Licensing update/Result/pt

Shortcut :
LU/R


A Fundação Wikimedia (WMF, por suas siglas em inglês), propôs que o direito de autor sobre as condições de licenciamento wikis operados pela WMF - incluindo a Wikipédia - seja modificado para incluir a Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-BY-SA) licença para além da actual GNU Free Documentation License (GFDL). Essa alteração afetará todo o texto e mídia rica (imagens, som, vídeo, etc) atualmente licenciado sob "GFDL 1.2 ou versões posteriores." Esta alteração destina-se a avançar a missão da WMF, aumentando a compatibilidade e a disponibilidade de conteúdo livre. Mais detalhes e motivação para esta mudança são explicados no proposta de atualização de licença e no FAQ associado.

Para medir o apoio da comunidade para a adoção desta alteração, uma votação em toda a Wikimedia foi realizada entre 12 de abril e 3 de maio de 2009. A votação foi gerenciada por voluntários associados ao comitê da atualização de licença e conduzida em servidores controlados pela independente sem fins lucrativos SPI.

Resultado conciso edit

Resultado da Pesquisa de Atualização da Licença
"Sim, eu sou a favor desta mudança" 13242 75.8%
"Não, eu sou contra a esta mudança" 1829 10.5%
"Não tenho opinião sobre esta mudança" 2391 13.7%
Total de votos expressos e certificados 17462

Se os votos "sem opinião" não forem incluídos, a percentagem Sim/Não torna-se 87.9%/12.1% (15071 votos).

Próximos passos edit

Como acordo prévio, o comitê da atualização de licença compartilhou este resultado com o Comissão Administrativa da Fundação Wikimedia dias antes da publicação do resultado. A Comissão é responsável pela aprovação final antes de qualquer alteração da licença da Wikimedia.

Michael Snow, Membro da Comissão Administrativa da Fundação Wikimedia, fez o seguinte comentário:

Os voluntátios que trabalham nos projetos Wikimedia apoiaram fortemente fazendo suas contribuições disponíveis sob a Creative Commons Attribution/Share-Alike License (CC-BY-SA) além da GNU Free Documentation License (GFDL). A atualização dos nossos termos de licença apoiará a missão caritativa da Wikimedia, tornando nossos projetos legalmente compatíveis com outros que escolheram a licença CC-BY-SA. Nossas informações gratuitas e conteúdo educativo podem ser compartilhados mais facilmente e será mais fácil para todos.

Todo o Conselho Administrativo aprovou a seguinte resolução em 21 de maio de 2009:

Resolvido que: Considerando que a comunidade Wikimedia, em uma votação em todo o projeto, expressou um suporte muito forte para a alteração dos termos de licença dos sites Wikimedia, e visto que a Comissão Administrativa já havia adotado uma resolução de atualização de licença solicitando que uma certa mudança pudesse ser possível, a Comissão por isso delclara sua intenção de implementar estas mudanças. Portanto, a Fundação Wikimedia exercita sua opção sob a Versão 1.3 da GNU Free Documentation License para relicenciar os sites Wikimedia como Colaborações Massivas de Múltiplos Autores sob a licença Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0, com efeito em 15 de junho de 2009. Por isso, a Comissão Administrativa instrui ao Diretor Executivo a ter todos os termos de licenciamento da Wikimedia atualizados e termos de uso implementados de maneira consistente com a proposta de atualização de Licença.

Para implementar a mudança, os seguintes eventos são esperados:

Data Evento
Início de junho As revisões finais para os termos de uso propostos são dispostas a comentários. São publicados procedimentos propostos para tratar com conteúdo externo. Uma estratégia de atualização de predefinições nas mídias afetadas é anunciada.
15 de junho por diante Depois das modificações, as declarações de copyright e termos de uso são atualizadas em todas as wikis de língua inglesa. Logo inicia-se a tradução para os projetos em outros idiomas. Arquivos de mídias afetados são migrados assim como assim.

Detalhes da votação edit

A pesquisa pela atualização da licença foi conduzida por três semanas (de 12 de abril a 3 de maio de 2009) em 32 idiomas, e foi anunciada por um aviso exibido a todos os editores registrados. A pesquisa foi aberta para qualquer indivíduo que possuísse uma conta registrada em um projeto Wikimedia com ao menos 25 edições anteriores a 15 de março de 2009, cuja conta não estivesse bloqueada nem identificada como bot. Quem não se enquadrasse nestes critérios estaria automaticamente excluídos da votação.

Certificação edit

 
Histórico dos votos durante o período de votação de três semanas.

Um total de 18.692 votos foram submetidos. Após análise, a comissão da Atualização de Licença certificou 17.462 desses como válidos. A maioria dos votos foram rejeitados devido às pessoas que tentaram votar várias vezes. Neste caso, só era válido o voto mais recente das pessoas que votaram várias vezes, descartando os votos anteriores. Isto inclui 930 casos onde uma única conta fora utilizada em um wiki para múltiplos votos. Cerca de 256 votos foram descontados devido às pessoas que tentaram votar várias vezes com a mesma conta em diferentes wikis (confirmado como contas vinculadas através de contas de usuário unificadas ou outros elementos técnicos). Os outros 44 votos foram eliminados por outros motivos, incluindo manipulação de identidade (sockpuppetry).

Todas as revisões foram realizadas exclusivamente com base na identidade da conta do eleitor e provas técnicas associadas. Os revisores não tiveram acesso ao conteúdo de cada voto pois estavam encriptados. Os votos rejeitados nunca foram abertos.

Estatísticas demográficas edit

193 projetos Wikimedia foram representados por pelo menos um voto.

Votos Percentagem Grupo
16785 96.1% 102 Wikipédias
397 2.3% 8 projetos "Especiais" (incluindo Commons, [[:|Meta]], Wikispecies, etc.)
78 0.4% 22 Wikcionários
72 0.4% 18 projetos Wikilivros
60 0.3% 17 projetos Wikisource
30 0.2% 11 projetos Wikinotícias
24 0.1% 7 projetos Wikiversidade
15 0.1% 8 projetos Wikiquote
Os 20 projetos que mais votaram
Votos Percentagem Projeto
7528 43.1% Wikipédia em inglês
3104 17.8% Wikipédia em alemão
955 5.5% Wikipédia em francês
778 4.5% Wikipédia em russo
738 4.2% Wikipédia em espanhol
507 2.9% Wikipédia em polonês
454 2.6% Wikipédia em italiano
315 1.8% Wikipédia em chinês
274 1.6% Commons
274 1.6% Wikipédia em japonês
235 1.3% Wikipédia em holandês
210 1.2% Wikipédia em português
158 0.9% Wikipédia em sueco
125 0.7% Wikipédia em hebraico
125 0.7% Wikipédia em húngaro
117 0.7% Wikipédia em finlandês
111 0.6% Wikipédia em tcheco
105 0.6% Wikipédia em turco
98 0.6% [[:|Meta]]
78 0.6% Wikipédia em dinamarquês