Plano anual da Wikimedia Foundation/2018-2019/Projeto

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2018-2019/Draft and the translation is 95% complete.

Introdução

Um movimento com direção

Ao longo dos seus 17 anos de história, o movimento da Wikimedia conseguiu o que parecia ser impossível. O que começou como um pequeno experimento conduzido por voluntários tornou-se uma das fontes de informação mais utilizadas no planeta - acessado por mais de um bilhão de dispositivos por mês, e ainda criado e mantido por voluntários. Hoje, somos um movimento robusto e global de pesquisadores, escritores, fotógrafos, desenvolvedores e instituições, baseado em ideais de liberdade de informação e conhecimento livre para todos.

A visão da Wikimedia exige um mundo "no qual cada pessoa possa compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento". Nos últimos anos, nós, como movimento, observamos atentamente nosso progresso em direção a essa visão. Ainda temos maneiras de ir juntos, e estamos determinados a ver o movimento Wikimedia prosperar no futuro.

Para esse fim, em 2017 embarcamos em uma consulta global ambiciosa para desenvolver colaborativamente uma direção para o movimento Wikimedia. Reunimos voluntários, parceiros, especialistas, capítulos da Wikimedia e outras afiliadas e funcionários da Wikimedia Foundation para discutir nosso futuro em aproximadamente 20 idiomas, com participantes de mais de 70 países.

O resultado foi a direção estratégica da Wikimedia 2030, [1] resumindo as centenas de conversas que ocorreram em todo o mundo, no wiki e fora, e uma extensa pesquisa sobre onde a Wikimedia deveria ir em seguida. Cerca de 100 afiliados da Wikimedia assinaram a direção, expressando seu apoio ao guia que criamos coletivamente para nosso futuro.

A direção que construímos juntos nos chama a se tornar a infra-estrutura essencial do ecossistema de conhecimento gratuito e um lugar onde qualquer um que compartilha nossa visão poderá se juntar a nós. Para isso, investiremos em duas áreas principais: a equidade do conhecimento e o conhecimento como um serviço.

  • A equidade do conhecimento significa concentrar-se nos conhecimentos e comunidades que foram deixados de fora por estruturas de poder e privilégio e acolher pessoas de todos os ângulos para construir comunidades fortes e diversificadas.
  • O conhecimento como um serviço nos permite tornar-se uma plataforma que serve conhecimento aberto para o mundo através de interfaces e comunidades, capacita aliados e parceiros para organizar e trocar conhecimento livre além da Wikimedia, e nos permite coletar e usar diferentes formas de conhecimento livre e confiável.

O mundo à nossa volta

  • Bilhões de pessoas ainda precisam acessar os projetos da Wikimedia. A maior parte do conteúdo é de artigos e imagens de enciclopédia de formato longo, deixando de fora outros formatos.
  • Em 2018, pela primeira vez, mais da metade da população mundial estará on-line.[2]
  • Enfrentamos tendências mundiais de censura, vigilância e remoção de conteúdo que impedem que as pessoas acessem informações.
  • As comunidades da Wikimedia não representam a diversidade da população humana, especialmente em termos de gênero e geografia.
  • Essa falta de representação e diversidade criou lacunas de conhecimento e vieses sistêmicos.[3][4][5]
  • Leitores esperam formatos multimídia além de texto e imagens, em tempo real, que suportam compartilhamento e conversação.[6][7]
  • Mais de 5 bilhões de pessoas usam telefones celulares, incluindo bilhões que confiam nos telefones como seu único caminho para o acesso à Internet.
  • Nos próximos 15 anos, a população crescerá mais nas regiões onde a Wikimedia atualmente atinge o menor número de usuários.[8]
  • Os idiomas que serão mais falados são principalmente aqueles sub-representados em nossos projetos e comunidades.[9]
  • A automação, especialmente o aprendizado de máquina e a tradução, está mudando a forma como as pessoas produzem conteúdo.[10]
  • Citações de alta qualidade suportam a verificabilidade. Para construir uma Internet mais confiável baseada em fatos, precisamos de uma rede mais robusta de referências para além da Wikipédia.
  • Como a tecnologia se espalha por todos os aspectos de nossas vidas, a infraestrutura da Wikimedia precisa escalar em termos de número de pessoas uma variedade de maneiras pelas quais as pessoas acessam informações.
  • A infraestrutura da Wikimedia precisa atender à variedade de maneiras pelas quais as pessoas acessam informações.


