Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Rapid Fund/Wikipedia Edit-a-thon 4 World Hearing Day 2023 - 38 Encontro Internacional de Audiologia (ID: 22068427)

statusFunded
Wikipedia Edit-a-thon 4 World Hearing Day 2023 - 38 Encontro Internacional de Audiologia
proposed start date2023-03-22
proposed end date2023-03-24
grant start date2023-03-22T00:00:00Z
grant end date2023-04-22T00:00:00Z
budget (local currency)16651.84 BRL
budget (USD)2674.31 USD
amount recommended (USD)2674.31
grant typeGroup of individuals not registered with an organization
funding regionLAC
decision fiscal year2022-23
organization (if applicable)• N/A
Review Final Report

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their application. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.

Applicant Details edit

Please provide your main Wikimedia Username.


Please provide the Usernames of people related to this proposal.

N/A

Organization

N/A

Are you a member of any Wikimedia affiliate or group, including informal groups like Wiki Fan Clubs, emerging language communities, not recognized Wikimedia groups etc.? Please list them all.

Não sou membro ou participo de grupo ligado ao Wikimedia. Entretanto, sou a pesquisadora responsável de um projeto intitulado "Programa de Educação da Wikipédia como Metodologia Ativa de Aprendizagem e Ferramenta de Colaboração Coletiva em Saúde Auditiva" que recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) na Linha de Fomento Acordos de Cooperação / MCTIC/CGI - Cooperação Científica e Tecnológica entre FAPESP e MCTIC / MCTIC/CGI - Projeto de Pesquisa - Regular (Processo 2021/06902-2) Vigencia 01/04/2022 a 31/03/2024.

Grant Proposal edit

M. Please state the title of your proposal. This will also be the Meta-Wiki page title.

Wikipedia Edit-a-thon 4 World Hearing Day 2023 - 38 Encontro Internacional de Audiologia

Q. Indicate if it is a local, international, or regional proposal and if it involves several countries? (optional)

International

Q2. If you have answered regional or international, please write the country names and any other information that is useful for understanding your proposal.

A atividade proposta acontecerá no 38.° Encontro Internacional de Audiologia (EIA)-Brasil, sendo um Editatona vinculada a campanha internacional “Wikipedia Edit-a-thon 4 World Hearing Day 2023”. A editatona contará com a participação de centros de pesquisa estrangeiros, como do Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA), do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), da Organização Panamericana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS/Suíça).

R. If you would like, please share any websites or social media accounts that your group or organization has.


1. What is the change that you are trying to bring about and why is this important.

A área temática da editatona será “saúde auditiva”, escolhida pelo ônus que ela representa para a qualidade de vida da população. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde estimou que mais de 1,5 bilhão de pessoas sofrem algum declínio em sua capacidade auditiva durante seu curso de vida, dos quais pelo menos 430 milhões requerem cuidados de saúde. Infelizmente, relatos internacionais indicam que indivíduos levam, em média, de 7 a 10 anos para procurar atendimento médico uma vez que tenham notado dificuldades auditivas. Neste sentido, pensando na melhoria e ampliação dos conteúdos da Wikipédia relacionados à Saúde Auditiva, decidimos organizar um evento (Editatona) de edição dos verbetes, vinculado a um importante congresso na área da Audiologia. O EIA recebe, em média, 2000 participantes e as atividades relacionadas à Wikipédia integrarão a grade científica do congresso. As atividades planejadas terão como propósito capacitar profissionais, alunos de graduação e pós-graduação na edição ou melhoria de verbetes. Assim, pretende-se gerar uma mudança sistemática na percepção dos participantes da atividade, que atuarão como multiplicadores de conhecimento, fomentando a continuidade e retenção de editores como wikipedistas no campo temático da saúde auditiva e áreas afins. Considerando o contexto da Editatona como parte das ações do World Hearing Day, a atividade terá como conjuntura a realização de um processo global de mudança, que passa pela promoção e ampliação do acesso à saúde auditiva. Os participantes da atividade serão agentes da mudança quanto ao uso da Wikipédia como ferramenta e estratégia de comunicação e promoção da saúde auditiva. Portanto, de forma mais ampla, a proposta contribui para a garantia da qualidade e equidade de acesso à saúde auditiva. Nesse sentido, objetiva-se ter impacto positivo na redução de agravos à audição, em função da ampliação do acesso da população a informações cientificamente embasadas.

