Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Habilidades de Liderança / Conteúdo
Quer saber mais sobre liderança? Nesta página, você vai encontrar materiais exclusivos que vão te ajudar a entender melhor o que significa ser um líder e como desenvolver suas habilidades. Teremos dicas, exemplos práticos e muito mais!
Definição de Liderança
O Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento da Liderança publicou um projecto de definição em Setembro de 2022 e recebeu um chamada para feedback. Pode ver a definição inicial. O grupo de trabalho incorporou o feedback e redigiu uma definição revista que encontrará abaixo. Esta definição revista foi publicada em Outubro de 2022.
Prefácio
Nós, o Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento de Lideranças, elaboramos uma definição de liderança representando as diversas experiências e perspectivas comunitárias dos nossos membros. Procuramos formular uma definição que representa vários contextos e culturas e reflete os valores do Movimento Wikimedia. Ela orientará os nossos planos de implementação da liderança no movimento e poderá servir-vos como um conjunto de sugestões para os vossos próprios esforços neste sentido.
Definição ampla e abrangente
A liderança pode ser entendida como a capacidade de guiar, inspirar, construir autonomia, encorajar e motivar um grupo de pessoas para um objetivo comum ou uma visão comum.
A liderança é multifacetada: manifesta-se de forma diferente consoante os contextos linguísticos e socioculturais
A liderança é um esforço colectivo: Embora as capacidades e qualidades do indivíduo sejam um pré-requisito, a forma como um grupo de pessoas trabalha em conjunto, toma decisões e distribui responsabilidades é a chave para alcançar um objectivo ou visão comum.
No movimento Wikimedia, a ideia de liderança pode seguir uma abordagem descentralizada de contribuição autónoma, incluindo mas não se limitando a formas não-tradicionais de tomada de decisões e inclusão de grupos marginalizados. Nesse sentido, um "líder" é uma pessoa, posição ou grupo que toma a iniciativa de contribuir para uma causa específica.
Três categorias através das quais a liderança poderia ser mais qualificada:
1. Ações de líderes
- Facilitar o estabelecimento de uma visão partilhada através de uma reflexão, discussão e tomada de decisão cuidadosa.
- Orientar e apoiar a tomada de decisões coletiva para que a comunidade crie estratégias partilhadas para alcançar a sua visão.
- Contribuir para um ambiente de apoio para que os membros da comunidade produzam ideias criativas e novas formas de fazer as coisas.
- Gerar e manter a confiança na comunidade através da transparência, inclusividade e autonomia do grupo.
- Inspirar, encorajar e motivar os membros da comunidade a experimentar e a assumir riscos razoavelmente justificados.
- Identificar e, se possível, remover obstruções, assegurando que não se tornem uma barreira para os outros.
- Procurar compreender as competências e interesses de outros membros da comunidade para apoiar da melhor forma a utilização dos seus pontos fortes, criando um ambiente motivador.
2. Qualidades dos líderes
- Resiliência: Capacidade de ultrapassar dificuldades e desafios, reavaliando estratégias, mudando métodos e/ou abrandando.
- Crescimento estável: Disponibilidade para tentar novas formas de fazer as coisas e aprender com os erros cometidos ao longo do caminho.
- Integridade: Aderência aos valores e normas acordados.
- Foco: Equilíbrio das necessidades da comunidade com objetivos a longo e curto prazo, integrando o consenso sobre a abordagem para alcançar estes objetivos.
- Coragem: Disposição para assumir riscos calculados, sem medo de cometer erros. Proteger os membros da comunidade que estão no processo de aprender com os seus fracassos. Promover o sucesso de outras pessoas.
- Empatia: Capacidade de sentir as emoções, necessidades e desejos dos outros e de (re)agir com sensatez.
- Responsabilização: Aceitar a responsabilidade por um conjunto de deveres; estar atento ao tempo, lugar e pessoas relacionadas com esses deveres.
- Comunicação Eficaz: Comunicação eficaz é como construir uma ponte. Para que a ponte seja segura e eficiente, todos os materiais precisam ser da melhor qualidade, a estrutura precisa ser bem planejada e as instruções precisam ser claras para todos os envolvidos na construção.
3. O que a liderança traz de bom
- As pessoas se sentem à vontade para falar sobre erros e aprender com os próprios erros, de uma forma que ajuda e demonstra compreensão.
- As pessoas se sentem apreciadas, respeitadas e como se suas opiniões realmente importassem.
- As pessoas são criativas e sempre estão buscando novas formas de fazer as coisas.
- As pessoas se unem para realizar um objetivo que todos compartilham.
Como entender o que é "liderança"
Qual é a intenção e a história por trás dessa definição?