O ano que vem

Ao entrarmos no ano fiscal de 2018-19 (julho de 2018 a junho de 2019), o movimento da Wikimedia se encontra em um momento de transição. Tendo concluído uma consulta global que produziu uma direção estratégica poderosa e ambiciosa para o nosso futuro, agora começamos nosso trabalho para alcançar essa visão.

Será necessário todo o movimento da Wikimedia - incluindo organizações afiliadas, voluntários, doadores e parceiros - para alcançar nossos objetivos. Como a organização sem fins lucrativos que apóia os projetos e movimentos da Wikimedia, a Fundação Wikimedia desempenha um papel central nesse esforço. Neste ano, lançaremos as bases para as metas centrais dessa direção: a equidade do conhecimento e o conhecimento como um serviço.

Ao longo deste ano, a Wikimedia Foundation fará melhorias críticas em nossos sistemas e estruturas para garantir que possamos efetivamente, com segurança e rapidamente alcançar nossos objetivos de longo prazo de conhecimento e equidade como conhecimento. Vamos modernizar e evoluir nossa infra-estrutura técnica, aprimorar nossos sistemas de privacidade e segurança e investir em dados estruturados. Implementaremos programas dimensionáveis e mensuráveis que aumentam a quantidade e a diversidade de conteúdo e colaboradores, especialmente de partes do mundo onde estamos sub-representados. Estenderemos o alcance dos projetos e marcas da Wikimedia, aumentando nosso tráfego global e possibilitando que mais pessoas em todo o mundo participem.

Este trabalho não apenas nos aproximará de nossa direção estratégica, mas nos preparará para executar um plano estratégico de 3 a 5 anos, que a Fundação Wikimedia criará este ano para guiar nossa futura estratégia organizacional. Esse plano mapeará nosso caminho para se tornar a infraestrutura essencial para o conhecimento livre.

Evolua nossos sistemas e estruturas

A própria existência da Wikimedia é notável. Não é apenas a ideia que se mostrou convincente e útil para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. É também notável que a comunidade Wikimedia e a Fundação Wikimedia tenham feito tanto com tão pouco. Nosso tráfego, comunidade, uso e influência desmentem a natureza enxuta da organização. No próximo ano, investiremos nos sistemas e estruturas subjacentes que quantificam e sustentam nossos projetos, com o objetivo de nos preparar para o trabalho futuro em apoio à nossa missão. Isso poderia incluir processos e normas internas à Fundação, métricas que medem o progresso em direção aos nossos objetivos estratégicos, sistemas e estruturas que governam e apoiam nosso movimento, bem como as plataformas e a arquitetura que fundamentam nossos projetos.

Para alcançar este objetivo, nós:

  • Modernizar nossa infraestrutura de tecnologia, incluindo nossa pilha de aplicativos, serviços e plataforma de produção; antecipar os sistemas relacionados à privacidade e segurança; e investir no desenvolvimento do Wikibase e Wikidata.

[11]

  • Aumentar o suporte para a comunidade global da Wikimedia, repensando e melhorando nossa doação, desenvolvimento de liderança e ferramentas para tornar o trabalho dos contribuidores mais fácil e produtivo
  • Cultive a Doação Wikimedia para garantir a saúde a longo prazo do movimento

Viver nossos valores apoiando a diversidade e a inclusão, o desenvolvimento de pessoal e a excelência operacional em toda a nossa organização, e incluindo a sustentabilidade ambiental em nossos processos de tomada de decisão.

