Grants:Project/Rapid/Danielly Campos Dias Figueredo/Projeto de capacitação a docentes e discentes do ensino superior

statusfunded
Danielly Campos Dias/Projeto de capacitação a docentes e discentes do ensino superior
Pretende-se realizar um período de capacitação formal com docentes e discentes do ensino superior que estão atuando na Wikipédia e no Wikimedia Commons em sala de aula e/ou projetos de extensão. Esta capacitação incluirá reuniões específicas de orientação tutorial com os professores envolvidos, oficinas de capacitação técnica editorial para professores e alunos, acompanhamento direto dos participantes, e possíveis demandas que venham a surgir neste processo.
targetWikipédia pt e Wikimedia Commons
start date15 de julho
end date15 de março
budget (local currency)R$14.761,90
budget (USD)2.921,89 USD (16 de junho de 2022 - 1USD = R$5,05340)
grant typeIndividual
contact(s)• daniellycamposdias(_AT_)gmail.com


Project Goal edit

Briefly explain what are you trying to accomplish with this project, or what do you expect will change as a result of this grant. Example goals include, "recruit new editors", "add high quality content", or "train existing editors on a specific skill".

Nos últimos meses, três docentes - uma professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), outra da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma última da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - entraram em contato direto com a wikimedista Flávia Varella, professora de Teoria da História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), solicitando assistência técnica para seus projetos. Na UNIRIO, a assistência seria voltada ao Tópico especiail I – Gêneros de música popular no Brasil, que é uma disciplina do Programa de Pós Graduação em Música, na UFRJ, ao Projeto de Extensão História Ambiental para Todos, e na UFPel, as ativividades seriam realizadas com duas turmas de gradução em Artes Visuais, centradas na produção de verbetes de artistas do sul do Brasil e de conceitos da teoria da arte contemporânea.

Após experiência prática na organização de diferentes projetos na comunidade lusófona da Wikipédia em correlação direta com os meios universitários, notou-se a necessidade de uma capacitação técnica e plural sobre como se constrói, na teoria e na prática, a enciclopédia mais acessada no mundo. Além disso, entende-se que o Wikimedia Commons está diretamente ligado à Wikipédia através da utilização de imagens nos artigos, que levantam interesse quase que imediato aos agentes envolvidos na construção do conhecimento e, por isso, insere-se aqui a necessidade de sua correta utilização. O objetivo principal deste projeto é incentivar que professores e estudantes de universidades utilizem a Wikipédia e o Wikimedia Commons como uma ferramenta de ensino e divulgação científica, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, e contribuindo para a produção colaborativa de conhecimento livre e de qualidade na Wikipédia em língua portuguesa.

Em síntese:

  1. Capacitar novos editores e novas editoras para edição de verbetes na Wikipédia;
  2. Promover a permanência de novos e antigos editores e editoras na comunidade;
  3. Estimular o conhecimento e a utilização de diferentes projetos Wikimedia pelos/as usuários/as;
  4. Aumentar a habilidade daqueles que já estejam inseridos no universo wikimedista;
  5. Incentivar a utilização da Wikipédia e do WikiCommons como ferramenta de ensino e divulgação científica;
  6. Contribuir para a divulgação do conhecimento livre, colaborativo e de qualidade nos Projetos Wikimedia.

Diante o exposto, uma notificação sobre a submissão desta proposta foi dada à comunidade por meio da Esplanada e da página de discussão do Wiki Movimento Brasil.

Project Plan edit

Activities edit

Tell us how you'll carry out your project. What will you and other organizers spend your time doing?

Há um contato pré-existente com docentes da UNIRIO, da UFRJ, e da UFPel, que demonstraram a necessidade de conhecer as ferramentas de trabalho e o ambiente comunitário relacionado aos Projetos mencionados nesta proposta, tanto para a própria capacitação pessoal quanto para a de seus alunos. Portanto, dispõe-se neste projeto a realizar o acompanhamento específico e contínuo relativo às atividades docentes e discentes na Wikipédia e no Wikimedia Commons desses três grupos durante 8 meses, sendo que já foi mencionado pelos respectivos representantes de cada uma das universidades mencionadas o interesse de dar continuidade a este projeto, que agora se encontra em fase inicial e modo experimental.

