Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Rapid Fund/Wikidata para bibliotecários brasileiros:edição e visualização de dados (ID: 21950328)

statusCompleted
Wikidata para bibliotecários brasileiros: edição e visualização de dados
proposed start date2022-11-18
proposed end date2023-03-03
grant start date2022-11-18T00:00:00Z
grant end date2023-03-03T00:00:00Z
budget (local currency)5871.04 BRL
budget (USD)1147.67 USD
amount recommended (USD)1147.67
grant typeIndividual
funding regionLAC
decision fiscal year2022-23
applicant• Lilian Viana
organization (if applicable)• N/A
Review Final Report

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their application. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.

Applicant Details edit

Please provide your main Wikimedia Username.

Lilian Viana

Please provide the Usernames of people related to this proposal.

Lilian_Viana Ssstela

Organization

N/A

Are you a member of any Wikimedia affiliate or group, including informal groups like Wiki Fan Clubs, emerging language communities, not recognized Wikimedia groups etc.? Please list them all.

GLAM Bibliotecas da USP

Grant Proposal edit

M. Please state the title of your proposal. This will also be the Meta-Wiki page title.

Wikidata para bibliotecários brasileiros: edição e visualização de dados

Q. Indicate if it is a local, international, or regional proposal and if it involves several countries? (optional)

Local

Q2. If you have answered regional or international, please write the country names and any other information that is useful for understanding your proposal.


R. If you would like, please share any websites or social media accounts that your group or organization has.


1. What is the change that you are trying to bring about and why is this important.

A proposta objetiva abrir caminho à consolidação de uma comunidade de práticas em torno da Wikidata, formada por pessoas bibliotecárias do Brasil. Propõe-se, como primeiro passo, a capacitação de parcela destes profissionais. A comunidade bibliotecária brasileira não é, de modo geral, familiarizada com projetos Wikimedia, o que inclui a Wikidata. Profissionais que atuam em bibliotecas poderiam se beneficiar do uso da Wikidata em práticas de organização e comunicação da informação, sobretudo em contextos educativos e culturais – marcados por descontinuidades de ações e poucos investimentos. De outro lado, o projeto Wikidata também se beneficiaria da adesão de pessoas bibliotecárias, pois são profissionais que dominam procedimentos referentes à criação de formatos e padrões para organização e comunicação da informação. Além disso, a adesão de profissionais da informação do Brasil à Wikidata contribui para a diversidade linguística e cultural referente aos seus conteúdos. Está em causa apresentar para estes profissionais um projeto que é colaborativo, tendo em vista o reconhecimento da importância da formação de redes de interlocução e aprendizado nesse contexto do movimento do conhecimento livre.

2. Describe your main approaches or strategies to achieve these changes and why you think they will be effective.

Estratégia: Capacitar a comunidade de pessoas bibliotecárias do Brasil no uso da Wikidata

Motivação: A partir de atividades desenvolvidas no escopo do GLAM Bibliotecas da USP (link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:GLAM/Bibliotecas_da_USP/Oficinas_e_eventos), foi possível identificar o interesse de pessoas bibliotecárias em aprender a utilizar a Wikidata. As avaliações efetuadas, após alguns dos eventos realizados, trazem indicativos de um espaço a ser ocupado com o oferecimento de práticas formativas para a comunidade bibliotecária apropriar-se da Wikidata. Práticas que, por sua vez, demandam conhecimentos técnico-especializados inscritos no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, contribuindo para o diálogo e compreensões de questões inerentes às bibliotecas e instituições afins. Embora haja extenso material sobre a Wikidata disponível para acesso, majoritariamente em idioma inglês, percebeu-se que estes conteúdos não configuram um primeiro ponto de entrada para uso da Wikidata, mesmo havendo o desejo de aprendizado e uso.

3. What are the activities you will be developing and delivering as part of these approaches or strategies?

Atividade 1) Realizar evento presencial, com abordagem teórico-prática, introdutório à Wikidata, conforme estrutura a seguir: Parte 1: Iniciativas GLAM-Wiki; Introdução à Wikidata / Parte 2: Visualização de dados cadastrados na Wikidata; SPARQL: primeiros passos; Potencialidades da Wikidata na construção de bases acadêmicas (carga horária: 6h, dia 18.11.2022). Os procedimentos abaixo são necessários à realização do evento:

1.1 Elaborar apresentações que serão disponibilizadas no Wikimedia Commons
1.2 Divulgação (elaborar materiais de divulgação, enviar a canais potenciais, criar página do evento, outreach e formulário de inscrição, gerenciar lista de participantes,estabelecer contato prévio ao evento)
1.3 Atividades pós-evento (enviar certificados, cadastrar participantes no grupo Wikidata help (Telegram); revisar edições feitas pelos participantes e prover feedback construtivo.
1.4 Contratar prestadora de serviço de alimentação
1.5 Adquirir brindes

2) Avaliar ação e engajamento 2 avaliações qualitativas com os participantes, por meio de questionários contendo perguntas fechadas e abertas, pautadas nas questões de aprendizagem (ver item 15) A primeira avaliação objetiva identificar aspectos referentes à: divulgação, organização e programação do evento, habilidades aprendidas, interesse em projetos wikimedia, conhecimento das palestrantes sobre o tema e suas habilidades em comunicá-los. A segunda ocorrerá 2 meses após o evento, com o objetivo de identificar aspectos referentes ao engajamento. Os dados obtidos em ambos os questionários serão compilados. A partir disso as perguntas de aprendizagem serão retomadas. Para cada uma delas, espera-se chegar a uma breve síntese que traga avanços às compreensões sobre o tema. Os resultados serão compartilhados na página no meta. Os questionários serão elaborados em caso de aprovação da proposta. Estamos abertas para partilhá-los com a oficial de programa para que contribua com possíveis sugestões.

