Wiki Movement Brazil User Group/Report/2014/pt

Este relato do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil se refere às atividades realizadas entre Janeiro de 2014 e Fevereiro de 2015.

WikiDay Salvador edit

 
Salvador, 18 de janeiro de 2014

No dia 18 de janeiro de 2014, foi realizada a primeira ‘’Mapping Party’’ em Salvador. Colaboradores do OpenStreetMaps e da Wikimedia se juntaram para uma caminhada fotográfica no centro da cidade de Salvador, Bahia, com o intuito de mapear pontos da região e carregar imagens no Commons, associando as duas plataformas livres. Além do carregamento de fotos, informações de artigos da Wikipédia foram acrescentadas no OpenStreetMaps, coordenadas geográficas foram inseridas em artigos da Wikipédia. A participação de membros da Wikipédia comemorou o “WikiDay”, um dia para colaboração na Wikipédia e em outras wikis do movimento.

Os editores dos projetos Wikimedia participantes foram:

  1. Neia Andrade
  2. Raylton P. Sousa
  3. Teles
  4. Willemarcel

IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família edit

Brasília, 13 e 14 de março de 2014

O edit-a-thon foi promovido na Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, uma conferência nacional sobre Saúde da Família e Comunidade organizada pelo Ministério da Saúde do Brasil. A partir de convite feito ao extinto Programa Catalisador do Brasil, dois voluntários do Grupo de Usuários, Vinicius Siqueira e Lucas Teles, participaram da organização e execução do edit-a-thon. No primeiro dia, realizamos uma discussão de Introdução à Wikipédia a partir dos Cinco Pilares, que contou com a participação de diversos especialistas em Saúde, Educação e Comunicação, e uma plateia de cerca de 20 pessoas. A edição aos artigos relacionados ao tema da conferência foram feitas no segundo dia. A participação no evento e a realização do edit-a-thon abriu a possibilidade para uma futura parceria com departamentos do Ministério da Saúde que têm demonstrado interesse em inserir os projetos Wikimedia em seus programas. O diálogo está ativo.

A presença dos voluntários do Grupo em Brasília também motivou a realização de um encontro de editores da Wikipédia na cidade, o WikiBrasília 2.

Edit-a-thon das Minas edit

 
São Paulo, 26 de abril de 2014

Edit-a-thon promovido em abril de 2014, organizado pela jornalista Luciana Galastri e a comunidade da Think Olga. Foram reunidas cerca de 30 pessoas interessadas em aprender a editar a Wikipédia para uma maratona de edição com dois objetivos: promover a ferramenta entre mulheres e criar e melhorar artigos sobre mulheres cientistas. O evento contou com o suporte online de Celio Costa Filho, que atuou via Programa Catalisador, e presencialmente dos voluntários do Grupo de Usuários Rafael Moretti e Victor Lopes, que auxiliaram os participantes do evento que até então nunca haviam editado a Wikipédia.

Reformulação do br.wikimedia edit

A partir da dificuldade relatada pelas pessoas em encontrar informações sobre como participar do movimento Wikimedia no site br.wikimedia, voluntários do Grupo de Usuários elaboraram e promoveram a reestruturação das páginas, criando seções que pudessem facilmente elencar formas de como ajudar o movimento, páginas que permitissem o acesso mais facilitado aos materiais de apoio e uma área dedicada ao Programa de Educação, posteriormente levada à Wikipédia pela comunidade, o que entendemos ser uma forma de reconhecimento do valor do material criado. Os membros do grupo diretamente envolvidos na reformulação do site foram Célio Costa Filho e Diana Cury.

Material de uso no Programa de Educação edit

 

Um dos materiais originais criados durante o Programa Catalisador no Brasil foi o "Wikimedia na Sala de Aula". Embora o material tenha sido uma iniciativa de Célio Costa Filho no contexto do Programa Catalisador, o material contou ainda com a colaboração voluntário do professor Jorge Makssoudian, responsável por dar uma redação aos planos de aula de forma mais acessível aos professores iniciantes.