Saberemos que somos bem sucedidos quando:

  • Nossa infra-estrutura tecnológica é robusta, flexível, sustentável e segura e pode atender às nossas necessidades futuras
    • Podemos atender 95% dos nossos serviços em mais de um data center
    • Observamos um aumento de 20% nos serviços adotando a pilha de métricas modernizada
    • 100% dos serviços envolvidos nas exibições de página estão usando o registro centralizado
  • Fizemos progressos na jornada para unificar nossos principais ativos de software, convergindo o MediaWiki com nossos serviços Node.js
  • Somos capazes de rapidamente iterar experiências de usuário final de alta qualidade e medir o sucesso executando experimentos de produto duas vezes ao mês.
  • Uso de Wikidata aumenta em 15%, atingindo 386 milhões de dados usados até o final do ano civil de 2018
  • Investimos recursos da comunidade de acordo com um conjunto direcionado de prioridades de financiamento alinhadas com a direção estratégica
  • Temos um aumento de 3% no engajamento geral da equipe da Fundação Wikimedia
  • Crescemos as Dações da Wikimedia em US $ 5 milhões e aprofundamos nosso relacionamento com os principais doadores


Cresça novos contribuidores e conteúdo

O ponto forte da Wikimedia é sua comunidade global de colaboradores voluntários. Os colaboradores selecionam e criam o conhecimento (conteúdo) que é tão valioso para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. As pessoas que compõem esse movimento e seu conhecimento, diversidade e capacidade de participar de nossos projetos possibilitam que os projetos da Wikimedia existam e prosperem. Vamos nos concentrar em aumentar não apenas o número líquido de contribuintes e a quantidade de conteúdo, mas também a diversidade linguística, geográfica e demográfica dos colaboradores e a amplitude e profundidade do conteúdo da Wikimedia. Garantiremos que as pessoas em todos os lugares possam compartilhar seus conhecimentos, incluindo os 5 bilhões de pessoas que usam smartphones para acessar a Internet e os bilhões de pessoas que usam telefones apenas, especialmente em regiões sub-representadas.[12][13]

Para alcançar este objetivo, nós:

  • Investir na saúde geral da comunidade Wikimedia com ferramentas e programas que ajudam os colaboradores a responder ao assédio e aumentar a colaboração positiva
  • Apoiar colaboradores novos e existentes através de um conjunto mais rico de ferramentas de integração e experiências intuitivas de contribuição móvel
  • Criar técnicas para medir a demografia dos contribuintes em uma granularidade adequada para entender as melhorias nessa área
  • Expandir a capacidade dos contribuidores de abordar lacunas de conteúdo, preconceitos e conteúdos mais diversos por meio do aprendizado de máquina e da inteligência artificial (IA) e melhores ferramentas de tradução
  • Aumentar a participação de comunidades locais em regiões sub-representadas por meio de financiamento, orientação, capacitação e apoio a parcerias estratégicas.
  • Avançar na agenda de políticas da Wikimedia e construir um argumento sólido para nossos valores em todo o mundo por meio de educação, defesa de direitos, relações com o governo e mobilização da comunidade.

We will know we’re successful when:

  • The number of English Wikipedia administrators who report having the skills and tools to intervene in cases of harassment increases by 25%
  • More people contribute to the Wikimedia projects, particularly from underrepresented regions or groups
    • New contributor retention in target languages increases by 10% year-over-year
    • Number of edits on mobile increases by 20% year-over-year in target languages
    • We have the capacity and baseline data to measure diversity in contributor demographics  
  • The amount, diversity, and quality of content on Wikimedia projects increases, particularly in underrepresented languages
    • The rate of content growth in target languages increases by 10% year-over-year
    • Our research leads to better understanding of knowledge gaps across languages
    • Article section recommendation technology that helps contributors expand already existing articles is available in at least 10 languages
    • Artificial intelligence technology providing edit and article quality prediction is in use on five new language versions of Wikipedia
  • Wikimedia values, projects and communities are present in global policy discussions on issues that directly impact our mission

Aumentar nosso alcance

Assim como o crescimento de novos conteúdos e colaboradores, aumentar nosso alcance em todo o mundo é fundamental para nossa capacidade de alcançar nossa visão, que exige que cada ser humano compartilhe conhecimentos. Atualmente, atingimos uma proporção muito grande do planeta. Mas não há dúvida de que há muito mais pessoas que ainda não são capazes de participar do conhecimento livre. Vamos nos concentrar em expandir nosso alcance - a conscientização e o uso dos projetos da Wikimedia - em toda a demografia. Já somos um recurso para muitos, devemos nos tornar um serviço para todos.

