Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024/Goals/Equity/pt-br

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2023-2024/Goals/Equity and the translation is 98% complete.

Apoiar a equidade do conhecimento

Fortalecer a Equidade na tomada de decisão por meio da governança do movimento e da Carta do Movimento. Empoderar e engajar o movimento, apoiar estratégias regionais e ajudar a preencher lacunas de conhecimento.


Equidade na Governança: Carta, Conselho e Hubs

Uma das principais metas do Movimento para alcançar sua direção estratégica de 2030 é a equidade. Acreditamos profundamente que, para ter sucesso, devemos nos concentrar no conhecimento e nas comunidades que foram deixadas de lado pelas estruturas de poder e privilégio. Não podemos servir como a infraestrutura essencial do ecossistema do conhecimento livre para o mundo sem que as pessoas do mundo trabalhem juntas para reunir e distribuir recursos de informação que tenham valor para todos. Para alcançar nossa visão, devemos também conscientizar e ganhar a confiança das pessoas que precisamos para nos ajudar a preencher nossas lacunas de equidade.

A Estratégia do Movimento reconhece que, ao compartilhar a responsabilidade, bem como garantir oportunidades equitativas de participação na tomada de decisão e na alocação de recursos, iremos empoderar e representar todas as partes interessadas do Movimento e teremos mecanismos para garantir que todas as decisões que afetam estas partes interessadas sejam legítimas.

Neste segundo ano em que a Fundação ancora o seu plano anual na Estratégia do Movimento, estamos coordenando a implementação da Estratégia do Movimento de forma mais centralizada através do gabinete da CEO, com especial ênfase em apoiar o sucesso da Carta do Movimento. A Carta visa finalmente proporcionar uma maior clareza sobre papéis, responsabilidades e tomadas de decisão equitativas, possivelmente por meio de novas estruturas colaborativas como hubs e um Conselho Global. Acreditamos ser essencial que este documento tenha uma base sólida de evidências e estamos comprometidos em colaborar com o Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC na sigla em inglês) para compartilhar informações e dados, bem como a experiência da Fundação com a centralização e descentralização de vários papéis do movimento. Acreditamos que isso ajudará o Comitê a criar uma Carta que possa gerar mais confiança e coordenação entre as partes interessadas para apoiar o maior impacto possível em relação a nossos objetivos coletivos.

Como este trabalho está em andamento, continuaremos a apoiar o funcionamento dos Hubs e a documentar o que estamos aprendendo com esses Hubs. A Fundação não se opõe aos esforços orgânicos para explorar essas estruturas, nem pretende esvaziar o papel do MCDC no registro e definição de Hubs na Carta do Movimento. Em vez disso, nosso objetivo é garantir que as comunidades tenham oportunidades equitativas de se engajar nessa exploração e ajudar os organizadores do Movimento a entender o que está e o que não está funcionando bem nesses Hubs quando da consideração de abordagens futuras.

Equidade do conhecimento: cocriando abordagens regionais e temáticas

 
8 regiões usadas pela Fundação Wikimedia a partir de 2022

Em 2022, a Fundação Wikimedia formalizou a organização de algumas de suas atividades em oito regiões. Isto segue os princípios da subsidiariedade e contextualização, e procura permitir o empoderamento de comunidades locais. Este ano, vamos fazer uso do que aprendemos, formalizando uma estratégia de regionalização para toda a organização.

A adoção de uma abordagem regional nos permite centrar perspectivas historicamente marginalizadas e apoiar necessidades mais localizadas, combatendo as desigualdades estruturais e garantindo uma representação equitativa do conhecimento e das pessoas em nosso Movimento. Nossa Estratégia do Movimento nos leva a priorizar as comunidades que foram deixadas de lado pelas estruturas de poder e privilégio. Assim, embora continuemos a trabalhar em todas as regiões do mundo e a apoiar afiliados maduros que estão ativamente engajados no fortalecimento do movimento globalmente, daremos atenção especial às regiões que têm sido sub-representadas em nosso movimento. Continuaremos a aumentar estrategicamente a concessão de grants para essas regiões bem como priorizar pessoas para integrar as equipes regionais e globais nessas regiões.