4. Are your activities part of a Wikimedia movement campaign or event? If so, please select the relevant campaign below. If so, please select all the relevant campaigns from the list below. If "other", please state which.

Not applicable

5. Do you have the team that is needed to implement this proposal?
  • Érika Guetti (username: ErikaGuetti) (profissional remunerada, ver detalhes no orçamento)

Apresentação: Candidata a doutora em Ciência da Computação no Instituto de Matemática, Estatística e Computação- IME da Universidade de São Paulo - USP, atuando como pesquisadora nas áreas de Representação do Conhecimento, Privacidade de Dados e Web Semântica. Wikimedista em residência no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat). Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e graduação em Ingenieria de Sistemas - Universidad Nacional de San Agustín - Perú.

Responsabilidades nesta proposta: preparar conteúdos (dados, apresentação) e ministrar a parte II da oficina.

Lilian Viana (username Lilian_Viana) (profissional remunerada por parte das atividades) Apresentação: Wikimedista desde 2019, coordenadora das iniciativas GLAM-Wiki na Escola de Comunicações e Artes da USP (GLAM Bibliotecas da USP). Bibliotecária na Biblioteca da ECA-USP, mestre e doutora em Ciência da informação.

Responsabilidades nesta proposta: preparar conteúdos para ministrar a oficina (dados, planilhas de controle, apresentação); preparar materiais técnicos que ficarão disponíveis no commons; realizar a divulgação do evento; elaborar e enviar certificados de participação; contratar prestadores de serviços de alimentação; cadastrar no grupo Wikidata help (Telegram) participantes que manifestarem interesse; elaborar 2 avaliações qualitativas e compilar os resultados; responder às questões de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações.

Stela Madruga (username: Ssstela) (profissional remunerada por parte das atividades) Apresentação: Wikimedista desde 2019, coordenadora das iniciativas GLAM-Wiki no Instituto de Matemática e Estatística da USP (GLAM Bibliotecas da USP). Bibliotecária e chefe-técnica na Biblioteca do IME-USP, especialista em Gerência de Projetos, mestre em Ciência da informação.

Responsabilidades nesta proposta: preparar conteúdos para ministrar a oficina (dados, planilhas de controle, apresentação); revisar edições dos participantes na Wikidata e prover feedback via email ; preparar materiais técnicos que ficarão disponíveis no commons; criar a página e outreach do evento; fazer orçamentos e encomendar brindes; organizar o cronograma do evento; preparar formulário de inscrição; realizar a divulgação do evento; responder às questões de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações.

6. Please state if your proposal aims to work to bridge any of the identified CONTENT knowledge gaps (Knowledge Inequity)? Select up to THREE that most apply to your work.

Content Gender gap

6.1 In a few sentences, explain how your work is specifically addressing this content gap (or Knowledge inequity) to ensure a greater representation of knowledge.

As edições que os participantes farão na Wikidata serão sobre o conteúdo temático "mulheres cientistas latino-americanas"

7. Please state if your proposal includes any of these areas or THEMATIC focus. Select up to THREE that most apply to your work and explain the rationale for identifying these themes.

Culture, heritage or GLAM

8. Will your work focus on involving participants from any underrepresented communities?

Geographic , Linguistic / Language

9. Who are the target participants and from which community? How will you engage participants before and during the activities? How will you follow up with participants after the activities?

Público alvo: bibliotecários, bibliotecárias e demais profissionais da informação do Brasil .

Retenção:

  • Fornecer informações sobre criação de iniciativas GLAM-Wiki;
  • Disponibilizar contatos de email (Lilian Viana e Ssstela) abrindo um canal de comunicação e colaboração com os participantes;
  • Fornecer, na página do evento, informações sobre mailing lists relacionadas a ações Wikimedia e sobre grupos e páginas de facebook (The Wikidata Community, Wikidata + GLAM, Wikimedia + Libraries, Wiki Movimento Brasil) relevantes;
  • Solicitar que se inscrevam na página do GLAM Bibliotecas da USP, caso queiram receber notícias sobre eventos futuros;
  • Incluir participantes da oficina, que manifestarem interesse, no grupo de Wikidata help do Telegram;
  • Disponibilizar na página do evento guias e orientações sobre Wikidata, previamente organizadas na Wikiversidade pelas proponentes (https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikimedia_-_oficinas_realizadas_pelas_bibliotecas_USP)
  • Tabular e consolidar os dados da avaliação, o que servirá de recurso para refletir sobre a implementação de ações futuras.
10. In what ways are you actively seeking to contribute towards creating a safer, supportive, more equitable environment for participants?
  • Disponibilizar equipamentos que atendam a possíveis necessidades de participantes com deficiência;
  • Disponibilizar refeição no dia do evento;
  • Enviar, previamente, um email com informações relativas à política de espaço amigável e ao código de conduta universal.
11. Please tell us about how you have let your Wikimedia communities know about the planned activities and this proposal. Use this space to describe the processes you carried out to make the community more involved in planning this proposal. Please link the on-wiki community discussion(s) around the proposals.

