Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Lorenzo Losa/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/2021/Candidates/Lorenzo Losa and the translation is 100% complete.

Lorenzo Losa

Lorenzo Losa (Laurentius)

Laurentius (talk meta edits global user summary CA  AE)

Detalhes da pessoa candidata
 
Declaração do candidato em vídeo (legendas disponíveis)
  • Pessoal:
    • Nome: Lorenzo Losa
    • Localização: Milão, Itália
    • Idiomas: it-N, en-3, es-2
  • Editorial:
    • Wikimedista desde: Abril de 2004
    • Atividade nas Wikis: Wikipédia italiana, Wikidata
Declaração (Não mais que 450 palavras) Diz-se que a Wikipédia é o último e maior bastião do espírito original da Internet.
Na verdade, este é um lugar incomum. Construímos uma enciclopédia que todos conhecem e amam - e muitos outros projetos que ainda não têm o reconhecimento que merecem - mas não somos apenas uma enciclopédia, um produto. A Wikimedia é também, e acima de tudo, um movimento de pessoas que acreditam no livre acesso ao conhecimento e na participação - e a Wikipédia é apenas o seu resultado mais conhecido.

A Wikipédia nasceu em 2001. Vinte anos depois, ideias como o compartilhamento livre do conteúdo de nossos projetos, permitindo que todos os editem, e a autogovernança da comunidade, ainda parecem absurdas para a maioria das pessoas no mundo. Provavelmente eles parecem ainda mais absurdos do que vinte anos atrás. Ainda assim, eles funcionam. Não apenas eles não estão nos atrapalhando; eles são a base do nosso sucesso.

Não sei o que o futuro reserva para nós. A Wikipédia ainda será tão importante quanto é agora? O Wikidata ocupará o seu lugar? Ou talvez algo que ainda não existe? Como o nosso movimento vai evoluir? Precisamos mudar e adaptar-nos. Teremos de abrir mão de coisas que não esperamos. Mas seja qual for o futuro, precisamos permanecer ancorados nos nossos valores. Precisamos defender que a Wikimedia é governada por sua comunidade, e não o contrário.

Escolho focar nos valores porque são eles que nos unem. Eles guiam-nos em nossas ações e sobrevivem a qualquer projeto. Sim, realmente somos o maior bastião do espírito original da Internet: vamos trazê-lo para o futuro.

Algumas palavras sobre mim

Fiz um mestrado em Matemática na Scuola Normale Superiore, onde também sou candidato ao doutorado. Após deixar os estudos de doutorado, fundei uma empresa voltada para o reaproveitamento de dados bibliográficos (o WikiCite não existia na época!), E posteriormente ajudei no início de algumas outras empresas. Hoje, estou liderando o desenvolvimento de uma plataforma de corretagem eletrônica, parte de um grupo que opera múltiplos mercados relacionados a commodities sustentáveis.

Estou no movimento Wikimedia desde 2004, como editor da Wikipedia, administrador da Wikipedia italiana, voluntário OTRS, operador de bot. No geral, mais de 1 milhão de edições, incluindo edições de bot, em diferentes projetos. Atuei como membro do conselho e presidente da Wikimedia Italia, e como membro eleito pela comunidade do Comitê de Disseminação de Fundos. Acima de tudo, acredito no conhecimento livre e nos projetos wiki, e faço o meu melhor para apoiar o seu crescimento.

Top 3 prioridades do Conselho Transparência nos processos do conselho. Embora eu tenha sido um wikimedista altamente envolvido por mais de uma década, sempre achei difícil entender o que o conselho da Fundação Wikimedia está fazendo. Pior ainda, é frustrante ver sugestões e preocupações da comunidade que parecem não ser levadas em consideração.

Tendo eu mesmo participado de vários conselhos por muitos anos, compreendo perfeitamente que muitas das discussões do conselho são confidenciais - mas não todas. Também sei por experiência própria que, quando você entra em um conselho administrativo, é fácil ignorar esses problemas. Não é por má vontade, só que quando você tem a informação fica difícil considerar a perspectiva de quem não a tem. Mas este é mais um motivo para se empenhar por uma comunicação bidirecional real.