Metas Regionais

Através do engajamento na aprendizagem e planejamento colaborativos com nosso movimento, identificamos as seguintes prioridades estratégicas em cada uma das nossas oito regiões e trabalharemos em conjunto com afiliados e parceiros do movimento para planejar, aprender e adaptar ao longo do ano:

 
África Subsaariana

África Subsaariana: A África Subsaariana é uma das regiões que mais cresce no Movimento, e os grants para a região têm crescido significativamente nos últimos anos. Aumentaremos os grants para esta região este ano, à medida que continuamos a transferir fundos para regiões historicamente subfinanciadas, embora num ritmo mais lento do que nos últimos anos. O foco principal deste ano será continuar a transição dos beneficiários de fundos rápidos para o financiamento de apoio geral permitindo assim uma maior sustentabilidade e um planejamento de longo prazo. Um dos principais desafios para o crescimento programático na região tem sido a dificuldade de reter editores africanos em projetos da Wikimedia, devido tanto a barreiras de políticas on-wiki (por exemplo, políticas de notabilidade da Wikipédia) bem como desafios técnicos (por exemplo, bloqueio de IP). Este ano, a Fundação se propõe a trabalhar com as comunidades para abordar conjuntamente o desafio de retenção de editores por meio de intervenções sociais e técnicas. Por último, aproveitaremos os sucessos programáticos dos anos anteriores, expandindo o engajamento do movimento com parceiros estratégicos na região, incluindo a Associação Africana de Bibliotecas e Informações (AfLIA) e a African Union.

 
Sul da Ásia

Sul da Ásia: Em 2022, a Fundação Wikimedia e as comunidades do sul da Ásia identificaram a construção e reconexão da comunidade como uma necessidade fundamental para a região após anos de desconexão, exacerbada mais recentemente pela COVID e uma redução do engajamento da Fundação devido a barreiras legais que impedem o financiamento direto para as comunidades. A WikiConference India (WCI), de abril de 2023, a primeira desse tipo em quase 7 anos, marca uma virada para a região. Este ano, aproveitando o embalo do WCI, vamos trabalhar com as comunidades do sul da Ásia para apoiá-las − por meio de recursos, parcerias, comunicação e facilitação −na organização de encontros locais e regionais (por exemplo, WikiWomen Camp) na construção de conexões dentro da região e na revitalização de suas comunidades. Também vamos trabalhar com parceiros estratégicos para destravar o acesso a financiamento na região, e, como resultado, esperamos aumentar significativamente nosso apoio na região. Programaticamente, estaremos focados em continuar a apoiar as comunidades na preservação da cultura e do patrimônio em Commons e Wikisource e fechar parcerias com reutilizadores terceiros do conteúdo da Wikimedia (por exemplo, Jio) para aumentar a exposição a esse crescente conteúdo local.

 
Europa Central e Oriental e Ásia Central

Europa Central e Oriental e Ásia Central (CEE): Nosso foco este ano será apoiar o CEE Hub entrando no seu segundo ano como projeto piloto. Isto servirá como uma oportunidade para trabalhar com a região e o Comitê de Redação da Carta do Movimento (MCDC) para continuar a definir as funções e responsabilidades da Fundação em relação às estruturas dos hubs e documentar em conjunto o que aprendemos com este trabalho. Além de financiar o hub piloto, aumentaremos nossos grants na região, embora a um ritmo mais lento do que no ano fiscal anterior, e continuaremos a nos engajar em espaços de aprendizagem compartilhados com afiliados na região. Dentro da Educação e GLAM, que continuam a ser as principais áreas programáticas de trabalho dos afiliados, temos visto um impulso maior no espaço de bibliotecas. Tendo contratado um novo Oficial de Programa para Bibliotecas em janeiro de 2023, a Fundação investirá no apoio à região neste campo por meio de capacitação e apoio programático ad hoc.