To achieve this goal, we will:

  • Bring more people onto the Wikimedia projects by investing in Wikipedia’s search engine optimization (SEO), and creating delightful, understandable experiences with improved user experiences for targeted geographies
  • Raise awareness of Wikimedia, particularly in underrepresented communities and groups, through targeted communications campaigns and support for local communities to conduct their own outreach
  • Build and maintain partnerships with mobile providers and invest in third-party infrastructure for offline access to Wikipedia to extend reach of Wikimedia content for users in Africa, Asia, the Middle East, and Latin America
  • Improve discoverability and verifiability of knowledge through structured data integration on Wikimedia Commons, support for the WikiCite community, and technical partnerships
  • Expand our network of institutional allies in libraries, education, and cultural heritage who contribute knowledge to Wikimedia projects

We will know we’re successful when:

  • More people in underrepresented demographics, countries, and languages have been introduced to Wikipedia, use it, and come back

[14]

    • Global traffic increases by 1 - 10% (pending baseline analysis)
    • 15% increase in awareness of Wikipedia in target regions
    • Wikipedia is meaningful to 1 billion women
    • 1 million users in underrepresented regions can directly access Wikipedia through mobile provider and offline partnerships  
  • More institutions contribute high-quality content to our projects, integrate our projects into their workflows, and see Wikimedia as a natural ally in pursuing their missions
  • Kiwix, a core part of the offline content distribution ecosystem, improves their platform and increases the number of end users by 15%
  • Citations and links to external sources cited from Wikipedia articles are immediately and comprehensively archived and remain available readers in perpetuity

Despesas

 
Gráfico de Percentagem Funcional do EF18-19

A Fundação continua a se esforçar para alocar nossos recursos para o trabalho programático sem comprometer a importante captação de recursos e o trabalho geral e administrativo que mantém nossa organização saudável. Na primeira tabela, dividimos nosso orçamento por despesas do programa e despesas não relacionadas ao programa. As despesas não relacionadas ao programa combinam a captação de recursos e as despesas gerais e administrativas. O gráfico a seguir ilustra a porcentagem de despesas nas três categorias.

Expandimos a estrutura de planejamento que instituímos no ano passado com programas interdepartamentais para todos os nossos programas em toda a organização. Isso nos permite vincular os recursos de cada programa a resultados e medidas. Como tal, organizamos nosso orçamento abaixo em programas. Isso nos permite mostrar nossos investimentos em programas específicos que suportam nossos três objetivos definidos. Estamos abertos a responder perguntas ou fornecer informações adicionais para que possamos descrever nossos planos de recursos de forma significativa.

Orçamento consolidado: despesas do programa e não relacionadas ao programa
(Todos os valores das despesas são em dólares americanos, exibidos em milhares)
Orçamento para o EF17-18 Plano de FY18-19
Receita
Arrecadação de fundos e outras receitas 76,800 93,115
Despesas do Programa[15]
Pessoal 30,986 39,194
Despesas com Data Center[16] 4,465 4,676
Subsídios 7,360 7,528
Contribuição de Dotação 5,000 5,000
Serviços contratuais externos 2,826 3,777
Taxas legais 918 1,303
Viagens, Eventos e Conferências 2,277 2,935
Outras despesas[17] 5,361 3,937
Fundo de oportunidade[18] 0 1,500
Estratégia de Movimento 0 1,124
Despesas totais do programa 59,193 70,974
Despesas não relacionadas a programas[15]
Pessoal 9,066 10,156
Taxas de Processamento de Doação 3,228 4,045
Serviços contratuais externos 1,947 2,336
Taxas legais 404 395
Viagens, Eventos e Conferências 446 629
Outras despesas[17] 2,516 3,609
Despesas totais não relacionadas a programas 17,607 21,170
Despesas Operacionais Anuais Totais 76,800 92,144
Fundos disponíveis para um propósito específico[19]
Estratégia de Movimento 453 0
Estratégia de marca 850 0
Mover escritório 697 0
Fundos disponíveis para um propósito específico 2,000 0