Todas as atividades serão desenvolvidas de forma remota, sem necessidade de custos de deslocação e estadia externa a nenhum dos envolvidos. As atividades dos respectivos grupos mencionados estão sendo desenvolvidas através do Google Meet e do Google Classroom, diante das quais estabeleceríamos uma interação direcionada à capacitação técnica dos usuários e usuárias. Para os devidos fins de detalhamento, o acompanhamento será realizado em turmas específicas, com uma representante docente em cada uma das instituições mencionadas.

Seguindo a experiência prévia das organizadoras no Projeto de Extensão Teoria da História na Wikipédia, que ocorreu nos anos de 2018 e 2020, sugere-se aqui a duração de oito meses para este projeto. Acreditamos que esse é o tempo necessário para as devidas formações técnicas dos/das estudantes e docentes, para a pesquisa direcionada aos temas propostos e para a escrita dos verbetes, em tempo determinado que não acarrete sobrecarga ou saturação aos/às envolvidos/as no Projeto.

Das atividades a serem desenvolvidas:

  • Reuniões com os docentes envolvidos nas atividades para capacitação específica nos Projetos mencionados e para a construção de estratégias a serem trabalhadas com as turmas;
  • Oficinas de capacitação específica com os docentes e discentes;
  • Elaboração de material didático específico a ser trabalhado com as turmas que será disponibilizado no Wikimedia Commons em licensa Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0);
  • Acompanhamento direto e pessoal dos professores e discentes envolvidos nas atividades on e off-wiki;
  • Orientação de estratégias de divulgação on e off-wiki para os respectivos projetos de cada docente;

Ressalte-se que cada um dos grupos possuem níveis técnicos e necessidades bastante diferentes, por isso salientamos a necessidade de um acompanhamento específico e adaptado a cada um dos grupos trabalhados.

How will you let others in your community know about your project (please provide links to where relevant communities have been notified of your proposal, and to any other relevant community discussions)? Why are you targeting a specific audience?

  • Criação de página específica de cada projeto no Outreach Dashboard. Exemplo.
  • Apresentação dos projetos para a comunidade por meio de publicação na Esplanada;
  • Divulgação e captação de novas pessoas para integrarem os projetos envolvidos neste treinamento, por meio de divulgação nas mídias sociais dos respectivos docentes, discentes e página específica de divulgação do projeto.

What will you have done at the end of your project? How will you follow-up with people that are involved with your project?

O contato inicial com os participantes será feito por intermediação de seus respectivos professores, em sala de aula ou reunião específica de projeto, ambas de forma remota. Os comunicados gerais serão encaminhados por meio de correio eletrônico aos alunos. Os participantes de cada uma das atividades serão integrados em um grupo de WhatsApp (específico para cada instituição) para facilitar e reforçar a comunicação entre a equipe coordenadora e os envolvidos/as em cada projeto.
O estreitamento destas relações possibilitará com que os coordenadores possuam uma visão mais evidente das dificuldades dos discentes em todo o processo, podendo, dessa forma, buscar soluções e estratégias formativas que supram tais demandas.
Além disso, os participantes serão incentivados a participar de canais existentes de contato da comunidade wikimedista, a saber: o grupo geral do Telegram da Wikipédia e demais grupos sobre os outros projetos wikimedia.

Impact edit

How will you know if the project is successful and you've met your goals? Please include the following targets and feel free to add more specific to your project:

Neste projeto, para além dos números, busca-se que os/as docentes e discentes envolvidos nas atividades aprendam de forma efetiva a como realizar suas atividades de edição e pesquisa tanto na Wikipédia quanto no Wikimedia Commons e possam propagar estas práticas no ambiente educacional em que se inserem. Busca-se realizar um acompanhamento estreito, no qual as dúvidas possam ser sanadas, as edições possam ser contabilizadas com qualidade, evitando quaisquer tipos de vandalismos e/ou conflitos entre os/as usuários/as. Esse último tópico, em especial, contribui enormemente para a desmotivação dos novos e antigos wikimedistas.

Espera-se que, ao final deste processo, os/as usuários/as continuem editando nos Projetos Wikimedia, com a devida capacitação técnica e compreensão do ambiente comunitário. Não basta apenas que editem o conteúdo de forma compreensível, mas que trabalhem dentro das regras editoriais da Wikipédia e do WikiCommons, tendo em vista o devido código de conduta e o princípio da boa-fé.