 
América Latina e o Caribe

América Latina e o Caribe:: Os afiliados da região da América Latina e o Caribe foram alguns dos primeiros a explorar a colaboração regional intencional com a criação da rede Iberocoop em 2010. Treze anos depois, após a Iberoconf 2023, a região está discutindo o seu futuro. A Fundação continuará a apoiar Educação e Cultura e Patrimônio na região, incluindo o apoio à conferencia GLAM 2023, que acontecerá em Montevidéu, Uruguai, em novembro de 2023. O apoio por meio de grants para afiliados vai aumentar em relação ao ano passado, embora em um ritmo mais lento, à medida que continuamos apoiando afiliados com planos estratégicos de transição para grants plurianuais. Programaticamente, vamos explorar nosso papel como organização de apoio, trabalhando com afiliados para identificar os papéis e responsabilidades da Fundação em áreas temáticas, trabalhando em estreita colaboração com afiliados que solicitaram um apoio de parceria mais direto, como Wikimedia Colômbia e Wikimedistas do Uruguai. Por exemplo, estamos explorando uma nova versão de Lendo Wikipédia na Sala de Aula Programa de Capacitação de Capacitadores com um afiliado e um Ministério da Educação na região e assessorando um curso de Mudanças Climáticas e Cidadania (no contexto de nossa parceria contínua com o Banco Interamericano de Desenvolvimento) para apoiar a capacitação regional em torno de clima e sustentabilidade como “temas de impacto”.

 
Oriente Médio e Norte da África

Oriente Médio e Norte da África (MENA): A região MENA tem enfrentado desafios de políticas e técnicos particularmente desafiadores nos últimos anos, tais como bloqueios de IP que restringem a edição por parte de certos indivíduos ou em determinadas regiões, restrições governamentais que dificultam o recebimento de grants da Fundação, e dificuldades em engajar além de um pequeno grupo central de Wikimedianos na região. Este ano, com base na Conferencia WikiArabia 2022, a Fundação continuará a apoiar os afiliados na região por meio de grants, que devem crescer em relação ao ano passado, embora em uma escala mais modesta, parcerias estratégicas (por exemplo, avaliando uma expansão do Projeto ideias ultrapassando fronteiras para universidades além do Iraque) e apoio programático para as prioridades da região em Educação e Cultura e Patrimônio.

 
Leste, Sudeste Asiático e Pacífico

Leste, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP): 2023 representa um momento muito importante para a região ESEAP, que se prepara para sediar a primeira Wikimania organizada regionalmente em Cingapura, aproveitando a experiência adquirida na Conferência ESEAP 2022 organizada pela Wikimedia Austrália. A região identificou isso como uma forma de começar a prototipar a estratégia, o planejamento e as atividades de um potencial Hub ESEAP. Além de apoiar esses esforços, a Fundação continuará a apoiar o crescimento na região com um pequeno aumento dos grants. Programaticamente, continuaremos a apoiar as metas de educação e preservação da cultura e patrimônio da região, por meio de programas e parcerias liderados pela comunidade (por exemplo, Wikisource Loves Manuscripts). Dadas as crescentes restrições legais e de políticas em vários países da região, a Fundação também priorizará o combate aos desafios legais e relacionados a políticas de nossos projetos e colaborará com as comunidades locais para garantir que elas possam se engajar livremente em seu trabalho.

 
Europa do Norte e Ocidental

Europa do Norte e Ocidental (NWE): Historicamente, a NWE tem desempenhado - e continua a desempenhar - um papel descomunal no movimento Wikimedia, com mais de 30% dos colaboradores da Wikimedia provenientes desta região. Indicativo dessa escala e maturidade organizacional, em 2022, a região estabeleceu a Wikimedia Europe, uma rede organizada de afiliados regionais, principalmente para facilitar o engajamento em nível europeu em discussões jurídicas e sobre políticas. Em 2023-2024, a Fundação continuará a apoiar as prioridades da Europa nesta área e continuará a se envolver com hubs pilotos existentes, incluindo o Hub de Diversidade de Idiomas, trabalhando em conjunto com afiliados na região para identificar os papeis e responsabilidades da Fundação no região vis-à-vis os proto-hubs. Em relação a financiamento, no ano passado houve um aumento de afiliados menores na região solicitando financiamento, com um enfoque na redução da desigualdade de gênero. Como nos anos anteriores, este ano a Fundação continuará a aumentar o financiamento para afiliados na região, mas seguindo a orientação da Estratégia do Movimento, iremos priorizar maiores aumentos de financiamento em regiões tradicionalmente sub-representadas. Vamos disponibilizar recursos para afiliados interessados em desenvolver suas habilidades e capacidades de arrecadação de fundos.