2. Describe your main approaches or strategies to achieve these changes and why you think they will be effective.

Será realizada a capacitação de 50 participantes para a edição dos verbetes relacionados à Saúde Auditiva, como parte da campanha Wiki4WorldHearingDay2023. Os participantes serão instruídos pelos monitores, editores listados nesta proposta, sobre a edição de verbetes na Wikipédia e sobre a campanha internacional do World Hearing Day. Será apresentado aos participantes sobre a relevância e impacto das edições e atividades realizadas por estudantes de universidades brasileiras, como exemplo do modelo de mudança promovido pelo uso da Wikipédia na área da saúde auditiva. Cursos de capacitação de edição e melhoria de conteúdos sobre saúde auditiva na Wikipédia, oferecidos em Universidades na área de Audiologia, contribuíram para o envolvimento ativo dos alunos na construção de materiais baseados em evidências médicas, bem como a difusão desses conteúdos para a população.

3. What are the activities you will be developing and delivering as part of these approaches or strategies?

As minhas atividades serão da estruturação da Editatona e coordenação da equipe que atuará junto à comissão executiva do 38º EIA. O EIA conta com as comissões científica e executiva ligadas à ABA e uma empresa organizadora de eventos na estruturação das atividades científicas e sociais. Desde o início do segundo semestre de 2022, eu realizei reuniões periódicas com a diretoria da ABA para definir as estratégias considerando a divulgação, inscrição, espaço físico no centro de convenções que abrigará o EIA, e envolvimento da equipe e tutores que atuarão na editatona. O espaço físico foi um ponto importante de cooperação, uma vez que a editatona ocorrerá em um formato diferente das atividades científicas do EIA. Há a necessidade de mobiliário que permita o uso de computadores pelos participante e a garantia de uma conexão rápida e eficiente de internet, uma vez que o treinamento e a edição dos verbetes acontecerão em tempo real. Ressalta-se que e no encerramento do EIA haverá a apresentação do Dashboard que já foi está criado, para expor os resultados das edições durante a editatona. Além disso, foram criados outros dois meios para a entrega dos resultados: https://diff.wikimedia.org/2022/12/14/the-wiki4worldhearing2023-global-campaign-and-the-contributions-from-brazilian-universities/ e https://outreachdashboard.wmflabs.org/campaigns/hearing_health__20222024/programs

4. Are your activities part of a Wikimedia movement campaign or event? If so, please select the relevant campaign below. If so, please select all the relevant campaigns from the list below. If "other", please state which.

Other (please specify)

Wikipedia Edit-a-thon 4 World Hearing Day 2023
5. Do you have the team that is needed to implement this proposal?

A equipe que apoiará a realização da proposta será composta por alunos e pesquisadores da graduação e pós-graduação em fonoaudiologia e técnicos participantes de projetos da Wikipédia, sendo: Priscila Carvalho Cruz, Hector Gabriel Corrale de Matos, Maria Júlia Ferreira Cardoso e Adriano Jorge Soares Arrigo, cuja função principal desses será a atuação como monitores durante a editatona. Ainda, a equipe contará com a participação do Prof. Dr. João Alexandre Peschanski, ex-diretor do Wiki Movimento Brasil, e apoiador das atividades para o desenvolvimento da área da saúde auditiva na Wikipédia. Como parceria local contamos com a Profª. Drª. Fernanda Zucki da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo nome não foi arrolado na presente proposta, pois reside em Florianópolis, bem como a Profª. Drª. Adriana Lacerda da Universidade de Montreal (Canada) e na Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP), como uma professora que vem trabalhando com a Wikipédia em sala de aula. Como parceria internacional, contamos com a Profª. Drª. Thais Morata, wikipedista experiente que coordena a campanha do Dia Mundial da Audição Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA), do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), da Organização Panamericana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS/Suíça).