Encontro em São Paulo edit

 
São Paulo, 30 e 31 de agosto de 2014

Após o Wikimania 2014, o Grupo de Usuários organizou um encontro de membros da comunidade, na cidade de São Paulo, para debater sobre o futuro do movimento Wikimedia no Brasil. O movimento contou com a participação de dezenas de voluntários, além de Asaf Bartov (WMF) e Patricio Lorente (WMF Board). O Grupo de Usuários foi o responsável pela organização de toda a estrutura do evento, incluindo alimentação, reserva de local e hospedagem para os participantes de fora. Foi realizada uma apresentação sobre o Grupo de Usuários para os demais membros da comunidade. Durante o encontro, foram discutidos os desafios para o movimento Wikimedia no Brasil e as possíveis estratégias para a sua consolidação. Este foi relatado pelos presentes como um dos eventos mais importantes e produtivos já realizados no país.

Palestra na UFRGS, Feira do Livro e Livraria Cultura edit

Porto Alegre, 14 e 16 de novembro de 2014

Como parte do Programa de Educação no Brasil, foram realizadas em Porto Alegre uma série de atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Feira do Livro e na Livraria Cultura. Em 14 de novembro, o convidado Patrício Lorente (WMF Board) realizou uma palestra sobre “Wikipédia e a Universidade”, seguida de uma mesa-redonda com professores da universidade. No dia 16 de novembro, Patrício Lorente e o voluntário do Grupo de Usuários, professor e editor experiente Fábio Azevedo falaram sobre “Wikipédia: há 300 anos um desafio” na 60º Feira do Livro de Porto Alegre. Em seguida, Fábio Azevedo apresentou “Como funciona a Wikipédia” na Livraria Cultura. Em função da repercussão do evento, fomos convidados a participar da Semana Acadêmica do IFRS - Caxias do Sul.

A partir da proposta e apoio de voluntários, a atividade contou com microsubsídio do projeto de apoio à comunidade desenvolvido pelo Programa Catalisador da Wikimedia no Brasil, apoiado pela WMF.

Iberoconf 2014 edit

Buenos Aires, 21 a 23 de novembro de 2014

O encontro do Iberocoop, o grupo de cooperação do movimento Wikimedia na Ibero-América, foi realizado em Buenos Aires e contou com a participação de diversos capítulos e grupos de usuários da região. O Grupo de Usuários brasileiro foi representado pelos voluntários Célio Costa Filho e Vinicius Siqueira. O encontro foi particularmente interessante para o Grupo de Usuários, no estado em que se encontro, pois possibilitou uma capacitação dos presentes em relação a planejamento estratégico e formulação de projetos, além do compartilhamento de experiências e boas práticas com os outros grupos presentes.

Edit-a-thon do Museu do Amanhã edit

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2015

O edit-a-thon realizado em parceria com o Museu do Amanhã, o mais novo museu da cidade do Rio de Janeiro a ser inaugurado nos próximos meses, teve como tema o "Antropoceno" e reuniu membros da equipe do museu, entusiastas e os voluntários do Grupo de Usuários Vinicius Siqueira e Fábio Barros.

Campus Party 2015 edit

São Paulo, 5 e 6 de fevereiro de 2015

No início de 2015, o Grupo de Usuários, por meio de Célio Costa Filho e João Peschanski, divulgou no evento da Campus Party a experiência do uso dos projetos Wikimedia na sala de aula. Além disso, foi montada uma mesa no evento na qual as pessoas poderiam aprender sobre o Wikimedia Commons e carregar as fotos do evento que pudessem ser úteis aos projetos Wikimedia. A Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e conta com a presença diária de milhares de pessoas. Outros três membros também estiveram presentes: Vinicius Siqueira, Vitor Mazuco, Victor Lopes.

Coluna sobre Wikis e Educação edit

Janeiro de 2015

No início de 2015, o WUG Brasil estabeleceu uma parceria com AREDE, um portal de tecnologia e educação, que publicará mensalmente artigos originais escritos pelo WUG Brasil sobre o uso dos projetos Wikimedia na sala de aula.

Email educacao@wikimedia.org edit

O email educacao@wikimedia.org passou a ser gerido pelo OTRS por voluntários da Wikimedia Brasil. Esta atividade é fundamental para a coordenação do projeto.