Código Universal de Conduta/Comitê de Redação/Resumo das reuniões do Comitê de Revisão

Outdated translations are marked like this.
Código Universal de Conduta

Esta página contém os resumos das reuniões da fase 2 do Comitê de Redação do Código Universal de Conduta.

2022

Sessão 1 - 11 de maio

Esta foi a primeira reunião do Comitê de Revisão da Fase 2 do UCoC. Este comitê é composto por membros do comitê da primeira e segunda fases.

A reunião começou com uma apresentação dos membros, incluindo detalhes sobre sua participação no movimento e experiências, percepções e expectativas com relação à redação das Diretrizes de Aplicação do UCoC. Depois disso, o comitê estabeleceu algumas regras básicas de funcionamento.

Na segunda metade da sessão, os membros do comitê foram informados sobre as expectativas e discutiram suas funções com base no recente anúncio do Conselho de Administração sobre as Diretrizes de Aplicação do UCoC e no que precisa ser redefinido.

Sessão 2 - 18 de maio

Esta sessão centrou-se na definição do processo interno de tomada de decisão. Revisou-se a política de espaço seguro e depois houve uma atividade sobre diferentes processos de tomada de decisão e decisões colaborativas entre pessoas cujos estilos de liderança são diferentes.

Sessão 3 - 21 de maio

Nesta sessão, o Comitê teve a oportunidade de ler o relatório criado a partir dos comentários recebidos durante o voto de ratificação das diretrizes de aplicação do Código Universal de Conduta, bem como os próprios comentários. Seguiu-se um brainstorming para identificar as várias áreas citadas nos comentários e as necessidades da comunidade Wikimedia, especialmente com relação ao tópico sobre o treinamento. Além disso, o comitê foi informado sobre as discussões comunitárias que acontecerão em diferentes espaços comunitários.

Sessão 4 - 1º de junho

Nesta sessão, Sydney Poore, Senior Trust and Safety Strategist, fez uma apresentação sobre o relatório de de votação para o comitê. O comitê pôde comentar, fazer perguntas ao time de T&S e discutir os pontos apresentados pela comunidade. Desde a semana passada integrantes do comitê já vinham deixando seus comentários sobre o relatório de forma assíncrona. Assim, durante a reunião houve tempo para discutir os comentários escritos e também novas ideias que lhes vieram à mente durante a sessão. Algumas questões estavam ligadas à metodologia utilizada para a análise. A maior parte da discussão centrou-se em torno dos comentários sobre as diretrizes de aplicação não respeitarem suficientemente a característica voluntaria das comunidades, o conceito de confirmação de compromisso, e questões ligadas a traduções.

Sessão 5 - 8 de junho

Nesta sessão o comitê de revisão recebeu o primeiro resumo das discussões comunitárias em andamento. Com base nisso, e nos comentários feitos durante a própria votação, iniciou-se a revisão das seções "treinamento e confirmação de compromisso" do texto atual, com a apresentação de sugestões e notas no próprio documento sobre possíveis mudanças. Também falou-se sobre os recursos adicionais com os quais gostariam de contar no futuro e as melhores opções para a realização do trabalho assíncrono.

Sessão 6 - 15 de junho

Nesta sessão, o foco do comitê foi a seção sobre o treinamento. Os comentários foram lidos e essa parte do texto começou a ser revisada. Este trabalho continuará durante esta semana de forma assíncrona e decisões sobre parte das revisões deverão ser tomadas na próxima reunião. O comitê também falou sobre a possível apresentação de um painel sobre as Diretrizes de Aplicação durante a Wikimania.

Sessão 7 - 22 de junho

Nesta sessão, com o acompanhamento da pessoa facilitadora, o comitê revisou a seção sobre treinamento para refletir as revisões sugeridas nas semanas anteriores. Foi discutido especialmente quem deveria ser responsável pela criação do treinamento e como o treinamento poderia ser melhor disponibilizado para todas as pessoas da comunidade editora que queiram fazê-lo. Em seguida, discutiram em detalhe como subdividir o processo de treinamento. O comitê também recebeu novas atualizações que serão abordadas nas próximas semanas.

Sessão 8 - 29 de junho

O Comitê recebeu novas informações sobre a organização das suas sessões de trabalho e do processo de tomada de decisões. A discussão girou em torno à revisão da seção sobre treinamento do texto das Diretrizes, especialmente sobre: a estrutura do treinamento; quais seriam as pessoas convidadas, encorajadas ou solicitadas a fazê-lo; e quem era necessário consultar no movimento Wikimedia para falar sobre o desenvolvimento do treinamento. Decidiu-se de que somente integrantes do U4C deveriam fazer o treinamento de modo compulsório, mas que usuários com direitos avançados deveriam ser encorajados a fazê-lo. O Comitê continuará a trabalhar em algumas questões de forma assíncrona, bem como durante o horário da próxima sessão mais para o final da semana.