Estima-se que o número total de participantes será de aproximadamente 50 pessoas, a editarem uma média de 25 artigos, que serão escritos tanto individualmente quanto em grupo. Na UNIRIO, o processo de escolha dos artigos ainda está sendo constituído, de forma que não temos ainda uma previsão exata a apresentar. No projeto de extensão História Ambiental para Todos, ocorre, atualmente, uma construção coletiva do verbete História Ambiental, com o intuito de que este torne-se um verbete classificado como bom ou destacado frente à comunidade. Por fim, na UFPel, o trabalho será realizado com duas turmas que possuem cerca de 10 alunos cada, e cada aluno será responsável por um verbete, o que gera um número previsto de aproximadamente 20 verbetes a serem produzidos. Neste processo, possivelmente surgirão artigos secundários a serem editados em decorrência das orientações e situações que podem vir a ser apresentadas. Estima-se também que haverá uma média de aproximadamente 50 imagens carregadas no Wikimedia Commons.

Resources edit

What resources do you have? Include information on who is the organizing the project, what they will do, and if you will receive support from anywhere else (in-kind donations or additional funding).

Flávia Varella, facilitadora experiente da Wikimedia com mais de 6 anos de atuação em projetos educacionais. É coordenadora geral do Projeto Mais Teoria da História na Wiki e professora adjunta de Teoria da História no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. Neste projeto, a facilitadora Flávia Varella atuará como voluntária, disponível para consultas e dúvidas pontuais sinalizadas pela outras partes envolvidas no Projeto, principalmente pelos docentes universitários.

Danielly Figueredo, facilitadora experiente da Wikimedia com cerca de 5 anos de experiência, tendo participado por dois anos do Projeto de Extensão Teoria da Historia na Wikipédia, como bolsista (no primeiro ano) e voluntária (no segundo ano), no qual trabalhou na coordenação técnica dos/das discentes envolvidos/as neste Projeto. É coordenadora de treinamento e desenvolvimento no Projeto Mais Teoria da História na Wiki e graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizará reuniões semanais com os docentes envolvidos nas atividades, para capacitação específica nos Projetos mencionados e para a construção de estratégias a serem trabalhadas com as turmas; oficinas de capacitação específica com os discentes; elaboração de material didático específico a ser trabalhado com cada uma das turmas; acompanhamento direto e pessoal aos professores e discentes envolvidos nas atividades on e off-wiki; orientação de divulgação on e off-wiki para os respectivos projetos de cada docente; entre outras questões e tarefas que possam surgir ao longo do projeto.

Emissão de certificados de participação de acordo com os sistemas integrados de cada universidade. As instituições também possuem os pacotes da Google disponibilizados à comunidade universitária para os encontros virtuais.

What resources do you need? For your funding request, list bullet points for each expense:

  • Insere-se aqui um custo de formatação gráfica de diagramação de brochura eletrônica para o material didático texto-visual que será produzido ao longo deste período, com o objetivo de oferecer um material temático específico e direcionado para cada um dos projetos trabalhados. Um exemplo de produção que foi realizada neste mesmo formato está disponível aqui. O valor estimado para este tipo de formatação é de = R$500,00 (99,29 USD)
  • Camisas Wikimedia Store para 2 organizadores + 4 professores (R$94,00 X 6)= R$564,00 (111,61 USD)
  • Custos não previstos: R$500,00 (99,29 USD)
  • Durante o período formativo, projeta-se a distribuição de um pequeno mimo a todes que participarem do processo, como forma de disseminar o espírito de parceria, comunhão e comunidade. Este mimo será a distribuição de balinhas de embalagem decorada com o símbolo da Wikipédia, envolvidas em uma singela embalagem de presente. Neste caso, estima-se como investimento:
  1. 1.000 balinhas personalizadas = R$450,00 (89,05 USD)
  2. 100 embalagens individuais personalizáveis: R$70,00 (13,85 USD) Exemplo.
  3. 03 caixas para envio das embalagens de balinhas para cada uma das universidades no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul = (R$11,10 X 3) = R$33,30 (6,59 USD)
  4. Envio de postagem Sedex nos correios para o Rio de Janeiro: (R$53,10 X 2) = R$106,20 (21,02 USD)
  5. Envio de postagem Sedex nos correios para o Rio Grande do Sul (R$58,40 X 1) = R$58,40 (11,56 USD)
  • Auxílio de horas de trabalho remuneradas para a facilitadora Danielly Figueredo, numa carga horária de 12 horas semanais. Valor: R$1.560,00 mensais, durante oito meses, chegando ao valor total de R$12.480,00 (2.469,63 USD).
  • Total do investimento= R$14.761,90 - 2.921,89 USD (16 de junho de 2022 - 1USD = R$5,05340)

Endorsements edit