Transição para um papel menos central. O Conselho da Fundação Wikimedia sempre foi visto um pouco como um conselho do movimento - embora saibamos que não é. Agora, com a Estratégia do Movimento, espera-se que o novo Conselho Global finalmente dê um corpo que seja verdadeiramente representativo do nosso movimento. Não sabemos ainda como ele será moldado, mas para atingir seu potencial, o Conselho da Fundação Wikimedia e a própria Fundação Wikimedia terão que aprender uma nova maneira.

Contratar e integrar um novo CEO. Pode-se gostar ou não, mas ter um bom CEO é mais importante do que bons membros do conselho - e um mau CEO pode causar muito mais danos do que um mau membro do conselho. A seleção, o suporte e a supervisão do CEO são uma das funções mais críticas do conselho.

Top 3 prioridade da Estratégias do Movimento Aconteça o que acontecer, mantenha o foco nos valores da Wikimedia. Somos um movimento baseado em valores - livre acesso ao conhecimento, participação, equidade. Mantenha os valores em destaque. Deixe-os guiar nossas ações.

Implementação da estratégia, de uma forma justa. Já se passaram anos de trabalho na Estratégia do Movimento e estamos avançando lentamente para a implementação. Esta estratégia fala sobre descentralização, equidade na tomada de decisões, empoderamento das comunidades. Esta é uma grande oportunidade de mudar nosso movimento para melhor. Ao mesmo tempo, existe o risco de que um tempo de mudanças acabe favorecendo as antigas estruturas de poder. Precisamos ter certeza de que isso não aconteça.

A comunidade é um órgão de governo. A comunidade não é apenas um grupo de pessoas que fornecem trabalho gratuito para apoiar os projetos. A comunidade é o próprio movimento Wikimedia. É o nosso órgão de decisão final.

Verificação Verificação executada
Elegibilidade:   Verificado
Verificado por: Matanya (talk) 20:42, 1 July 2021 (UTC)[reply]
Identificação:   Verificado
Verificado por: Joe Sutherland (Wikimedia Foundation) (talk) 18:14, 29 June 2021 (UTC)[reply]
Formulário de avaliação da Diretoria
Formulário de avaliação da Diretoria
Anos de experiência
<1 1–2 2–5 5–10 10+

Experiência com a Wikimedia. O candidato é um contribuinte dedicado ao movimento Wikimedia. As contribuições elegíveis incluem: contribuições aos projetos da Wikimedia, filiação a uma organização ou afiliada da Wikimedia, atividades como organizador do movimento Wikimedia ou participação em uma organização aliada do movimento Wikimedia.

+10 anos

Estou no movimento Wikimedia desde 2004 (17 anos até agora!). Eu contribuo principalmente para a Wikipédia italiana e o Wikidata. Desde 2006, sou administrador da Wikipedia italiana. Entre 2006 e 2016 fui operador OTRS. Eu opero um bot na Wikipedia italiana. No geral, fiz mais de 1 milhão de edições, incluindo edições de bot, em diferentes projetos.

Sou membro da Wikimedia Italia desde 2006, trabalhando em uma ampla gama de programas - GLAMs, educação, Wiki Loves Monuments, advocacia, apoio voluntário, etc.

Sempre acreditei na importância de apoiar o movimento não só em meu país, mas também ao nível internacional. Servi no Comitê de Disseminação de Fundos por quatro anos como membro eleito pela comunidade, o que me dá uma ampla perspectiva sobre o trabalho e as atividades de muitos afiliados. Entre outras coisas, fui um organizador da Conferência da Wikimedia 2013, facilitador da eleição do conselho durante várias seleções e participei de redes como Iberocoop ou grupos de presidentes.

Experiência com Diretorias. O candidato fez parte do Conselho de Diretores ou outro órgão gestor similar de uma organização com foco nacional ou global (sem fins lucrativos, com fins lucrativos ou governamental).

