Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Fluxos de receita

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Working Groups/Revenue Streams and the translation is 100% complete.



Visão geral

Palavras-chave

Modelos de financiamento, doadores, captação de recursos, parcerias

Foco

  • princípios de fluxos de receita do movimento;
  • modelos de fluxos de receita que já existem no movimento e em outras organizações e movimentos sem fins lucrativos;
  • desenvolvimento de modelos de fluxos de receita em alinhamento com o desenvolvimento do produto;
  • maneiras de explorar todo o potencial das partes interessadas do movimento (como organizações, grupos, aliados, parceiros e doadores) para geração de fluxos de receita;
  • avaliação e melhoria das estruturas e responsabilidades atuais para a geração de fluxos de receita para o movimento.

Justificativa

Atualmente, a Wikimedia opera um dos sites mais populares e adorados do mundo, gerando a maior parte das receitas do movimento por meio de campanhas de banner. À medida que cada vez mais pessoas acessam o nosso conteúdo por meio de serviços e páginas de terceiros, e que desenvolvemos o nosso produto e tecnologia para atender às expectativas das próximas gerações de usuários, há uma necessidade evidente de mapear, explorar e avaliar modelos alternativos de receita.

No entanto, qualquer mudança global nas nossas estratégias de receita precisa de um acordo sobre os princípios para a geração de fluxos de receita. Além de não termos este acordo, também não temos um canal de comunicação claro ou uma plataforma para que essas conversas possam ser realizadas. O mesmo se aplica ao compartilhamento de experiência e conhecimento especializado. Modelos diversificados para geração de fluxos de receita já estão em uso em algumas organizações e em alguns grupos da Wikimedia (p. ex., apoio de fundações filantrópicas ou governos, taxas de associação ou parcerias organizacionais), mas quase não há orientação aos pares ou transferência de know-how. Como resultado, não estamos explorando o potencial total das diversificadas partes interessadas do movimento quando se trata de geração de recursos financeiros para a nossa causa.

Existe também potencial para otimização dos nossos esforços de captação de recursos por meio da comunicação com os nossos doadores para melhor entender os seus interesses de financiamento. Um potencial semelhante está na exploração mais minuciosa dos modelos de receita de organizações e movimentos semelhantes. A inclusão de especialistas externos pode promover ainda mais o desenvolvimento de abordagens inovadoras de geração de recursos financeiros. Precisamos realizar as pesquisas necessárias e criar redes a nível local e global para maximizar a receita para o movimento e nos ajudar a avançar rumo à nossa direção estratégica.

A tarefa do grupo de trabalho será enfrentar os desafios existentes e criar estruturas e canais para iniciar e propiciar conversas inteligentes sobre a geração de fundos futuros para o movimento Wikimedia.

Perguntas orientadoras

Essas perguntas não devem ser respondidas individualmente, mas devem ajudar o grupo a estruturar as suas próprias conversas e as consultas com as partes interessadas do movimento.

  • Como podemos maximizar a receita do movimento?
  • O que precisamos mudar ou adicionar às nossas estruturas e processos de captação de recursos atuais para torná-los mais sustentáveis, adaptáveis e adequadamente distribuídos?
  • Quais limites ou “exigências” devem existir para orientar as nossas práticas? Que novas abordagens estamos dispostos a considerar para maximizar os fluxos de receita para o movimento?
  • Quais órgãos (do movimento) devem assumir as responsabilidades (locais, regionais, globais) na garantia de fluxos de receita para o movimento? Como esses esforços podem ser melhor coordenados?
  • Precisamos conectar ou alinhar as nossas abordagens estratégicas para fluxos de receita às abordagens para alocação de recursos?

Lista de distribuição

wg2030-revenuestreams wikimedia.org

Membros

Nome Organização/projeto Função Região geográfica
Amélie Cabon Wikimédia France Membro da equipe Europa Ocidental
Biyanto Rebin Wikimedia Indonesia Membro do Conselho de Administração Sudeste Asiático
Gayane Vardanyan Wikimedia Armenia Membro da equipe Europa Central e Oriental
Guillaume Paumier Fundação Wikimedia Membro da equipe América do Norte, Europa Ocidental
Ido Ivry Comitê APG, Wikimedia Israel Voluntário Ásia Ocidental
Megan Hernandez Fundação Wikimedia Membro da equipe América do Norte, Europa Ocidental
Sebastian Kersner Wikimedia Argentina Membro da equipe América do Sul
Tanya Capuano Fundação Wikimedia Membro da equipe América do Norte

Reports and documents

Recommendations

Scoping document

Atividades e relatórios

Relatório do grupo de trabalho da Conferência Wikimedia (2018)

Não havia nenhum grupo trabalhando no tema de Receitas na Conferência da Wikimedia.

Recursos

Materiais existentes

Esta é uma lista exemplificativa. Adicione outras fontes que forneçam contexto, informações básicas e percepções relacionadas à área temática.