Resolução de disputa

This page is a translated version of the page Dispute resolution and the translation is 82% complete.
Outdated translations are marked like this.
Para o ensaio, veja Resolução de disputas (ensaio). Para a comissão proposta, veja Comitê de resolução de disputas.
Shortcut :
DR
Esta página explica como resolver uma disputa com outro utilizador.

Em geral, tente evitar argumentos acalorados permanecendo civilizado e considere seriamente os pontos de vista dos outros editores. Se uma disputa se desenvolve, tente falar em privado com os envolvidos, ou passe algum tempo longe do projeto para recuperar a perspectiva. Mais especificamente, consulte as etapas abaixo na ordem em que são listadas.

Resolução informal

Prevenção

A melhor maneira de resolver uma disputa é evitá-la em primeiro lugar. Seja respeitoso com os outros e considere seriamente os seus pontos de vista.

  • Você não deve simplesmente reverter uma edição feita de boa fé. Se alguém fizer uma edição que você considerar tendenciosa ou imprecisa, melhore a edição ou reverta manualmente com um polido resumo explicando por que você reverteu.
  • Fornecer um bom resumo ao fazer alterações significativas que outros usuários podem contestar. A versão que você preferiria não será estabelecida pela reversão, o que provavelmente só irritará outros usuários. Discuta as alterações contestadas na página de discussão ou em privado. Se você encontrar um comportamento rude ou inapropriado, resista à tentação de responder de forma desagradável e evite ataques pessoais.

Discussão

O primeiro passo para resolver quase todos os conflitos é discutir a questão. Entre em contato com a outra parte na página de discussão desse usuário ou use uma página de discussão neutra e relevante. Quando a disputa envolver conteúdo, nunca permita que a disputa tome conta do conteúdo. Mantenha a calma, evite ataques pessoais, considere seriamente a perspectiva da outra pessoa, e tente chegar a um compromisso. Suponha que a outra pessoa está agindo de boa fé, a menos que você tenha provas claras em contrário.

Tanto nesta fase como durante todo o processo de resolução de disputas, você deve fazer uma séria tentativa de discussão e compromisso. Falhar em fazer isso mostra que você está tentando aumentar a disputa em vez de resolvê-la. Isso tornará as pessoas menos compreensivas em relação a sua posição e pode impedi-lo de efetivamente usar estágios posteriores na resolução de disputas. Em contraste, uma discussão sustentada e uma negociação séria entre as partes, mesmo que não seja imediatamente bem-sucedida, mostra que você está interessado em encontrar uma solução que se enquadre nas políticas da Wikipédia.

Separação

Tente concordar com o outro usuário até que a disputa seja resolvida, não fazendo nada para aumenta-lá. Por exemplo, você pode concordar em não editar uma página controversa ou usar o acesso de administrador, dependendo da disputa. Isso permite que outros considerem a questão de forma justa sem aumentar a discussão em curso, e ajuda a manter a discussão calma.

Se a discussão falhar ou ficar aquecida, tente se afastar mais um pouco. Participar de forma construtiva em outro lugar, trazer um usuário externo, ou ambos. Evite voltar para a área de disputa; Responder a perguntas sobre ela em sua página de discussão e direcionar o questionador a levar seus problemas para uma página de discussão relevante para manter toda a discussão relevante em um só lugar. Isso é particularmente útil quando se disputa com novos usuários, pois lhes dá a chance de se familiarizarem com a política e a cultura do projeto.

Tome uma visão de longo prazo. No devido tempo, o problema pode simplesmente desaparecer, seja porque o outro usuário moveu-se ou mais usuários se envolveram.

Convidar usuários neutros

Pode ser útil pedir aos usuários neutros que se juntem à discussão. Muitas disputas que não podem ser resolvidas através de discussão direta podem ser resolvidas com a entrada de usuários não envolvidos. Dependendo da disputa, você precisa expor o problema a um público maior. Considere postar em uma página de discussão da comunidade local ou em Pedidos de opinião, ou discuta sobre no IRC com outros usuários.

Se o consenso é difícil de avaliar apenas a partir da discussão, considere realizar uma pesquisa de opinião a fim de esclarecer as questões na discussão. Note que uma pesquisa de opinião não pode gerar um consenso, mas é útil para entendê-lo. Da mesma forma, se você acredita que os usuários estão ignorando um consenso, uma pesquisa não pode forçar esses usuários a aceitar o consenso proposto - embora uma pesquisa possa ajudar os usuários a entender o equilíbrio de opiniões e razões para esses pareceres sobre uma determinada disputa, ela também pode facilmente degenerar em uma discussão sobre se uma pesquisa em particular é bem construída ou representativa. Veja Wikipedia: Discuta, não vote por razões pelas quais a discussão é necessária e superior à votação.

Resolução formal

Em alguns casos, as etapas acima falharão, mesmo se todos os envolvidos tentam seriamente chegar a um acordo. Você pode tentar um ou vários dos seguintes passos, dependendo da natureza da disputa e as preferências das pessoas envolvidas. Observe que as etapas posteriores do processo de resolução de disputas serão mais fáceis se você seguir o maior número possível dessas etapas.

Mediação

Solicitar que um respeitado usuário neutro medie a disputa. A mediação é um processo voluntário em que uma pessoa neutra ajuda a orientar a discussão para um acordo que pode ser aceito por todos. Ao solicitar a mediação, esteja preparado para mostrar que você tentou resolver a disputa usando as etapas listadas acima e que todas as partes na disputa concordam em mediar. A mediação não pode ter lugar se todas as partes não estiverem dispostas a participar. O mediador irá trabalhar para permitir que todos expressem seus pontos de vista, ouçam uns aos outros e você pode chegar a um acordo satisfatório para todos. A mediação é um processo confidencial e colaborativo de resoluções de conflitos.

Arbitragem

Como último recurso, depois de ter tomado todas as outras medidas razoáveis para resolver a disputa, você pode submeter a disputa para arbitragem. Ao contrário da mediação, em que a terceira pessoa só ajuda os usuários em disputa a chegar a um acordo, um comitê de arbitragem irá impor uma solução obrigatória que todos os usuários devem" obedecer. As soluções podem envolver remoção de acesso, bloqueio de usuários ou forçar os usuários a evitar editar a área de disputa. Tal decisão será aplicada conforme necessário. Se isso não funcionar desligue o computador e teme uma garrafa de cerveja para afogar suas frustrações.

Ver também