Queríamos entender como pessoas de diferentes lugares e comunidades enxergam a liderança. A ideia é que, se todos tivermos uma visão parecida, o Movimento Wikimedia como um todo fica mais forte.
Até agora, cada grupo local tem trabalhado muito, mas meio que separado, cada um do seu jeito, levando em conta a realidade da sua região (seja ela social, política, econômica ou cultural). E o resultado disso foi incrível! Construímos algo impressionante, uma mistura de estilos e abordagens que, de alguma forma, funciona em conjunto.
Mas, como cada um vinha trabalhando do seu jeito, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Liderança resolveu juntar todo mundo para trocar ideias e experiências sobre liderança dentro do Movimento Wikimedia.
Qual dessas opções você acha que funciona melhor? Podemos testar outras também, se necessário.
Queremos deixar claro como funciona uma boa liderança aqui na Wikimedia, e mostrar que ela é diferente de outros lugares, como em empresas. Nossa definição se baseia em algumas ideias importantes sobre liderança: a liderança servidora (que coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar), a liderança compartilhada (onde as responsabilidades de liderança são divididas entre membros do grupo) e a liderança colaborativa (que valoriza o trabalho em equipe).
Basicamente, a gente acredita que liderança, na Wikimedia, é uma coisa que a gente faz junto. Embora a gente possa usar a palavra "líder" para falar de uma pessoa só, aqui a gente vê a liderança como algo de todo um grupo. Inclusive, a gente melhorou a definição original para deixar isso ainda mais claro, mostrando que liderança, pra gente, significa várias pessoas liderando juntas.
A gente não quer inventar uma nova regra para ser líder, mas sim mostrar como a gente faz as coisas aqui na Wikimedia, e quais características a gente acha importantes. Queremos mostrar o caminho para quem está começando, para não ter que recomeçar do zero. É como se a gente estivesse mostrando um mapa para quem quer se tornar um líder por aqui.
Essa definição serve para todo mundo, ou cada lugar tem o seu jeito de entender a liderança?
A gente sabe que cada lugar é diferente e que a liderança pode ser vista de várias maneiras. A nossa definição leva isso em conta.
A gente pensou em fazer uma definição que sirva para todo mundo, mas que também deixe espaço para cada grupo fazer as coisas do seu jeito. A gente sabe que cada região tem suas próprias iniciativas, e não dá pra ter uma regra única para todos. Mas, a ideia é que a gente tenha uma base comum, para podermos aprender uns com os outros e fortalecer o movimento como um todo.
Para que serve essa definição?
A gente não quer obrigar ninguém a usar a definição de um jeito específico. Ela é mais como uma sugestão, uma ideia para que todos possamos trabalhar juntos de forma mais organizada e com uma visão mais parecida sobre liderança. E a gente sabe que as coisas mudam, então a definição também vai mudar com o tempo, com base em novas ideias e experiências do Movimento.
Essa definição pode ajudar a gente a:
- Começar uma conversa sobre liderança e como construir comunidades fortes;
- Criar programas para ajudar as pessoas a se tornarem líderes;
- Lembrar os líderes que a gente precisa ter uma visão de liderança mais colaborativa;
- Melhorar a forma como a gente lida com liderança no dia a dia.
Aqui vão alguns exemplos de como usar a definição, com perguntas para reflexão:
(Lembre-se: essas são apenas sugestões e não representam uma lista completa)
- Você está pedindo um financiamento para um novo projeto para desenvolver habilidades das pessoas: use a definição para te ajudar a planejar e avaliar o seu projeto.
- Pense nisso:
- Como este projeto pode ajudar as pessoas a se tornarem melhores líderes, de acordo com o que a gente conversou sobre liderança?
- Este projeto ensina o que as pessoas da minha comunidade precisam saber para liderar?
- Você está montando um novo grupo ou projeto: use a definição para:
- Combinar o que os líderes do grupo ou projeto vão fazer e como eles vão ajudar;
- Combinar as regras, os valores e como o grupo vai funcionar;
- Conversar sobre como melhorar o trabalho em equipe e a comunicação.
- Pense nisso:
- Como a gente pode criar um ambiente onde todo mundo participa das decisões, com confiança e responsabilidade?
- O que mostra que a nossa liderança está funcionando bem?
- O que é importante pra gente na liderança do nosso grupo ou projeto?
- Que tipo de liderança a gente quer mostrar para os outros?
- Quais as dificuldades que a gente encontra para sermos os líderes que a gente quer ser?
- Você está organizando um evento ou campanha: use a definição para:
- Pensar em como você, como organizador(a), pode melhorar e qual o seu impacto;
- Pensar no que os participantes precisam.
- Pense nisso:
- Como eu posso melhorar como organizador(a) para que as pessoas consigam criar e experimentar coisas novas?