 
América do Norte

América do Norte (EUA e Canadá): A região dos EUA/Canadá abriga uma incrível variedade de organizações Wikimedia, projetos comunitários e parcerias, mas também enfrenta desafios de coordenação e lacunas de capacidade nessa vasta região. Este ano, a Fundação continuará a se envolver em pesquisas e conversas lideradas pela comunidade, explorando a possibilidade de um modelo de colaboração mais sustentável para a região, e continuará a aconselhar parceiros GLAM de grande porte e tecnicamente avançados, como os Museus Smithsonian e Metropolitan, seguindo todo o trabalho realizado em anos anteriores em termos de colaborações com instituições lideres. Especificamente, daremos prioridade ao apoio à Biblioteca Digital Pública da América (DPLA na sigla em inglês), que está desenvolvendo um canal de contribuição em larga escala para Wikimedia Commons para milhares de instituições culturais, e também organizando um grupo de trabalho Wikimedia para fortalecer as práticas Wikimedia nos campos de bibliotecas e arquivos. Como em outras comunidades estabelecidas há muito tempo, aumentaremos nossos grants na região em relação ao ano passado, mas em um ritmo mais lento, e continuaremos a investir em parceiros estratégicos de financiamento plurianual, incluindo Wiki Education Foundation e Art+Feminism.


Metas Temáticas

Enquanto continuamos a desenvolver uma abordagem regionalizada, a Fundação vai fortalecer seus esforços para coordenar as partes interessadas e garantir a equidade na tomada de decisão em torno de três temas de organização global: Educação, Cultura e Patrimônio e Gênero. Historicamente, esses espaços de divulgação do movimento têm construído pontes para novos colaboradores e parceiros, abordado lacunas críticas de conhecimento e melhorado a reputação e a marca da Wikimedia. Mas, por muito tempo, todo o seu potencial estratégico tem sido limitado pela falta de coordenação global, lacunas técnicas e de infraestrutura persistentes e pela necessidade de maior capacitação e desenvolvimento de habilidades. Isso é particularmente verdadeiro no espaço de organização de gênero, onde esses desafios continuam existindo no movimento como um todo há anos. Para reforçar o trabalho do movimento em Educação, Cultura e Patrimônio e Gênero este ano, começaremos a desenvolver um apoio mais solido e consistente para essas temáticas fundamentais por meio de métricas compartilhadas, convocação temática, capacitação e um melhor alinhamento do suporte social e técnico.

Educação

Este ano, vamos apoiar afiliados chaves e a rede mais ampla EduWiki para se unirem em torno de uma visão de 2030 para Wikimedia e Educação, colaborando em pesquisa e experimentação lideradas pela comunidade para informar:

  • Uma agenda comum do movimento para a Educação e um sistema compartilhado para medir o impacto
  • Um plano para um novo modelo de colaboração para apoiar atividades de reforço mútuo em todo o movimento
  • Um papel de suporte sólido claramente articulado para a Fundação (antecipando a Carta do Movimento)

Ao mesmo tempo, vamos explorar como o programa Lendo Wikipedia na Sala de Aula iniciado pela Fundação, pode continuar a se tornar mais regionalizado e assumido pela comunidade, testando abordagens mais leves para capacitação com afiliados e avaliando o lugar do programa na agenda mais ampla do movimento. Também continuaremos a apoiar a rede de pares EduWiki Outreach Collaborators (EWOC) e explorar como integrá-la com outros espaços de apoio no movimento.

Cultura e Patrimônio

Este ano, continuaremos a focar em Commons e Wikisource, que são de suma importância para esta rede, e desenvolver nossas alianças estratégicas com museus e arquivos para preencher lacunas de conhecimento visual e diversificar as fontes de informação em idiomas locais e indígenas.

  • No ano passado, apoiamos OpenRefine para desenvolver um serviço de upload em lotes em Commons com dados estruturados que conseguisse atender às necessidades de grandes instituições. Este ano, em resposta aos apelos da comunidade para proporcionarmos uma experiência de colaboração mais simples para fotógrafos e pequenas instituições, estamos fechando uma parceria com a Flickr Foundation numa experiência de upload integrada.
  • Para que nossas comunidades e parceiros possam melhor entender e evidenciar o impacto de suas contribuições para Commons, vamos coordenar por todo o movimento para definir as métricas que importam para GLAMs e trabalhar com a equipe de Produto para começar a entregar estas métricas.
  • Em resposta ao interesse demonstrado por comunidades em ESEAP, Sul da Ásia, e África, abriremos a iniciativa Wikisource Ama Manuscritos a um grupo mais amplo de parceiros de aprendizagem, fornecendo apoio por meio de nossos programas de grants, parcerias técnicas e contatos com instituições que possuem coleções relevantes.
  • Vamos reforçar a rede de cultura e patrimônio através de um melhor apoio a grupos temáticos de usuários; um engajamento coordenado com museus na conferência trienal do Conselho Internacional de Museus; e nossa primeira reunião da comunidade global em cinco anos, GLAM Wiki: Conferência de Cultura, Patrimônio e Wikimedia.