+10 anos

Atuei nos conselhos de várias associações nacionais (italianas) e, em particular, no conselho da Wikimedia Italia de 2011 a 2014, e novamente como presidente de 2016 a 2020. Durante este tempo, a associação cresceu dez vezes e enfrentou muitos desafios, com seus sucessos e fracassos, e tem sido um grande aprendizado para mim.

Além disso, fui eleito para o Comitê de Disseminação de Fundos para dois mandatos, de 2015 a 2019.

Experiência executiva. O candidato trabalhou em nível executivo para uma organização, departamento ou projeto de tamanho, complexidade e escopo comparáveis (ou maiores) à Fundação Wikimedia.

Embora não seja comparável em tamanho, eu co-fundei minha própria empresa em 2014 e co-gerenciei nos próximos anos.

Across different roles, I have had executive responsibilities over budgets summing up to over 1 million dollars and I have coordinated up to 10 people.

Experiência com os temas. O candidato trabalhou ou se voluntariou significativamente em uma área relevante para o trabalho da Fundação e do Conselho. Tais áreas serão determinadas anualmente e podem incluir áreas como construção de movimento global e organização comunitária, tecnologia de plataforma de nível empresarial e/ou desenvolvimento de produtos, políticas públicas e legislação, setor de conhecimento (por exemplo, academia/GLAM/educação), direitos humanos e justiça social, software livre e de código aberto na Internet, estratégia e gestão organizacional, supervisão financeira, levantamento de fundos sem fins lucrativos, recursos humanos e/ou governança da diretoria.

Política pública (5-10 anos). Desde a sua criação em 2013, faço parte do esforço coordenado para obter um quadro político mais favorável ao conhecimento livre, tanto na União Europeia como Na Itália. Tenho lutado pela liberdade de panorama e por políticas que apoiem o conhecimento livre, especialmente durante o desenvolvimento da diretiva europeia de direitos autorais de 2019.

Facilitação (2-5 anos). Adoro ajudar pessoas e grupos a trabalharem juntos de forma eficaz e alcançarem seus objetivos. Construí minhas habilidades com experiência e treinamento específico.

Software e tecnologia (mais de 10 anos). Atualmente trabalho como líder de desenvolvimento de software e tenho um conhecimento prático de processos de desenvolvimento de software. Tenho usado (quase) apenas software livre nos últimos 20 anos.

Diversidade: antecedentes O candidato pertence ou pertenceu a um grupo que enfrentou discriminação histórica e sub-representação em estruturas de poder (relacionadas, por exemplo, a gênero, raça, etnia, deficiência, identidade LGBTQ+, classe social, status econômico ou casta).

Não

Diversidade: Geográfica O candidato contribuiria para a diversidade geográfica geral do Conselho de Diretores, com base nas regiões geográficas em que viveu.

Sim

Eu nasci e moro na Itália.

Diversidade: Linguagem O candidato é um falante nativo de um idioma diferente do inglês.

Sim

Eu sou um falante nativo de italiano. Além do inglês, entendo muito bem o espanhol.

Diversidade: experiência com sistemas políticos O candidato tem experiência substancial para compartilhar conhecimentos vivendo e/ou trabalhando em um contexto não-democrático, de censura estatal ou repressivo.

Não

Eu moro em um país razoavelmente democrático, e editar a Wikipédia nunca colocará minha vida em perigo; mas isso não significa que está tudo bem.

Em 2009, o então presidente da Wikimedia Italia foi processado em 20 milhões de euros em um esforço para influenciar o conteúdo de um artigo da Wikipédia. Ela ganhou no tribunal, mas demorou cinco anos. Quando me tornei o próprio presidente, não levei isso a sério. Muitos editores da Wikipédia têm se preocupado com os riscos que correm na edição, e alguns decidem não editar certos artigos, apenas para ter certeza. Isso efetivamente limita nossa independência.

Eu moro em um país razoavelmente democrático, mas mesmo aqui, mesmo nos EUA e na UE, leis que restringem a liberdade dos usuários são propostas diariamente. Proteger os direitos dos usuários é importante para todos, em qualquer lugar.