- Como eu posso fazer um evento que inspire as pessoas a continuarem participando do Movimento Wikimedia depois que ele acabar?
- Você tem uma responsabilidade online no Ecossistema Wikimedia :
- Use a definição para se manter responsável;
- E para ajudar outros a fazerem o mesmo.
- Pense nisso:
- Quando eu converso com as outras pessoas, eu sou compreensivo(a) e crio um ambiente seguro?
- Eu contribuo para que o ambiente seja acolhedor?
- Como eu posso melhorar minhas habilidades de liderança, ou ajudar outras pessoas a melhorarem as delas?
- Você lidera um grupo ligado à Wikimedia: use a definição para:
- Melhorar como vocês ajudam, avaliam e valorizam os líderes do seu grupo;
- Descobrir o que o grupo faz bem e onde precisa melhorar;
- Ver se a liderança do grupo seguem os mesmos valores, cultura e objetivos do Movimento Wikimedia.
- Pense nisso:
- Como a gente ajuda as pessoas a serem líderes melhores?
- Que tipo de coisa a gente valoriza num líder? (Ações, resultados, etc.)
- Como a gente reconhece os bons líderes do nosso grupo?
- Como a gente pode atrair pessoas com essas qualidades para o nosso grupo?
- Você é novo por aqui e quer se tornar um líder na comunidade: use a definição para saber no que você precisa melhorar.
- Ask: where can I demonstrate leadership? How can I improve my skills? Who can I get feedback from about the impact of my actions?
Community groups are welcome to use this definition how they see fit. We continue to welcome insights about how the definition is used, how it is contextually altered, and how it might be improved.
What is next for LDWG?
The LDWG plans to use this definition to inform a leadership development plan, which aims to determine practical actions and processes for leadership development Our hope is that the leadership definition and forthcoming leadership development plan can provide greater clarity, coordination and mobilization of leadership development initiatives.
In the upcoming months, LDWG will be looking into the leadership initiatives and needs that exist in the movement and begin drafting a leadership development plan that looks at leadership development priorities, pathways and structures. You can read more in the updates published each month.
The following content is a short summary of the Leadership Development Plan drafted by the Leadership development Working Group. You can read the full version of LDP. |
Summary to the Leadership Development Plan
The Leadership Development Plan is published and invites your feedback! Read the summary below for an overview of the resource, please find the full Leadership Development Plan here.
Summary
The Leadership Development Plan is a practical resource for emerging and existing leaders across the Wikimedia movement who want to develop themselves and others. Its purpose is to surface, encourage and grow effective leadership. Through a year of collaboration and community consultation, the Leadership Development Working Group – a global and diverse community working group responding to Movement Strategy’s “Invest in Skills and Leadership Development” recommendation – published a leadership definition and now the Leadership Development Plan. As volunteers ourselves, we know how precious and limited your time is, so we have created a resource that aims to be easy to use, practical, and flexible. The resource consists of tools, concepts, and recommendations for leadership development. It is written with a global and cross-movement lens and invites you to contextualize and localize it.
What to Expect
The resource contains three sections:
- Section 1: Understanding leadership roles and skills: This section provides an overview of leadership in the Wikimedia movement. It shares the definition of leadership, a framework to view leadership roles and skills, and a leadership skills self-assessment.
- Section 2: Navigating leadership situations: This section shares a few common situations and themes experienced by leaders. It shares overviews and practical suggestions to navigate the situations.
- Section 3: Starting a leadership development initiative: This section presents a step-by-step guide to creating a leadership development initiative. It includes templates and tools to help you define, develop and deliver an initiative.
Highlights from Section 1
- Definition: Effective leadership is “the ability to guide, inspire, build autonomy, encourage and motivate a group of people towards a shared goal or common vision.” It means demonstrating leadership qualities and actions such as empathy, trust-building, and abilities to create supportive environments for others to thrive. These leadership skills and qualities are attainable and available to everyone, no matter one’s position or experience level, and they are necessary for all leaders across the movement.
- Leadership skills: Leadership skills are a set of soft skills that allow one to encourage, motivate, and develop others. By soft skills, we mean personal attributes and social skills. These are different from hard skills, which are technical, administrative, task-specific, or role-specific skills[1]. Though both soft and hard skills are necessary for effective leadership, in this resource, we focus on leadership (soft) skills and argue that they are relevant in all Wikimedia contexts where leadership appears, regardless of role or responsibilities. Based on the leadership definition, these leadership skills include internal qualities such as courage, resilience, focus, and accountability; and outward actions such as trust-building, setting a shared vision, and guiding collaborative decision-making. The Leadership Skills Diagram (see image) depicts a (non-comprehensive) list of Wikimedia leadership skills.
