Wikinotícias é uma proposta de projeto cujo objetivo é reportar e resumir notícias de todos os tipos de assunto, de forma colaborativa, com um ponto de vista neutro. Esta proposta descreve os objetivos do projeto e enumera os seus cinco requisitos básicos. Caso ela seja implementada, haverá comunidades Wikinews em todos os idiomas.

O logótipo atual da Wikinotícias.

A implementação precisa dos requisitos do Wikinews é deixada sob responsabilidade individual das comunidades. A fim de ajudá-las, nós procuramos desenvolver idéias para uma política de contribuição aqui no Meta que as comunidades Wikinews individuais podem usar como material básico para criar suas próprias regras. A implementação dessas idéias estão atualmente reunidas no Wikinews/Thinktank/Pt.


A votação ocorreu em 2004! Você pode ver como foi em:Wikinews/Vote/Pt.


Objetivos edit

Em 15 de janeiro de 2001, um grupo de indivíduos iniciou um ousado experimento: eles permitiram que todas as pessoas ao redor do mundo construissem uma enciclopédia, com versões traduzidas para todos os idiomas, e que ela ficasse disponível, livre, para qualquer habitante do planeta, para sempre. Nos meses e anos seguintes ficou evidente que não foi somente a tecnologia que tornou este sonho possível, e que houve uma incrível contribuição de comunidades de voluntários dedicados que escreveram artigos e formularam as políticas e guias para o projeto. Elas fizeram isso através de um processo aberto, evolucionário, crentes no surgimento de um consenso, pelo desejo de progresso e de amor ao espírito humano.

A idéia por trás do projeto Wikinews não é menos ambiciosa. Procuramos criar uma fonte livre de notícias, onde cada ser humano está convidado a contribuir com reportagens sobre qualquer tipo de evento, grande ou pequeno, a partir de uma experiência pessoal, ou relatada em algum outro lugar. Wikinews está fundamentado na idéia que é possível criarmos algo novo, ao invés de destruir algo antigo. Está fundamentado na crença de que podemos, juntos, construir um grande e único recurso que enriquecerá a paisagem da mídia.

Wikinews será útil, ainda que comecemos apenas com poucas reportagens não originais - agregado de resumos de notícias oriundas de algum outro lugar, com um ponto de vista neutro. Ele será útil até mesmo se nem todos os campos de assunto forem cobertos inicialmente, porque usamos o modelo de colaboração wiki. A tendência é o Wikinews crescer e tornar-se cada vez mais útil com o passar dos dias.

Embora o Wikinews tenha como objetivo ser uma fonte de recursos para uso próprio, ele poderá tornar-se uma fonte de notícias alternativa às agências proprietárias atuais como Associated Press ou Reuters, isto é, ele possibilitará que a mídia independente ganhe com uma alimentação de notícias de alta qualidade, sem cobrança, a fim de complementar sua própria reportagem. Graças ao copyleft qualquer um poderá criar sua própria fonte de notícias - até mesmo sem um ponto de vista neutro - a partir de nosso trabalho. Ainda que nossos artigos no início sejam poucos, eles estarão disponíveis livremente e gratuitamente, de forma permanente, sem a exigência de registro para a leitura dos mesmos.

Apesar de estarmos a nos defrontar com muitos desafios, Wikinews adotará os mesmos princípios chaves que nortearam a Wikipedia e outros sítios Wikimedia que existem atualmente: neutralidade, conteúdo livre, e um processo aberto de tomar decisão.

Nós procuramos promover a idéia do cidadão jornalista, porque acreditamos que qualquer um pode fazer uma contribuição útil para o cenário que está a se desenrolar no mundo ao nosso redor. Chegou o momento de criar uma fonte de notícias livre, para o povo e pelo povo.

Convidamos todos para juntarem-se a nós nesse esforço que tem o potencial de mudar o mundo para sempre.

Internacionalização edit

A internacionalização da fundação Wikimedia é um de nossos pontos fortes, e os projetos Wikinews se beneficiarão disso desde o início.

Nosso primeiro requisito é que o Wikinews seja construído da mesma forma como a Wikipedia, com um domínio de idioma para cada projeto Wikinews:

  • de.wikinews.org
  • en.wikinews.org*
  • fr.wikinews.org

e assim por diante.

