Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft/pt

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation Annual Plan/2022-2023/draft and the translation is 95% complete.


Esboço do Plano Anual da Fundação Wikimedia 2022-2023

A história da Estratégia do Movimento é centrada nas pessoas. Pessoas que contribuem e consomem conhecimento e pessoas que compõem as comunidades e grupos diversos que alimentam nosso Movimento… Nós estabelecemos para nós uma direção estratégica ambiciosa: tornarmo-nos a infraestrutura essencial do ecossistema do conhecimento livre até 2030. Para garantir que qualquer pessoa que compartilhe a nossa visão conseguirá se juntar a nós, nós batalhamos por equidade de conhecimento e conhecimento como serviço.

Nossas Aspirações

Neste ano, o Plano Anual da Fundação é ancorado na direção estratégica da Estratégia do Movimento, centrando-se nos objetivos da equidade de conhecimento e conhecimento como serviço. Nosso processo de planejamento começou no final do ano passado com uma rodada de encontros tentando entender o que o mundo, e o movimento, precisa agora. Isto levou a trabalhos por parte das lideranças e da equipe da Fundação entre janeiro e março de 2022 para entender a atual alocação de recursos ao longo das regiões, comunidades linguísticas, públicos e projetos Wikimedia. Nós desenvolvemos princípios de planejamento como: olhar para fora, não apenas para dentro; tentar imaginar um planejamento de mão dupla com nosso movimento, não apenas um compartilhamento de informação de mão única por parte da Fundação; e melhorar a própria coordenação da Fundação, sem ter diferentes times desunidos.

Nós decidimos que este ano a Fundação Wikimedia será muito mais focada em mudar radicalmente COMO nós fazemos nosso trabalho, do que em desenvolver uma longa lista de novos projetos e iniciativas. Nossa abordagem alterada também significa que este documento não serve como uma lista completa de tudo que está sendo feito agora. Muito do trabalho atual continuará conforme nós simultaneamente melhoramos em algumas áreas, paramos de fazer coisas em outras áreas, ou realocamos recursos existentes para prioridades mais importantes. Este ano é mais sobre uma mudança em modelos mentais, não tanto uma mudança em conteúdo. É bem verdade que talvez precisemos mudar um pouco do QUE fazemos, provavelmente fazendo menos algumas coisas e mais outras, mas não sem uma fundação mais forte para como nós atualmente trabalhamos.

Neste ano, nós avançaremos em quatro metas organizacionais. As duas primeiras são focadas na direção estratégica ambiciosa do movimento de promover a equidade de conhecimento e conhecimento como serviço. As outras duas são mais focadas nos funcionamentos internos da governança e saúde do nosso movimento, bem como em melhorar o desempenho e a efetividade da Fundação Wikimedia.

Metas da Fundação Wikimedia para 2022−2023

  1. Promover equidade de conhecimento trazendo um foco regional mais forte para o nosso trabalho coletivo.
  2. Aprofundar nosso comprometimento com o Conhecimento como Serviço fortalecendo como nós priorizamos e alocamos suporte técnico e de produto para mais de 740 projetos Wikimedia, começando com o Wikimedia Commons e o Wikidata.
  3. Fortalecer a governança e a saúde do movimento apoiando prioridades-chave como a Carta do Movimento, o Código Universal de Conduta e a implementação da estratégia de movimento.
  4. Melhorar o desempenho e a efetividade da Fundação melhorando nosso suporte de tradução/interpretação, elevando métricas mais significativas para avaliar nosso impacto e projetando serviços compartilhados para apoiar um ambiente de trabalho verdadeiramente global.

Nós também tentaremos entender o interesse de entidades do movimento (indivíduos ou afiliados) em um planejamento mais de mão dupla, de modo que nós não apenas compartilhemos o que pretendemos fazer, mas também perguntemos às outras partes sobre seus planos. Veremos quem tem interesse em tentar isto e qual abordagem é mais efetiva para identificar áreas de interesse comum e prioridades compartilhadas.

Nossa Abordagem

Toda organização e grupo no mundo tem filosofia, abordagem e um conjunto de práticas para “planejamento” diferentes. Algumas planejam demais e não iteram o suficiente. Algumas não planejam o suficiente e têm dificuldades para executar. Há milhares de livros, artigos, websites e vídeos sobre “planejamento”. Em última análise, planejamento, independentemente de qual framework está sendo usado, tem que ser um equilíbrio entre saber para qual direção estamos indo e levar pessoas, processos e sistemas para frente para atingir objetivos ou ficar mais perto de uma meta ambiciosa.

Similarmente, a Fundação Wikimedia adotou várias abordagens para o planejamento no passado, sempre responsivas às circunstâncias, lideranças e necessidades da época. Para o ano à frente, estamos testando métodos para que transitemos do último ano do Plano a Médio Prazo da Fundação para um framework futuro que continue responsivo às necessidades do nosso movimento e do nosso mundo.

Isto começa com uma intenção de ancorar nosso plano anual na direção estratégica do nosso movimento. Isto requer que todos nós definamos melhor conceitos-chave e o que exatamente eles significam: o que queremos dizer quando dizemos ‘conhecimento como serviço’? Com o que ‘equidade de conhecimento’ se parece? Como esta direção estratégica fundamenta a implementação e comunicação de trabalho atual e futuro?

A Fundação Wikimedia cresceu rapidamente ao longo dos últimos 3 anos – aumentando seu orçamento em mais de 30% no ano que se passou com a adição de mais de 200 novas pessoas desde 2020. Isto não continuará no ano fiscal 2022−2023 conforme estabilizamos nosso crescimento e garantimos que novos recursos estejam entregando o máximo de impacto para nossa missão. Nós antecipamos um aumento de 17% no nosso orçamento de 2022−2023, a maior parte do qual representando inflação e outros custos de ano para ano. O financiamento para outras entidades do movimento (indivíduos ou afiliados) aumentará no próximo ano em pelo menos os mesmos 17%, se não mais. Porque a maior parte do orçamento próprio da Fundação está alocado para custos com equipes, nossas decisões de recursos mais importantes são sobre o tempo e o desempenho de nossas pessoas e equipes.

No espírito do jeito wiki, nosso plano está sendo apresentado como um documento em texto de longo prazo. Ele será compartilhado na wiki em múltiplas línguas com comunidades, conselho e equipes. Nós esperamos que este formato permitirá um engajamento maior (e multilíngue) em essências e ideias, enquanto também comunica complexidade e nuances que podem ser difíceis de atingir apenas com slides e planilhas.

Abaixo, nós identificamos áreas temáticas para guiar nosso trabalho para este ano. Em algumas áreas, nós descrevemos desafios com soluções propostas, e em outras áreas nós definimos experimentos para simplesmente prover um ponto de partida concreto para novos meios de trabalho − dentro da Fundação e também com nossas comunidades pelo mundo. Nós temos foco em abordagens efetivas para guiar e mudar o jeito com que planejamos e trabalhamos neste ano.

Ler mais →