- Leadership roles: In the Wikimedia movement, leadership appears in different contexts and leaders hold different roles, whether formally or informally. In order to develop a common understanding of where and how leadership surfaces in the movement, we’ve identified a list of contexts and their respective roles. This is not an exhaustive or prescriptive list and acknowledges that there are many roles that overlap or aren’t visible.
Contexts | Roles (Examples) |
---|---|
Affiliates and Informal Groups |
|
On-wiki Extended Rights |
Extended rights holders (administrators, bureaucrats, stewards, check-users, etc.) |
Governance Committees |
Committee members (Affiliations Committee, Regional Funds Committees, Board of Trustees, Movement Charter Drafting Committee, etc.) |
Organizing |
|
Program and Projects |
|
Community Facilitation |
|
Mentorship |
|
Capacity Building |
|
- Skills assessment: based on the leadership definition and skills, the Leadership Skills Assessment is a tool you can readily use to self-assess and reflect on your leadership strengths and areas for improvement.
Highlights from Section 2
- Burnout and managing stress: Burnout, a syndrome resulting from “chronic workplace stress,”[2] is characterized by a decline in psychological, emotional, and physical well-being intensified by feelings of hopelessness.[3] In the Wikimedia movement, burnout is a relevant issue for leaders, both in managing their own risks of burnout as well as those of colleagues. The section shares a few examples of Wikimedia initiatives addressing burnout as well as strategies for navigating and discussing burnout.
- Encouraging diversity, equity, and inclusion in leadership: Diversity, equity, and inclusion (DEI) are terms that refer to how power is distributed in any setting where human interactions take place. Diversity refers to the physical presence or representation of individuals with different backgrounds, identities, and experiences. Inclusion is the involvement of individuals and groups, particularly those who are excluded or prevented from using their voice, in policies, practices, and decision-making. Equity is about just treatment and fair access or distribution of resources for individuals and groups; it is the effort of transforming social, political, and economic systems of oppression and injustice. The section shares a few examples of Wikimedia initiatives addressing DEI as well as strategies for encouraging and discussing it.
- Toxic or ineffective leadership: Toxic or ineffective leadership refers to individuals or groups who have responsibility over a group or organization and abuses the leader-follower relationship.[4] There are common traits to identify toxic leadership, such as possessing unrealistic expectations and dishonesty, acting in self-serving ways, and having a dependency on hierarchies. The section shares examples of the impact of such leadership and includes recommended strategies and tools for approaching toxic or ineffective leadership in oneself and others.
- Self-assessment and continuous learning: Self-assessment and continuous learning help leaders grow their capacities to lead. They allow you to routinely gain new knowledge and skills to adapt and improve the ways you support your communities. The section shares information about when to perform self-assessments as well as methods to do so, including 360-degree feedback, reflection journals, and creating personalized assessments based on your specific learning goals.
- Passing on knowledge and mentorship: When experienced leaders make efforts to capture and share knowledge, they ensure lessons are retained and prepare future leaders. There are several ways to pass on knowledge, including establishing onboarding processes, using knowledge-sharing platforms, and mentorship. To highlight one method, mentorship is a key and common way that knowledge is transferred in the Wikimedia movement. The section shares examples of mentorship and further resources to explore.
Highlights from Section 3
Do you want to create a leadership development initiative but don’t know how to begin? Or maybe you are an experienced mentor or trainer but haven’t found the time to document and share your learnings with others yet? If this resonates, then this section is for you. The section shares a process for creating a leadership development initiative – whether it be a program, workshop, guidebook, or any other format. It guides you through the steps of defining your initiative’s focus and audience, preparing materials, delivering the initiative, and following up afterward. Here are the steps:
- Define: Defining your initiative involves clarifying all its aspects, including the audience, outcomes, content, format, resources, and project plan. In this step, you are invited to use a Leadership Development Canvas and are guided to fill it out. You will find other tools such as a Leadership Development Syllabus Example to determine the contents of your initiative and a Learning Delivery Formats Selection Tool to make decisions about the delivery format.
- Prepare: once your initiative is defined, you prepare for delivery. This includes securing financial and human resources, developing learning materials, and creating a call for participants. You will find tools such as Application Guidelines to access funding through the WMF and a Job Description Template to determine the people you need in your team.
- Deliver: delivering your initiative is next. For synchronous initiatives, this is the moment learners experience your materials. For asynchronous initiatives, this is the moment you publish. You will find tools such as a guide for leading groups online and tips for effective facilitation.
- Follow up: after your leadership initiative is complete, it’s important to keep the momentum going through building learning networks, evaluation, improving the initiative for next time, and sharing your learnings. You will find tools such as a guide for sharing your learnings through case studies and a Sample Evaluation Survey to gain insights from your participants.