O engajamento do movimento com bibliotecas se encontra em um estágio mais desenvolvido. Continuaremos a colaborar com os parceiros chaves e grupos de usuários para avaliar nossos programas de bibliotecas e desenvolver um plano de apoio sustentável nas regiões da África Subsaariana, América Latina e CEE onde vemos o maior impulso. Também vamos apoiar de forma proativa a próxima convenção global Wikimedia + Bibliotecas, prevista para 2024.

Gênero

Este ano, a Fundação dará prioridade a cocriação de uma agenda compartilhada para organizadores de gênero em todo o movimento que buscam acessar capacitação direcionada, suporte técnico e uma melhor coordenação com pares colaboradores e aliados. Após consultas iniciais com participantes do movimento e a equipe da Fundação, as aspirações para preencher a lacuna de gênero incluem:

  • Espaços de confraternização mais frequentes, organizados e facilitados para compartilhar trabalho, estratégias e prioridades (como por meio de conferências anuais sobre desigualdades de gênero e campanhas de gênero durante todo o ano em todas as regiões).
  • Suporte técnico aprimorado para organizadores de gênero estabelecidos, inclusive para criação de lista centralizada e suporte de mensagens mais eficiente para alcançar colaboradores interessados.
  • Espaços mais inclusivos, seguros e com igualdade de gênero para contribuir com conteúdo interseccional sobre biografias de mulheres e materiais que as mulheres desejam ler, incluindo a necessidade de processos facilitados com colaboradores e editores com direitos estendidos para incorporar normas e práticas equitativas de gênero à experiência de voluntariado.

Com base nesses insights, este ano vamos explorar maneiras de tornar a redução da desigualdade de gênero uma experiência mais ágil para colaboradores, por meio de soluções sociais e tecnológicas para as prioridades identificadas. Vamos realizar pesquisas e aprender com participantes do movimento para mapear como estas pessoas imaginam que a Fundação apoiará de forma proativa seu trabalho, resultando em uma estratégia cocriada que captura nossas prioridades compartilhadas para finalmente preencher a lacuna de gênero.


Fundo de Equidade

A Fundação Wikimedia continuará apoiando o Fundo de Equidade,que foi criado em 2020 especificamente para promover o conhecimento e as metas de equidade racial, reconhecendo a necessidade de criar caminhos adicionais e oportunidades de colaboração para que pessoas que trabalham nessas questões venham a contribuir com nosso movimento. No ano passado, o comitê que supervisiona o Fundo de Equidade cresceu para incluir mais pessoas voluntárias da comunidade, com uma chamada aberta para indicações de grants das comunidades. Os fundos restantes para esta iniciativa serão transferidos de Tides de volta para a Fundação Wikimedia para simplificar e esclarecer as responsabilidades, e futuras rodadas de grants serão realizadas pela Fundação até que os fundos sejam gastos. Um relatório da primeira rodada de grants está disponível.

Engajamento do Movimento

A capacidade da Fundação de trabalhar efetivamente como parte do movimento mais amplo da Wikimedia depende de forjar conexões equitativas em todo o movimento. No próximo ano, fortaleceremos a colaboração com o movimento estabelecendo consistência na forma como todas as partes da Fundação se comunicam e se engajam. Isso envolverá reunir toda a equipe que se engajam com o movimento.

Em 2021, a equipe de Comunicação do Movimento realizou um trabalho de pesquisa para ajudar fundamentar planos para melhor conectar o movimento. Os insights incluíram recomendações para construir uma melhor porta de entrada; basear-se em seres humanos; falar como seres humanos; equilibrar “transmissão” com "sob demanda"; coordene, depois comunique; e esclarecer, conectar e refletir. Este ano continuaremos a implementar essas recomendações ligando os pontos em toda a Fundação e sendo inclusivos de forma intencional sobre a forma como nos engajamos e nos comunicamos. A maior parte desse trabalho acontecerá nos bastidores a serviço dos objetivos abrangentes da Fundação em relação a Infraestrutura, Equidade, Segurança e Inclusão, e Efetividade.