Sessão 9 - 6 de julho

O Comitê recebeu a atualização e fez perguntas ao Global Data and Insights Team da Fundação sobre os resultados do primeiro grupo a responder a 2022 Community Insights Survey. Em seguida, o comitê se reuniu e deliberou para resolver várias questões pendentes, inclusive sobre a questão de incluir os textos do UCoC no Termo de Uso da Fundação. Alguns dos trabalhos continuarão a ser feitos de forma assíncrona, incluindo a conclusão das revisões dos trechos sobre treinamento e sobre a confirmação de compromisso com as Diretrizes.

Sessão 10 - 13 de Julho

A primeira metade da reunião contou com a participação de pessoas da equipe de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da Fundação Wikimedia, que apresentaram seus comentários sobre a versão revisada das Diretrizes de Aplicação. O Comitê concordou em ter em conta esses comentários. Na segunda metade da reunião, o Comitê prosseguiu com a discussão sobre várias questões prioritárias relativas à privacidade e ao anonimato, focando especialmente no equilíbrio entre privacidade e transparência, e no direito a ser ouvido versus a proteção de vítimas e de pessoas denunciantes.

Sessão 11 - 20 de julho

O Comitê recebeu informação sobre uma reunião presencial com a equipe de Policy da Fundação Wikimedia. O Comitê resolveu várias questões pendentes sobre o texto que está sendo revisto, incluindo o papel de functionaries locais e stewards com relação ao desenvolvimento do treinamento, à confirmação de conclusão do treinamento e várias pequenas revisões sobre os módulos de treinamento. Na última parte da reunião o Comitê conversou sobre vários cenários fictícios de violação do UCoC e também sobre como as atuais Diretrizes de Aplicação funcionariam com relação a isso, especialmente no tocante à questão de privacidade versus transparência. O Comitê pediu que esses casos sejam analisados por escrito e mais tempo na próxima sessão para discutir mais a fundo tais casos modelo.

Sessão 12 - 27 de julho

O Comitê foi informado sobre várias questões, tais como sobre uma mesa redonda durante a Wikimania, sobre o processo de revisão da traduzibilidade e legibilidade das diretrizes de aplicação revisadas, e sobre a preparação para a reunião presencial. A sessão foi dedicada a discutir três cenários diferentes de violações do UCoC e sua abordagem por um futuro processo de fiscalização focado no equilíbrio entre privacidade e transparência. Os cenários foram extraídos de um conjunto diversificado de casos comportamentais ocorridos, tratados tanto pela comunidade quanto pela equipe de Trust & Safety. O comitê discutiu esses casos analisando os processos atuais onwiki, as obrigações legais para proteger as vítimas, a contribuição da comunidade, experiências próprias e outros fatores.

Sessão 13 - 3 de agosto

O Comitê foi informado sobre a preparação para a mesa redonda Wikimania e a reunião presencial. A linguagem de várias partes do esboço das Diretrizes foram revistas e várias questões pendentes foram examinadas. Na segunda metade da reunião, o Comitê se dividiu em dois grupos e deliberaram separadamente em diferentes salas de reunião sobre várias questões ligadas à organização dos textos das diretrizes.

Sessão 14 - 10 de agosto

O Comitê revisou todas as seções das Diretrizes focando-se sobretudo nas áreas marcadas como importantes para poder tomar decisões em grupo e encontrar soluções. Puseram-se de acordo sobre áreas que ainda precisam de revisão linguística pelo grupo de edição, esclareceram alguns itens e aprovaram a ordem de algumas seções. A equipe sugeriu a implementação de uma nova estrutura de trabalho; porém esta decisão poderá ser tomada mais tarde, tendo em vista que a contribuição da comunidade é valorizada e também devido a limitações de tempo. O prazo de revisão está se aproximando, e portanto o Comitê trabalhará de forma assíncrona durante a semana e revisará os comentários e as mudanças feitas pela equipe de edição. A última semana será dedicada aos últimos retoques no documento.

Sessão 15 - 17 de agosto

Na reunião final deste novo período de revisão, o Comitê foi informado sobre novidades no cronograma do processo, que passou a incluir uma revisão também por parte da equipe jurídica da Fundação Wikimedia e uma consulta aberta à comunidade global Wikimedia. Durante a maior parte da sessão, o Comitê trabalhou para tomar decisões finais com relação aos textos, tais como: atualizar e realizar correções linguísticas, remover certas partes de algumas seções e marcar partes potencialmente polêmicas para serem revistas pela comunidade. A equipe que apoiou o Comitê agradeceu a todas as pessoas integrantes seu serviço e dedicação durante todo o processo de revisão que durou três meses.

Sessão 16 - 5 de outubro

Parte do Comitê se reuniu antes do reinício oficial das reuniões de redação para analisar os comentários feitos sobre o UCoC desde de setembro. Também discutiram o cronograma ideal para o reinício das reuniões de redação.

