Programa de Educação da Wikipedia

This page is a translated version of the page Wikipedia Education Program and the translation is 93% complete.


Programa de Educação de Wikipedia
education.wikimedia.org
education(_AT_)wikimedia.org


A idéia por trás do programa de educação da Wikipedia é simples: educadores e estudantes compartilham o conhecimento livre, contribuindo para os projetos da Wikipedia e Wikimedia em um cenário acadêmico. Nós buscamos nutrir, crescer e melhorar a eficácia dos programas de educação da Wikipedia para que eles tenham um impacto positivo sobre os projetos da Wikimedia. Incentivamos contribuições de alta qualidade, fomentamos a diversidade de gênero e promovemos a participação Global Sounth. Acreditamos que a Wikipedia pertence à educação!

Imagine um mundo em que cada ser humano pode compartilhar livremente na soma de todo o conhecimento. Esta é a visão do movimento Wikimedia. A missão da Wikimedia Foundation é capacitar e engajar pessoas ao redor do mundo para tornar essa visão realidade, com conteúdo educacional on-line livre e acessível em todos lugares. O programa de educação da Wikipedia apoia esta missão através do nosso trabalho com voluntários, educadores e estudantes de todo o mundo.

Sobre nosso programa

 

Traduções: Programa de Educação/5/pt Wikipedia

Poucos projetos educacionais no século XXI sintetizam a livre partilha de conhecimento como a Wikipedia. Wikipedia é a maior enciclopédia na história humana, com quase 32 milhões artigos em quase 300 línguas. É o quinto site mais visitado na terra, e é acessado por dezenas de milhões de pessoas todos os dias, de todas as partes do planeta. O Programa de Educação da Wikipedia foi formado em 2010 da extensão-iniciativa de Política Pública para incentivar a comunidade acadêmica a ajudar o crescimento deste impressionante recurso. Nosso programa evoluiu nos anos subsequentes através de nossas experiências com educadores e comunidades de edição.

Quase 80 iniciativas educacionais estão em andamento em todo o mundo. Os educadores podem atribuir seus alunos a expectativa de que eles contribuam conteudo para a Wikipedia em tópicos relacionados ao curso. Os alunos podem contribuir para os projetos da Wikimedia para o serviço comunitário, como parte de um clube de divulgação ou de um campo de extensão, ou em Edit-a-thons, hackathons e workshops. Os professores podem aprender como editar a Wikipedia como parte de sua formação de professores ou descobrir novas maneiras de incorporar os projetos da Wikimedia no processo pedagógico em conferências EduWiki. Há uma variedade de recursos educacionais abertos disponiveis para apoiar essas iniciativas. E há uma série de parcerias governamentais de extensão entre afiliados da Wikimedia e agências educacionais em todo o mundo.

O Programa de educação da Wikipedia não funcionaria sem a vasta comunidade de voluntários e educadores que trazem tudo junto. Os programas são executados por capítulos da Wikimedia, organizações afiliadas e voluntários dedicados em todo o mundo. Quatro membros da equipe da Fundacao Wikimedia ajudam os líderes do programa a iniciar e dimensionar seus programas de forma sustentável. Esses líderes dão suporte a professores, alunos e cursos individuais. A equipe da Wikimedia Foundation presta apoio aos líderes.

Em quatro anos, mais de 10.000 estudantes, muitos dos quais eram mulheres, participaram do Programa de Educação da Wikipedia, acrescentando 12 milhões palavras, o equivalente a 45.000 páginas impressas, a mais de 10.000 artigos da Wikipedia em vários idiomas.

Os alunos que participam deste programa melhoram suas habilidades em leitura, escrita, pesquisa, pensamento crítico, tradução, comunicação e colaboração; na busca de informações e literacia mediática; e aprofundam sua compreensão de direitos autorais, citação e cidadania digital. Os estudantes entrevistados preferiram o trabalho com a Wikipedia a exigencia tradicional de escrever um texto. Eles ficaram orgulhosos por fazer um trabalho que serviria o mundo, ao inves de escrever um texto que so seia lido por seu professor. E muitos alunos descobriram que escrever para a Wikipedia é divertido!

Participe

 

Há uma variedade de maneiras que você pode se envolver. Você pode se inscrever para a lista de discussão. Você pode ler, traduzir ou contribuir para a Newsletter. Você pode participar nossa colaboração. E você pode aprender a iniciar um programa de educação.

Em nosso portal em education.wikimedia.org, temos uma variedade de materiais para voluntários e educadores: materiais instrucionais, treinamentos on-line, ferramentas técnicas, estudos de caso, um boletim informativo mensal compartilhando atualizações de programas em todo o mundo e muito mais. Graças à nossa comunidade de voluntários, estes estão disponíveis em muitas línguas. Há uma visão geral de todos os nossos recursos aqui.

Acreditamos que a Wikipedia pertence à educação. Beneficia os alunos, enriquece a experiência de aprendizagem, e beneficia o mundo, melhorando a maior enciclopédia da história humana. Estamos ansiosos para trabalhar em parceria com nossas comunidades em todo o mundo como apoiamos programas de educação em serviço da missão da Wikimedia. Nós esperamos que você junte-se a nós!

See also