Conexões regionais: também vamos aprofundar nossas comunicações multiculturais e multilíngues para construir conversas bidirecionais fundamentadas pelo conhecimento local. Nossos e nossas especialistas regionais desenvolverão e manterão relacionamentos pessoais para cultivar a colaboração e o entendimento compartilhado com as comunidades locais. Eles e elas continuarão a ouvir e ampliar as histórias das comunidades locais, ajudar a coordenar encontros locais e regionais, fazer a triagem de quaisquer solicitações de suporte local e localizar a abordagem de mensagens e comunicações da Fundação. Mais importante ainda, trabalharemos para conectar o local ao global, nos conectando às estruturas comunitárias regionais.

Construir uma porta de entrada melhor: Fortalecendo nossa presença em Meta, construiremos uma “porta de entrada melhor” para informações, apoio e recursos disponíveis da Fundação. Nosso objetivo é oferecer aos membros do movimento em todo o mundo uma melhor experiência de usuário ao entrar em contato conosco e realizar parcerias conosco. Também vamos trabalhar para manter o ritmo com Diff, o blog do movimento. Com quase mil assinantes, publicando pouco mais de um blog e meio por dia e aumentando o tráfego de leitores, Diff alcançará outras partes do movimento.

Comemore e conecte-se através da Wikimania, Wikimediano do ano e muito mais: Uma pesquisa nos indicou que nosso movimento deseja histórias que estabeleçam as conexões entre projetos e iniciativas e a Estratégia do Movimento, e que liguem o trabalho local ao movimento global. E querem histórias que reflitam a comunidade de volta para si mesmos com um forte ênfase na celebração de heróis desconhecidos, fortalecendo um senso de conexão e pertencimento ao movimento Wikimedia.

A Wikimania 2023 será uma colaboração entre pessoas voluntárias, capítulos e grupos de usuários da Wikimedia da região Leste, Sudeste Asiático e Pacífico (ESEAP) com o tema de Diversidade. Colaboração. Futuro. O programa Wikimediano do Ano continuará sua jornada de expansão da celebração de uma única pessoa para celebrar múltiplos Wikimedianos. Além disso, vamos explorar formas de celebrar o trabalho do movimento, desde Barnstars até contar histórias. Este trabalho procurará tornar todas contribuições como sendo importantes.

Investir em Desenvolvimento de Habilidades e Liderança:

Nossa equipe de Desenvolvimento da Comunidade também continuará investindo no desenvolvimento de habilidades e liderança do movimento:

  • Desenvolvimento de Habilidades: fazer a plataforma WikiLearn crescer incluindo o lançamento de um conjunto de modelos, capacitações e recursos do tipo “crie seu próprio currículo” para novos desenvolvedores e instrutores de currículo; publicação cruzada do campus afiliado em WikiLearn; implantação de estrutura de governança e capacitação de administradores (antiabuso); e apoiar o aprendizado entre pares por meio de Let's Connect.
  • Desenvolvimento de Liderança: Vamos aproveitar nosso trabalho com pessoas voluntárias nos anos anteriores para definir liderança efetiva no movimento Wikimedia e apoiar pessoas voluntárias para que identifiquem seus próprios papéis, capacidades e aspirações de liderança. Isso será feito através do lançamento de uma auto avaliação de habilidades, guias de discussão, um módulo WikiLearn e diagramas visuais, fundamentados em um plano de desenvolvimento de lideranças do movimento e apoiando parcerias de Afiliados e AffCom. Asseguraremos que pessoas voluntárias tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento de liderança, permitindo o crescimento de suas capacidades de liderar de forma efetiva. Faremos isso por meio de grants de crescimento de desenvolvimento de liderança para incentivar as pessoas a construir recursos ou se desenvolverem como líderes (por exemplo, organizar sessões de aprendizagem, traduzir recursos, criar capacitações). Também iremos desenhar e implementar um caminho de aprendizagem de desenvolvimento de liderança.