 
FY18-19 Investments in Goals

Orçamento por objetivo
(Todos os valores das despesas estão em dólares americanos, exibidos em milhares)
Evolua nossos sistemas e estruturas Crescer novos contribuintes e conteúdo Aumentar Alcance Outros[20] Total
Funcionários adicional existente 110 64 19 114 307
Novo número de funcionários adicional 13 8 6 10 37
Despesas do Programa
Pessoal 16,630 10,068 3,177 9,319 39,194
Despesas com Data Center[16] 0 0 0 4,676 4,676
Subsídios 0 7,270 0 258 7,528
Contribuição de Dotação 0 0 0 5,000 5,000
Serviços contratuais externos 1,222 413 403 1,739 3,777
Taxas legais 585 175 543 0 1,303
Viagens, Eventos e Conferências 562 575 132 1,666 2,935
Outras despesas[17] 1,214 112 452 2,159 3,937
Fundo de oportunidade[18] 0 0 0 1,500 1,500
Estratégia de Movimento 1,124 0 0 0 1,124
Despesas totais do programa 21,337 18,613 4,707 26,317 70,974
Despesas não relacionadas a programas
Pessoal 1,556 0 0 8,600 10,156
Taxas de Processamento de Doação 0 0 0 4,045 4,045
Serviços contratuais externos 439 0 0 1,897 2,336
Taxas legais 275 0 0 120 395
Viagens, Eventos e Conferências 32 0 0 597 629
Outras despesas[17] 403 0 0 3,206 3,609
Despesas totais não relacionadas a programas 2,705 0 0 18,465 21,170
Despesas Totais 24,042 18,613 4,707 44,782 92,144

Apêndice 1: recursos

Referências e Notas

  1. "2017 Direção Estratégica do Movimento Wikimedia". 
  2. "A web está sob ameaça. Junte-se a nós e lute por isso.". A Fundação Web. March 12, 2018. Retrieved March 27, 2018. 
  3. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-new-voices-lack-content-africa-12
  4. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-wmcon-knowledge-gaps-13
  5. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-appendix-pattern4-14
  6. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-reboot-visual-realtime-20
  7. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-appendix-pattern5-21
  8. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-appendix-pattern1-27
  9. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-appendix-pattern3-25
  10. https://meta.wikimedia.org/wiki/Strategy/Wikimedia_movement/2017/Direction#cite_note-appendix-pattern9-28
  11. A ser desenvolvido por uma equipe de engenharia na Wikimedia Deutschland, o capítulo alemão da Wikimedia
  12. "Mobile está comendo o mundo". Benedict Evans (in en-GB). Retrieved 2018-03-20. 
  13. "O relatório móvel global". comScore, Inc. (in en-US). Retrieved 2018-03-20. 
  14. Dispositivos exclusivos nos principais idiomas serão usados como proxy para indivíduos.
  15. a b Determinadas categorias de despesas foram alteradas no orçamento do AF17-18 para se adequarem à apresentação do AF18-19.
  16. a b O valor do EF18-19 representa as despesas de depreciação e as despesas operacionais do data center para equipamentos de acordo com os nossos relatórios, de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos dos EUA.
  17. a b c d Outras despesas incluem: Instalações, Wikidata, Seguros, Móveis, Equipamentos, Software, Recrutamento, Impostos sobre Propriedade, etc.
  18. a b Fundos orçamentários para permitir à Fundação adotar projetos adicionais quando estiverem prontos, aproveitar as oportunidades à medida que surgirem, apoiar a incerteza e ajustar nossa trajetória de crescimento ao longo do ano à medida que crescemos e desenvolvemos ainda mais nosso plano.
  19. Essas despesas são financiadas pelo nosso superávit para investimentos específicos e não recorrentes.
  20. A categoria "Outros" inclui todas as despesas programáticas e não programáticas restantes que não são classificadas nas três metas.