6. Please state if your proposal aims to work to bridge any of the identified CONTENT knowledge gaps (Knowledge Inequity)? Select up to THREE that most apply to your work.

Geography, Other global topics for impact (topics considered to be of global importance)

6.1 In a few sentences, explain how your work is specifically addressing this content gap (or Knowledge inequity) to ensure a greater representation of knowledge.

A Editatona abordará sobre um tema de impacto na área da saúde. Uma perda auditiva diminui a capacidade do indivíduo de participar de uma conversação em atividades sociais, criando uma barreira significativa ao estabelecimento ou à manutenção de relações emocionais. Abordar questões envolvendo a perda auditiva relacionada ao avanço da idade é necessário, pois a população brasileira segue em uma tendência de envelhecimento, tendo, em 2017, superado os 30,2 milhões de idosos.

7. Please state if your proposal includes any of these areas or THEMATIC focus. Select up to THREE that most apply to your work and explain the rationale for identifying these themes.

Education, Public Policy, Open Technology

8. Will your work focus on involving participants from any underrepresented communities?

Geographic , Linguistic / Language, Age

9. Who are the target participants and from which community? How will you engage participants before and during the activities? How will you follow up with participants after the activities?

Os participantes-alvo serão profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia e áreas correlatas, e representantes dos usuários de atendimento de saúde auditiva. A editatona caracterizara-se como uma atividade de extensão universitária ao fomentar a difusão de conhecimento científico por meio da capacitação dos participantes na comunicação em saúde na Wikipédia. Os participantes se tornarão multiplicadores de conhecimento e saberes nas suas comunidades, servindo como embaixadores sobre o uso da Wikipédia para ampliação do acesso da população à saúde auditiva. E ainda, sera destacada a incorporação de atividades na Wikipedia em atividades de ensino, como um modelo de projeto a ser replicado e expandido para outras temáticas e áreas do conhecimento. Como se trata de um evento na área da saúde e a partir da abordagem do conhecimento livre e da importância da comunicação em saúde, pretende-se alcançar a retenção de alguns dos participantes.

10. In what ways are you actively seeking to contribute towards creating a safer, supportive, more equitable environment for participants?

Os objetivos principais são instrumentalizar os interessados em utilizar as plataformas Wikimedia com propósitos educacionais, além de formar uma rede de apoio. A contribuição do grupo fornecerá aos participantes autonomia para que eles próprios editem, criem e divulguem verbetes de qualidades ligados à saúde auditiva, contribuindo, assim, na democratização do saber científico para que esses verbetes e, no seu conteúdo acerca de saúde pública, esteja acessível nos diferentes países lusófonos.

11. Please tell us about how you have let your Wikimedia communities know about the planned activities and this proposal. Use this space to describe the processes you carried out to make the community more involved in planning this proposal. Please link the on-wiki community discussion(s) around the proposals.

As comunidades da Wikimedia foram informadas através do Blog Dif. A atividade proposta do evento de Editatona irá compor parte da grade do evento científico “Encontro Internacional de Audiologia (EIA)”. As atividades planejadas ocorrerão, no período da tarde do dia 22 de março de 2023, com duração de 4 horas concomitantes à essas atividades, estão sendo elaboradas as atividades do “Dia Mundial da Audição” e no encerramento do EIA, iremos apresentar o Dashboard do Dia Mundial da Audição, com os resultados obtidos até o momento. Apesar de a Editatona em si estar restrita à 50 pessoas, outras atividades, como conferências, apresentação de pôsteres, poderão ter a audiência do total de inscritos no evento. A Editatona e as informações para a inscrição estão sendo divulgadas pelos canais de divulgação do EIA, da FOB-USP, do Conselho Federal de Fonoaudiologia e entre os grupos de alunos de graduação e pós-graduação na área da Fonoaudiologia, e também, pelos canais do Wiki Movimento Brasil.

