Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Atualizações/7 de abril de 2017 - Atualização 12 sobre o processo de estratégia do movimento Wikimedia

Mensagem de Katherine Maher

Esta mensagem, "7 de abril:Atualização sobre o processo de estratégia do movimento Wikimedia (#12)", foi enviada por Katherine Maher em 7 de abril de 2017.

Olá a todos!

Desculpe-me por não haver uma atualização forma nas ultimas duas semanas - com a conferência Wikimedia, a reunião associada do Conselho e nosso planejamento anual comum, eu falhei. A boa notícia é - como provavelmente já vistes e ouviu - muitas discussões estão ocorrendo!

Nesta semana, estou experimentando com um tipo diferente de atualização: agora que as conversas foram lançadas colocareis menos pontos em lista sobre o processo e mais parágrafos sobre o trabalho geral que está acontecendo ao redor do movimento. Assim que mais conversas acontecerem, espero que atualizações futuras continuarão a ser substantivas, compartilhando temas chave e discussões assim que emerjam.

Semana passada, mais de 350 líderes da comunidade Wikimedia de mais 70 países e muitos grupos de interesse diferentes convergiram em Berlim durante a reunião anual dos afiliados do movimento, a conferência Wikimedia. Esse ano, líderes dos afiliados do movimento foram acompanhados por 200 líderes adicionais de todo o movimento Wikimedia para participar em uma trilha programática focada na estratégia do movimento. Além de participar de algumas discussões presenciais sobre nossa direção futura compartilhada, voluntários também discutiram maneiras de ajudar a compartilhar esse esforço entre suas atividades e grupos.

Talvez esteja se perguntando - aonde estão as atas de nossas reuniões em Berlin? Excelente pergunta. De forma incomum para a nossa comunidade, a trilha de estratégia em Berlim foi quase inteiramente analógica, com marcadores papéis e notas adesivas. A equipe de facilitação está em processo de digitalizar todo esse material, de anotações de sessão até resumos e frases finais. Podes manter-se atento (ou vigiar) a página de Fontes para saber quando materiais adicionais são publicados - e responder e discutir quando apropriado!

As discussões em Berlim são somente uma das diversas maneiras que pessoas de todo o movimento puderam se envolver no processo de estratégia desde minha última atualização. Aproximadamente 50 voluntários e grupos estão ajudando a coordenar discussões e várias discussões off-wiki já estão acontecendo. Esse ciclo (o primeiro de três) acontecerá até 15 de abril, logo ainda há uma semana para compartilhar os seus pensamento - por favor o faça!

Todas estas oportunidades são para que contribuas teus pensamentos na questão, "O que queremos construir ou alcançar juntos nos próximos 15 anos?" Por exemplo, se pensas que devemos ir ao espaço sideral (afinal, já fomos a lua), nos conte mais! Tens um pensamento rápido que queres compartilhar? Queremos ouvi-lo! Veja a página de participação no portal de estratégia da Meta-wiki para mais informações sobre aonde e como podes se envolver nessa conversa global.

Enquanto as conversas continuam, estamos ocupados as seguindo. Resumos das discussões nas wikis estão sendo publicados na Meta-Wiki, assim como notas de 64 discussões recentes (e crescendo!) Estamos emocionados de ver diversas maneiras e locais a nossa comunidade está encontrando para ter essa importante discussão sobre o nosso futuro. Enquanto temas chaves emergem em diferentes comunidades, espero compartilhá-los aqui.

Sobre as comunicações: recentemente, Nicole apresentou uma visão geral do progresso e planos para a Trilha A durante a nossa reunião mensal de atividades e métricas. Também estamos trabalhando em post no blog anunciando o início oficial do processo de estratégia do movimento. Além dessas comunicações, continuaremos a realizar essas atualizações semanais. Apreciamos todos os comentários construtivos que recebemos nessas atualizações até agora e lhe convidamos a nos enviar mais na wiki. Como sabemos, quanto mais comunicação sobre o que está acontecendo, melhor.

Obrigada pelo seu envolvimento contínuo com esse processo. Tenho que confessar que enquanto estava entusiasmada sobre essas conversas não tinha certeza como tudo iria acontecer após o lançamento. Há uma grande diferença entre um monte de notas em um quadro branco e realmente iniciar uma conversa comunitária espontânea, global, multilíngue com um grupo tão amplo e diverso de pessoas. Três semanas após o lançamento da primeira discussão, sinto genuíno orgulho ao ver o que todos trouxeram para a discussão. Essa comunidade é brilhante, nossa visão inspiradora, nossos desafios gigantes (e emocionantes) e temos tanta oportunidade a nossa frente. Estou agradecida por poder trabalhar ao lado de vocês.

Schönes Wochenende! (Tradução do alemão: "Feliz fim de semana!")

Saudações,
Katherine