Wikipedia in African Libraries

This page is a translated version of the page Wikipedia in African Libraries and the translation is 100% complete.

The Wikipedia in African Libraries Project

O Wikipedia in African Libraries (Wikipédia em bibliotecas africanas) é um projeto criado para fazer com que mais bibliotecários africanos entendam como o tesouro de informações da Wikipédia pode ajudá-los a servir melhor suas comunidades, entendendo como ela funciona e participando na adição de conteúdo sobre o continente. Isso ajudará a aclimatá-los à plataforma, ao mesmo tempo em que expandirá seus alcances e usos, além de preencher lacunas de informação sobre a África. Por outro lado, os recursos das bibliotecas africanas servirão bem a várias comunidades Wikimedia na edição e geração de artigos.

Treinamento para bibliotecários africanos
Agosto de 2020 a julho de 2021
Wikipedia in African Libraries
Siga-nos para se manter atualizado!
FacebookAfLIA
Twitter@AfLIACon
YouTubeAfLIA
Hashtag#WikiAfLibs

A OCLC já desenvolveu um currículo e materiais de treinamento, junto de bibliotecários americanos como público, para o desenvolvimento do curso Wikipedia + Libraries: Better Together (Wikipédia + Bibliotecas: Melhor Juntos). No entanto, o currículo existente e os materiais de estudo precisam ser mais relacionáveis, relevantes e adaptados ao contexto africano, tendo em mente que existem diferenças entre a África e a América em termos de ecossistema de bibliotecas, habilidades digitais, infraestrutura e valores, os quais têm relação direta com termos de engajamento, partes interessadas, níveis de capacidade e necessidades de desenvolvimento profissional dos bibliotecários, percepções sobre as bibliotecas e recursos disponíveis.

Contexto

AfLIA (African Library and Information Associations and Institutions - Bibliotecas e Associações e Instituições Africanas de Informação) é o órgão central do setor das Bibliotecas Africanas. A missão da organização é capacitar bibliotecários e profissionais da informação africanos com habilidades que podem transformar vidas e comunidades, bem como impulsionar a agenda de desenvolvimento global e continental. Profissionalismo, inclusão, inovação e criatividade, transparência e responsabilidade e acesso à informação como um direito humano básico são os valores fundamentais da AfLIA. Fundada em 2013, a organização opera em sua sede em Accra, Gana, e tem membros espalhados por todo o centro, leste, norte, sul e oeste da África.

A Wikipedia é um projeto de enciclopédia multilíngue, baseado na web e de conteúdo livre, apoiado pela Fundação Wikimedia e baseado em um modelo de conteúdo abertamente editável. É a maior enciclopédia online do mundo, escrita colaborativamente por voluntários anônimos. Foi criada em 2001 e, em 2015, já tinha registrado mais de 375 milhões de visitantes. A Wikipédia existe em mais de 310 idiomas.

Objetivos

O objetivo geral deste projeto colaborativo é adaptar o currículo da OCLC de acordo com o ambiente de informações e o ecossistema de bibliotecas da África, que corresponderá aos objetivos de aprendizagem adequados que se alinham aos padrões e processos da comunidade da Wikipédia.

Os objetivos, portanto, são:

  1. Treinar aproximadamente 10 bibliotecários, em 30 países na África, para entender a Wikipédia como um verdadeiro recurso para a disseminação de informações e uma ferramenta de ensino que promove educação de qualidade. Dessa maneira, aumentando o acesso à plataforma e servindo melhor às suas comunidades de usuários.
  2. Treinar bibliotecários africanos para serem capazes de avaliar a qualidade e confiabilidade de artigos individuais, além de editar e criar conteúdo de interesse local e pessoal na Wikipédia, de acordo com as referências estabelecidas de qualidade e relevância.
  3. Treinar bibliotecários para ensinar suas comunidades de usuários a usar e contribuir com a Wikipédia, conduzindo-os através dos processos editoriais e padrões de qualidade da plataforma. Como parte do treinamento online, os bibliotecários serão encorajados e apoiados a executar fisicamente os programas da Wikipédia em suas bibliotecas. É o caso de projetos comunitários ou tarefas integrando o que foi ensinado (por exemplo, as Políticas de Espaço Amigável) no curso, através de comentários na plataforma de ensino para auxiliar os facilitadores a conhecerem os resultados dos programas. - Cultivar o relacionamento entre as comunidades da Wikipédia na África e as bibliotecas. Espera-se que isso produza colaborações com bibliotecários não só durante, mas também após o ciclo de vida do projeto.