12. Are you aware of other Rapid Fund proposals in your local group, community, or region that are being submitted and that align with your proposed project?

No

If yes:

12.1 Did you explore the possibility of doing a joint proposal with other leaders in your group?
N/A
12.2 How will this joint proposal allow you to have better results?
N/A
13. Will you be working with other external, non-Wikimedia partners to implement this proposal? Required.

Yes

13.1 Please describe these partnerships and what motivates the potential partner to be part of the proposal and how they add value to your work.

Uma parceria fundamental para realização e organização é o apoio da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) que é responsável pela organização do EIA, evento no qual a Editatona estará inserida. Ressalta-se que a ABA apoiará a Editatona por meio da logística, mobilização e comunicação da atividade. Como relatado anteriormente, o Centro de Convenções foi locado pela ABA, com a aprovação da Diretoria para a concessão de uma sala para a realização da Editatona. Somente o custo com as mesas (pranchas) e rede para acesso à internet foi incluído nesta proposta. Contaremos com a parceria de 5 instituições nacionais das 5 regiões do país já citada acima e das instituições estrangeiras Universidade da Virgínia (EUA) e Universidade de Montreal-UdeM (Canadá), que vem trabalhando com edição de verbetes nas disciplinas. Isso vem fortalecendo o grupo com relação as ações de comunicação em saúde na temática da Saúde Auditiva.

14. In what ways do you think your proposal most contributes to the Movement Strategy 2030 recommendations. Select a maximum of THREE options that most apply.

Improve User Experience, Coordinate Across Stakeholders, Manage Internal Knowledge

Learning, Sharing, and Evaluation edit

15. What do you hope to learn from your work in this fund proposal?

Planejo utilizar essa atividade como modelo e base para futuras ações na área de comunicação em saúde auditiva. Coletaremos informações sobre a experiência dos vários docentes que iniciaram suas atividades nos meses anteriores ao evento, analisando dificuldades enfrentadas. As informações, edições dos verbetes e o número de novos usuários serão computados por meio do Dashboard. Também será enviado no momento do evento um formulário com questões relacionadas ao feedback dos participantes da oficina. Esses dados serão cruzados com os dados do Dashboard de modo a contabilizar o número de editores, quantidade de verbetes editados, multimídia adicionada ao Wiki Commons e volume de dados produzido. Pretende-se elaborar um material relatando o passo-a-passo da elaboração das ações e o percurso de implantação, aliado à descrição de possíveis soluções para aprimorar as futuras oficina. Esses dados estão sendo relacionados em um Curso Online Aberto (MOOC) em desenvolvimento na Wikiversidade.

