This page is a translated version of the page Brand/Typography and the translation is 76% complete.
Outdated translations are marked like this.

Tipografia

Famílias tipográficas

Comunicar-se por meio de textos é uma parte importante da marca da Wikimedia. Usar tipografia efetiva e consistentemente é fundamental para expressar sua mensagem. A Wikimedia usa duas famílias tipográficas principais, Montserrat e Source Serif Pro. Ambas são gratuitas e de código aberto.

Montserrat

A família tipográfica para a Wikimedia é a Montserrat. Ela é usada no logo da Fundação Wikimedia e para todos os conteúdos de marca que fazemos. A Montserrat é uma família tipográfica versátil e sem serifa. Ela tem certas características humanistas, dando a ela personalidade e calor, enquanto que sua grande altura-x e construção larga conferem a ela bastante impacto. Funciona bem para grandes títulos bem como parágrafos menores de texto.

Source Serif Pro

Source Serif Pro é uma família tipográfica no estilo transitório. Criada para um ambiente digital, os formatos das letras são simplificados e altamente legíveis. A família tipográfica tem uma forte personalidade própria que brilhará quando usada para textos longos no papel ou na tela.

Internacionalização

Noto tem sido nossa substituta padrão para línguas não-latinas. Assim como Montserrat e Source Serif, ela é de código aberto e gratuita para usar sob a Open Font License, o que é ótimo! Contudo, nós também encorajamos você a encontrar uma família tipográfica com suporte para a sua língua/escrito que você considere como sendo a melhor. Queremos ser esteticamente consistentes, e a Noto tem sido uma expressão bem diferente da Montserrat. Se você a vê como uma substituta para a Montserrat, você deveria tentar encontrar uma família tipográfica com uma personalidade similar.

Família em uso

Tanto a Montserrat quanto a Source Serif têm uma grande seleção de pesos, o que pode ser confuso ao compor a tipografia da sua mensagem. De modo a comunicar sua mensagem o mais clara e simplesmente possível, nós recomendamos principalmente usar os pesos Regular e Negrito em ambas as famílias tipográficas.

Montserrat fica bem quando grande e em negrito. Isso permite uma mensagem de impacto! Citações ficam bem legais na Source Serif.

Gostamos de usar um número mínimo de tamanhos e pesos ao mesmo tempo. Aqui está um exemplo com apenas dois pesos e três tamanhos.