Um projeto do Wikinews numa linguagem será aceito sob duas condições: a) que a linguagem é aceita como uma das linguagens do projeto Wikimedia, b) que haja pelo menos uma pessoa interessada em trabalhar na edição daquela linguagem. Entretanto, antes de uma linguagem para Wikinews ser oficialmente reconhecida como um projeto Wikimedia, e antes de o primeiro sysop ser anotado, deve haver pelo menos 5 participantes. Esta condição existe para evitar que somente um indivíduo se transforme num "ditador benevolente" em alguma versão de idioma do Wikinews. Histórias de cada subdomínio de idioma podem ser combinadas num jornal multilingüe, como está descutido em on the talk page.

Etapas do artigo edit

Um artigo de notícias é um documento histórico. É algo que as pessoas esperam citar sem nenhuma mudança substancial em seu conteúdo, principalmente depois de o evento ter ocorrido.

Os artigos de notícia podem também ter imenso significado político. Eles podem levar à violência contra um inocente, ou estimular a passividade frente a uma iminente ameaça. Por conseguinte, no momento da sua publicação um artigo noticioso deve ser rapidamente de modo sólido bem verificado e da forma mais objetiva possível.

Como qualquer pessoa tem a permissão para publicar e distribuir um artigo do Wikinews, a qualquer momento, nós formulamos, como segunda exigência, a obrigatoriedade de um artigo passar por pelo menos quatro estágios:

  1. Desenvolvimento do artigo: a comunidade de voluntários trabalha no texto e na mídia.
  2. Revisão final: a precisão, neutralidade, direitos autorais e compreensão do texto são verificados.
  3. Publicação do artigo: o link para o conteúdo é destacado e oficialmente rotulado como um artigo publicado do Wikinews.
  4. Arquivamento: o artigo é permanentemente congelado, com o objetivo de servir como citação. Links com correções e atualizações podem ainda ser adicionados, mas o artigo mesmo não pode mais ser modificado.

Originalidade das reportagens edit

A fim de implementar nossa visão de ser não apenas um serviço de resumo de notícias, mas uma fonte de reportagens originais, nós formulamos como terceiro requisito para o Wikinews a existência de pelo menos dois tipos de reportagens:

  • resumos de fontes externas
  • reportagens de repórteres Wikinews (baseadas em experiência individual, entrevistas, ou pesquisas)

Dentro desse contexto, estabelecemos um princípio chave que qualquer implementação de Wikinews deve seguir: deixar disponível para o leitor todo o conhecimento que nós mesmos temos, isto é, citar completamente nossas fontes, com a exceção das fontes que devem permanecer anônimas para suas proteções.

Assegurar a precisão e a legalidade edit

A inclusão de reportagens originais expande o campo de conteúdo Wikimedia pelo qual a Fundação Wikimedia é responsável. A importância das notícias no processo de formar a opinião pública também delega-nos mais uma responsabilidade, desde o início, fazer o melhor possível para assegurar a absoluta precisão do conteúdo publicado.

Nosso quarto requisito para o Wikinews é portanto que haja processos em andamento para certificar que reportagens originais sejam precisas e legais no país da publicação(e se possível no país dos leitores alvo, embora isto possa ser deixado para as comunidades Wikinews e a Fundação Wikimedia decidirem em comum acordo).

Nós não podemos confiar em processos wiki para melhorar artigos depois que eles foram publicados, porque, ao contrário do artigo de uma enciclopédia, um artigo noticioso tem um tempo de vida limitado: ele recebe bastante exposição durante um período breve.

Os artigos devem ser precisos e legais no momento da publicação.

O thinktank lista algumas idéias gerais de como manter uma abertura para reportagens originais ao mesmo tempo em que se garante que nós podemos de fato verificar a informação que é inserida. Nenhuma dessas idéias é, todavia, um requisito para a proposta de Wikinews apresentada aqui - a descrição precisa dos métodos através dos quais os requisitos de precisão e legalidade serão satisfeitos, será deixada para ser feita pelos projetos individuais de Wikinews.

Assegurar a neutralidade edit

O Wikinews irá adotar a política de ponto de vista neutro que tem sido um ponto chave por trás do sucesso da Wikipedia.

Todas as opiniões e crenças devem ser atribuídas às pessoas que acreditam nelas, todos as afirmações sobre algum fato ocorrido devem ter suas fontes explicitadas. Wikinews não irá engajar-se em nenhuma contenda política ao contrário do que ocorre em alguns jornais, nem endossar candidatos políticos, por exemplo. Um artigo que não seja neutro no momento da revisão final deve ser corrigido ou então não publicado.

