta e reality de TV famosa dos Estados Unidos, completou sua mudança de sexo em 1 de junho e revelou-se à Vanity Fair. A Wikipédia respondeu a esta notícia em menos de 30 minutos..

A notícia do artigo destacado sobre Caitlyn Jenner na revista Vanity Fair rapidamente virou viral na Internet. Mas isto trouxe um conflito sobre como se referir a ela. A revista conservadora dos EUA National Review perguntou “quem ganhou as medalhas olímpicas de Bruce Jenner?” e questionou como indivíduos devem escrever sobre uma nova identidade de gênero estabelecida ao extenso histórico de Jenner em um esporte separado por gênero.

No entanto, os editores da Wikipédia inglesa tiveram um pequeno conflito, principalmente pelas diretrizes estabelecidas durante a mudança de sexo de Chelsea Manning em 2013. Após milhares bytes de texto, uma subseção do Guia de Estilo da Wikipédia chamada “Identidade” foi editada para incluir o seguinte parágrafo, a partir de 1 de junho de 2015:

Uma exceção … se aplica para termos relacionados à identidade de gênero. Em tais casos, a Wikipédia favorece a autodesignação, mesmo quando a usada por fontes confiáveis indicar o contrário. Qualquer pessoa cujo gênero possa ser questionado deve ser referida pelo uso de pronomes possessivos e substantivos de gênero (por exemplo, “homem/mulher”, “garçom/garçonete”, “presidente/presidenta”) que reflitam o desejo de auto-identificação mais recente. Isto se aplica em referências para qualquer fase da vida desta pessoa, a menos que o sujeito tenha indicado uma preferência contrária.

Preservando as referências da Wikipédia para o futuro: Geoffrey Bilder

 
Geoffrey Bilder está trabalhando para evitar a morte de hiperlinks, também conhecida como "ligação inativa". Photo by Helpameout, freely licensed under CC BY-SA 4.0.

Enquanto hiperlinks facilitaram a experiência de ler textos impressos, eles têm uma grande desvantagem: "ligações inativas"—a morte de hiperlinks que não mais apontam ao seu recurso original.

Geoffrey Bilder passou 15 anos na indústria de comunicações acadêmicas e usa a Wikipédia desde o início da década de 2000. “O que estamos começando a perceber é que muitas das ferramentas de referências na Wikipédia não foram atualizadas por um bom tempo,” ele diz. “Desde então estivemos trabalhando para implementar uma fonte de referências DOI em tempo real para todas as Wikipédias.”


Andrew Sherman, Estagiário de Comunicações Digitais, Wikimedia Foundation