Essa proposta foi desenvolvida considerando a opinião de participantes de eventos anteriores previamente realizados pelas proponentes (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:GLAM/Bibliotecas_da_USP/Oficinas_e_eventos). Além do interesse da comunidade em utilizar a Wikidata, as possibilidades de comunicação dos seus dados é um ponto que emergiu nas avaliações feitas. Por conta disso, a presente proposta inclui abordagem sobre linguagem SPARQL, visualização de dados e possibilidades de uso da base Wikidata para tratamento da produção científica.

12. Are you aware of other Rapid Fund proposals in your local group, community, or region that are being submitted and that align with your proposed project?

No

If yes:

12.1 Did you explore the possibility of doing a joint proposal with other leaders in your group?
N/A
12.2 How will this joint proposal allow you to have better results?
N/A
13. Will you be working with other external, non-Wikimedia partners to implement this proposal? Required.

Yes

13.1 Please describe these partnerships and what motivates the potential partner to be part of the proposal and how they add value to your work.

Parcerias: Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Biblioteca do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. A parceria refere-se à cessão de espaço e equipamentos para a realização do evento e à autorização para que as duas proponentes ministrem a oficina durante seu horário de trabalho.

14. In what ways do you think your proposal most contributes to the Movement Strategy 2030 recommendations. Select a maximum of THREE options that most apply.

Invest in Skills and Leadership Development, Evaluate, Iterate, and Adapt

Learning, Sharing, and Evaluation edit

15. What do you hope to learn from your work in this fund proposal?
  • Quais habilidades e conteúdos necessitamos para realizar atividades de formação com a comunidade bibliotecária do Brasil?
  • Quais as necessidades de aprendizagem da comunidade bibliotecária para o desenvolvimento de ações na Wikidata?
  • Quais os potenciais de uso da Wikidata vislumbrados pela comunidade bibliotecária brasileira?
16. Based on these learning questions, what is the information or data you need to collect to answer these questions? Please register this information (as metric description) in the following spaces provided.
Main Open Metrics Data
Main Open Metrics Description Target
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
17. Core quantitative metrics.
Core Metrics Summary
Core metrics Description Target
Number of participants participantes da atividade (bibliotecários, bibliotecárias e outros profissionais da informação) 30
Number of editors número de editores (bibliotecários, bibliotecárias e outros profissionais da informação) que editam itens na Wikidata 30
Number of organizers
Number of new content contributions per Wikimedia project
Wikimedia Project Description Target
Wikidata itens criados 30
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
17.1 If for some reason your proposal will not measure these core metrics please provide an explanation.

As métricas quantitativas indicadas não dão conta de mensurar a atividade face às perguntas de aprendizagem, de cunho qualitativo. Para isso, serão realizadas 2 avaliações conforme descrito no item 3 para identificar aspectos referentes ao aprendizado, formação e engajamento.

18. What tools would you use to measure each metric selected? Please refer to the guide for a list of tools. You can also write that you are not sure and need support.

https://outreachdashboard.wmflabs.org/

Financial Proposal edit

19. & 19.1 What is the amount you are requesting from Wikimedia Foundation? Please provide this amount in your local currency.

5871.04 BRL

19.2 What is this amount in US Currency (to the best of your knowledge)?

1147.67 USD

20. Please upload your budget for this proposal or indicate the link to it.


We/I have read the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and Universal Code of Conduct.

Yes

Endorsements and Feedback edit

Please add endorsements and feedback to the grant discussion page only. Endorsements added here will be removed automatically.

Community members are invited to share meaningful feedback on the proposal and include reasons why they endorse the proposal. Consider the following:

  • Stating why the proposal is important for the communities involved and why they think the strategies chosen will achieve the results that are expected.
  • Highlighting any aspects they think are particularly well developed: for instance, the strategies and activities proposed, the levels of community engagement, outreach to underrepresented groups, addressing knowledge gaps, partnerships, the overall budget and learning and evaluation section of the proposal, etc.
  • Highlighting if the proposal focuses on any interesting research, learning or innovation, etc. Also if it builds on learning from past proposals developed by the individual or organization, or other Wikimedia communities.
  • Analyzing if the proposal is going to contribute in any way to important developments around specific Wikimedia projects or Movement Strategy.
  • Analysing if the proposal is coherent in terms of the objectives, strategies, budget, and expected results (metrics).

Endorse