Efetividade organizacional/Centro de aprendizagem

This page is a translated version of the page Organizational effectiveness/Learning center and the translation is 38% complete.

Este centro de aprendizado pode acompanhar o Questionário de Efetividade Organizacional da Wikimedia e o Guia do Usuário, ou pode ser usado independentemente dessas ferramentas.

Introdução

Este Centro de Aprendizagem acompanha o Questionário de Efetividade Organizacional e o Guia do Usuário. Recomendamos que as organizações considerem o uso do Questionário e do Guia do Usuário para restringir seu foco nas áreas de capacitação mais relevantes para suas organizações. Este Centro de Aprendizagem é uma ferramenta que pode ser construída pelas Organizações Wikimedia ao longo do tempo.

Estas páginas incluem recomendações de capacitação e links para recursos em torno das diferentes estratégias que as Organizações Wikimedia utilizam para serem eficazes. Este Centro de Aprendizagem é um documento vivo. Nós fornecemos alguns recursos básicos aqui, e esperamos que as Organizações Wikimedia mudem e acrescentem a estes recursos ao longo do tempo, para construir um repositório de conhecimento de eficácia organizacional específico para os pontos fortes e desafios das organizações que trabalham no movimento Wikimedia. Estas recomendações iniciais são extraídas da experiência e conhecimento do Grupo TCC trabalhando com muitos tipos diferentes de organizações, e de pesquisas realizadas para conhecer especificamente as necessidades das Organizações Wikimedia.

Este Centro de Aprendizagem é um companheiro do Questionário de Efetividade Organizacional e do Guia do Usuário, que pretendem ser uma ferramenta para apoiar as Organizações Wikimedia na avaliação de seus pontos fortes organizacionais e desafios de capacitação, e para aplicar este conhecimento na criação de um plano de capacitação para focar em áreas-chave que elas desejam fortalecer. Dado o escopo desta ferramenta, que inclui muitas estratégias, recomendamos enfaticamente que as organizações Wikimedia considerem o uso do Questionário e do Guia do Usuário para focar em algumas áreas-chave ao mesmo tempo. Naturalmente, este Centro de Aprendizagem ainda pode ser usado por qualquer pessoa interessada nestes tópicos.

As estratégias neste Centro de Aprendizagem estão correlacionadas com as do Questionário. Para cada estratégia, incluímos uma breve lista de recomendações concretas que as organizações podem considerar implementar, dependendo de seus contextos. Percebemos que as organizações estão trabalhando em muitos contextos diferentes e que, devido à localização e experiência das pessoas que estão desenvolvendo esta ferramenta inicial, as recomendações podem não ser igualmente válidas em todos os contextos. Para cada estratégia, incluímos também um lugar para que as organizações com pontos fortes nessa área se identifiquem a fim de compartilhar habilidades com outras organizações. Além disso, incluímos links para padrões de aprendizagem relevantes e links para a comunidade e recursos externos que esperamos construir ao longo do tempo.

If your organization needs more support in implementing these recommendations and is willing to share your capacity building plans with the Wikimedia Foundation, we encourage you to reach out to <orgeffectiveness at wikimedia dot org>.

This Learning Center is not exhaustive. There may be important recommendations, or entire key strategies that are not yet included. Users of this Learning Center and the accompanying OE Questionnaire and User Guide, can improve them over time.

Specific strategies

Core strategies needed by all Wikimedia organizations:

Program strategies used by some Wikimedia organizations:

Organization strategies used by many Wikimedia Organizations:

General organizational effectiveness resources (not specific to a strategy)

Suggestions for strategies not yet included here!