16. Based on these learning questions, what is the information or data you need to collect to answer these questions? Please register this information (as metric description) in the following spaces provided.
Main Open Metrics Data
Main Open Metrics Description Target
Melhorar e ampliar os conteúdos relacionados à saúde auditiva Analisar a qualidade dos verbetes, partindo da contagem das referências, bem como seu impacto científico. 50
Promover o letramento digital e científico com base na Wikipédia Ensinar alfabetização midiática, escrita, pesquisa, comunicação online e trabalho colaborativo aos participantes. 50
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
17. Core quantitative metrics.
Core Metrics Summary
Core metrics Description Target
Number of participants As atividades planejadas terão como propósito capacitar novos participantes que estarão participando de um evento Wikimedia pela primeira vez. São profissionais, alunos de graduação e pós-graduação na área da saúde na edição ou melhoria de verbetes. Assim, pretende-se gerar uma mudança sistemática na percepção dos participantes da atividade, que atuarão como multiplicadores de conhecimento, fomentando a continuidade e retenção de editores como wikipedistas no campo temático da saúde auditiva e áreas afins. 50
Number of editors A equipe que apoiará a realização da proposta será composta por alunos e pesquisadores da graduação e pós-graduação em fonoaudiologia e técnicos participantes de projetos da Wikipédia, todos como editores recorrentes, sendo: Priscila Carvalho Cruz, mestre em ciências no Programa de fonoaudiologia e integrante do projeto de extensão na promoção do letramento digital e científico; Hector Gabriel Corrale de Matos, graduando no curso de fonoaudiologia, no projeto de análise de implementação de atividades educativas na Wikipédia; Maria Júlia Ferreira Cardoso, doutoranda em Ciências no programa de fonoaudiologia; Adriano Jorge Soares Arrigo, graduado em Ciência na Computação e responsável por implementar uma interface MOOC na Wikiversidade; Prof. Dr. João Alexandre Peschanski, ex-presidente do Wiki Movimento Brasil, e apoiador das atividades para o desenvolvimento da área da saúde auditiva na Wikipédia; Profª Drª Lilian Cassia Bornia Jacob, pesquisadora responsável pelo projeto Programa de Educação da Wikipédia como Metodologia Ativa de Ensino e Ferramenta de Colaboração Coletiva em Saúde Auditiva. 5
Number of organizers Apoio técnico: Adriano Jorge Soares Arrigo. Apoio instrucional: Priscila Carvalho Cruz, Hector Gabriel Corrale de Matos, Maria Júlia Ferreira Cardoso e Adriano Jorge Soares Arrigo. Professores: Drª. Fernanda Zucki da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo nome não foi arrolado na presente proposta, pois reside em Florianópolis, bem como a Profª. Drª. Adriana Lacerda da Universidade de Montreal (Canada) e na Universidade de Tuiuti do Paraná (UTP). Consultores: contamos com a Profª. Drª. Thais Morata, wikipedista experiente que coordena a campanha do Dia Mundial da Audição Centers for Disease Control and Prevention (CDC/EUA), do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), da Organização Panamericana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS/Suíça) e João Peschanski. 9
Number of new content contributions per Wikimedia project
Wikimedia Project Description Target
Wikipedia Editar conteúdo de verbetes, considerando a escrita científica e referência de qualidades com impacto na comunidade científica. 40
Wikipedia Criar novos verbetes na área da saúde auditiva. 2
Wikipedia Ampliar verbetes na área da saúde auditiva. 30
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
17.1 If for some reason your proposal will not measure these core metrics please provide an explanation.


18. What tools would you use to measure each metric selected? Please refer to the guide for a list of tools. You can also write that you are not sure and need support.

A ferramenta utilizada para medir cada métrica na Editatona, será o Dashboard (https://outreachdashboard.wmflabs.org/campaigns/hearing_health__20222024/programs), sendo possível acompanhar o que os editores estão fazendo e com que estão contribuindo, bem como o número de editores (50 participantes e 9 organizadores).

Financial Proposal edit

19. & 19.1 What is the amount you are requesting from Wikimedia Foundation? Please provide this amount in your local currency.

16651.84 BRL

19.2 What is this amount in US Currency (to the best of your knowledge)?

2674.31 USD

20. Please upload your budget for this proposal or indicate the link to it.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1P4SmNkMds-cp4t-6eZM2XG2MxuevnqNAP3fCxazWyEc/edit?usp=sharing

We/I have read the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and Universal Code of Conduct.

Yes

Endorsements and Feedback edit

Please add endorsements and feedback to the grant discussion page only. Endorsements added here will be removed automatically.

Community members are invited to share meaningful feedback on the proposal and include reasons why they endorse the proposal. Consider the following:

  • Stating why the proposal is important for the communities involved and why they think the strategies chosen will achieve the results that are expected.
  • Highlighting any aspects they think are particularly well developed: for instance, the strategies and activities proposed, the levels of community engagement, outreach to underrepresented groups, addressing knowledge gaps, partnerships, the overall budget and learning and evaluation section of the proposal, etc.
  • Highlighting if the proposal focuses on any interesting research, learning or innovation, etc. Also if it builds on learning from past proposals developed by the individual or organization, or other Wikimedia communities.
  • Analyzing if the proposal is going to contribute in any way to important developments around specific Wikimedia projects or Movement Strategy.
  • Analysing if the proposal is coherent in terms of the objectives, strategies, budget, and expected results (metrics).

Endorse