Perguntas mais freqüentes (FAQ) edit

Como evitar-se-á a duplicação de trabalhos com a Wikipedia?

Os artigos do Wikinews fornecem informação muito detalhada sobre eventos específicos ("Allende deposto: Pinochet no comando do governo"). Os artigos da Wikipedia fornecem informação condensada a respeito de uma série de eventos (w:History of Chile, w:Augusto Pinochet, etc.). Além disso, o Wikinews permite a pesquisa original, enquanto a Wikipedia não (Wikinews pode eventualmente tornar-se confiável o suficiente para ser citado como uma fonte para a Wikipedia). Vamos tomar um exemplo específico de artigo o Furacão Charley na Wikipedia inglesa. No Wikinews, nós não poderíamos publicar apenas uma breve descrição cronológica do fato como na Wikipedia, no lugar deveríamos ter um artigo detalhado a respeito do assunto:

  • qual é a previsão para a rota e força do furacão para o dia seguinte
    • segundo a opinião de vários especialistas
  • que precauções estão a ser tomadas pelas autoridades locais(evacuação, etc)
  • qual é a situação das pessoas que vivem no local da tempestade(reportagem wiki ao vivo)

Wikinews também pode resumir tudo numa única sentença em algo do tipo: nesta reportagem, da mesma forma que pode ser feito na Wikipedia, contanto que o material seja de domínio público, e assim fornecer a maior quantidade de informação "ao vivo" possível.

Em síntese, os dois projetos são muito diferentes, e em muitos casos, o trabalho de relatar um artigo do Wikinews na Wikipedia não será muito diferente do trabalho de relatar artigos de outras fontes como CNN ou MSNBC.

Wikinews pode ainda beneficiar-se de bons resumos de artigos além dos artigos completos. Por exemplo, alguém poderia escrever um artigo sobre o lançamento de uma nova versão do Microsoft Windows, e uma introdução descrever brevemente as principais mudanças, ao mesmo tempo em que haveria um texto principal com muito mais detalhes. Faz sentido fazer um cruzamento entre o Wikinews e a Wikipedia aqui: Wikinews poderia fornecer as descrições breves e a Wikipedia poderia dinamicamente traduzí-las (como páginas de gabarito ou template) numa página como algo do tipo w:mudanças recentes. A sobreposição pode ser evitada simplesmente se deixar em evidência os links para a descrição detalhada na Wikipedia no artigo do Wikinews e não entrar em muito detalhe a respeito da história do acontecimento.


Qual será o alcance do projeto Wikinews?

Isto é deixado para as comunidades Wikinews decidirem (dentro do espírito de Wikipedia:What Wikipedia is not), mas de forma geral, nosso desejo é desencorajar coisas que não podem ser verificadas ou não tenham importância. Contudo, Wikinews deverá crescer a ponto de tornar-se uma fonte de notícias bastante ampla que cobre eventos em campos muito específicos como ("Linux kernel 2.6.7 liberado, FP crash corrigido"). O projeto deverá desenvolver guias e processos através dos quais os eventos de maior e menor relevância serão distinguidos, isto é, terem diferentes destaques.


Como eu posso confiar naquilo que eu leio no Wikinews?

Nosso objetivo é que o leitor possa confiar em nós mais do que confia em outras mídias, porque informamos exatamente o que sabemos e com o nível de certeza que temos. Na prática isto significa que toda informação factual terá sempre sua fonte, até mesmo se ela for uma fonte anônima que contatou um repórter Wikinews.

Fazer uma reportagem pode custar muito dinheiro. Como será providenciado o pagamento de viagens, etc?

Pelo menos no início, Wikinews irá depender exclusivamente do trabalho de voluntários. No futuro, talvez se torne desejável a existência de um fundo, dentro das condições financeiras da Wikimedia, para financiar os repórteres Wikinews nos gastos com seus trabalhos de pesquisa. Todavia, dado que a comunidade Wikimedia é muito internacional, qualquer país que tem algum tipo de cobertura de acesso à Internet, acabará por ter algum repórter Wikinews, cedo ou tarde.

O que irá ser feito quando um utilizador do Wikinews publicar uma informação não neutra ou incorreta?

Algumas idéias para lidar com isso estão delineadas na página Wikinews/Thinktank/Pt. De modo geral, pretendemos excluir esse tipo de pessoa da comunidade Wikinews, da mesma forma que procuramos por aqueles que fornecem informação não neutra e vândalos nas outras comunidades Wikimedia.

Veja também edit