Sessão 17 - 12 de outubro

O Comitê se reuniu para reiniciar as reuniões de redação nas quais irão revisar o documento da política UCoC. Datas chaves foram verificadas e confirmadas. Até o final de outubro a redação deverá estar pronta para passar à revisão legal e para que as traduções possam ser feitas em dezembro, culminando em uma votação comunitária no início de 2023. O comitê iniciou o trabalho revisando o documento e priorizando a identificação de áreas do texto que são consenso. A necessidade de uma linguagem clara, bem como de que haja orientação local durante a revisão de casos, foram identificadas como solicitações surgidas a partir dos comentários da comunidade e também do Conselho de Administração. O comitê decidiu continuar a revisão do texto de forma assíncrona antes da próxima reunião.

Sessão 18 - 19 de outubro

O Comitê se reuniu para continuar discutindo as revisões do documento da política. O objetivo é concluir as revisões e tê-las prontas para revisão legal até o final de novembro. A discussão girou em torno de dois temas principais: como distinguir mais claramente entre o que é uma sugestão e o que é uma regra, e esclarecer a linguagem para facilitar as traduções do inglês para outros idiomas. Isto incluiu a adição de notas de tradução e expansão do glossário. O comitê decidiu continuar revisando o documento de forma assíncrona para a próxima reunião. As reuniões agora ocorrerão às quintas-feiras.

Sessão 19 - 27 de outubro

Esta foi a primeira reunião a ocorrer em uma quinta-feira, definido como o novo dia da reunião semanal. O Comitê discutiu sobre as seções 3.1.2 - 3.3.3, além da seção 4.2. Isto incluiu uma discussão preliminar sobre como o U4C lidaria com os diferentes contextos culturais e um esclarecimento dos textos sobre a ferramenta de relatório. O comitê propôs uma lista de verbos usados para indicar políticas e uma lista de verbos usados para indicar recomendações. Esta padronização facilitaria a distinção entre os pontos das Diretrizes de Aplicação que são recomendações versus políticas. Finalmente, foi proposto que uma frase mencionando o Comitê de Revisão de Casos fosse adicionada à seção 3.3.3.

Sessão 20 - 3 de novembro

Dando continuidade às discussões da última reunião, o comitê abordou a necessidade de haver mais clareza sobre o que é uma recomendação e o que é uma exigência nas Diretrizes de Aplicação do UCoC. A linguagem utilizada nos textos também passou por esclarecimentos, e ainda serão sugeridas outras alterações nesse sentido antes da próxima reunião. O grupo também passou algum tempo revendo as mudanças propostas para fragmentos posteriores do documento. Várias sugestões foram aceitas e incluídas no texto: as partes envolvidas terão a chance de oferecer seu ponto de vista "sobre questões e provas"; a existência do trabalho do Comitê de Revisão de Casos; e o apoio para a tradução do material de treinamento. Além disso, a sugestão sobre o glossário, de que "local" pode se referir a afiliados e organizações, também foi aceita. O Comitê ainda discutiu procedimentos como recurso, critérios de seleção para o Comitê de Implementação do U4C, bem como emendas, socialização e contextualização local da política do UCoC e das Diretrizes de Aplicação do Código Universal de Conduta.

Sessão 21 - 10 de novembro

A maior parte desta reunião foi dedicada à revisão das mudanças sugeridas nas seções 1.0 a 3.2 do documento. Muitas das mudanças visavam esclarecer a linguagem em torno do que é uma recomendação e o que é uma exigência nas diretrizes. Por exemplo, em alguns casos, a palavra "deveria" foi substituída pela palavra "deverá". Foi sugerido que a expressão "sempre que possível" abra dois pontos da seção 3.1, no subtítulo "Transparência". Com isto, estriam cobertas as práticas de documentação de projetos Wikimedia menores, que podem não ter tanta capacidade de documentação, como por exemplo, para manter arquivos da Central de avisos. A questão sobre especificar quem será capaz de fazer relatórios na ferramenta proposta foi discutida longamente. Comentários feitos de modo assíncrono também foram considerados durante esta discussão síncrona. As pessoas que participaram desta reunião de 10 de novembro se mostraram contrárias à inclusão de uma lista sobre quem poderá fazer relatórios. Esta seção continuará a será discutida de forma assíncrona e também nas próximas reuniões.

Sessão 22 - 17 de novembro

Esta sessão centrou-se principalmente na realização de várias edições no documento, relacionadas sobretudo a questões já discutidas anteriormente, como as de linguagem. Uma série de comentários foram resolvidos sem a realização de alterações, tendo sido resolvidos de outras formas. Finalmente, o grupo tomou nota dos itens pendentes para serem discutidos na próxima reunião final.

Sessão 23 - 19 de novembro

Esta reunião final abordou todos os comentários abertos restantes. A reunião começou com uma discussão sobre em que versão do inglês o documento deveria ser escrito. Foi decidido que o estilo deste documento deveria ser consistente com o do Código Universal de Conduta. O comitê também considerou e discutiu a codificação do cronograma visando a revisão do documento pela comunidade. Mencionou-se que a Fundação Wikimedia se comprometeu a rever o UCoC e as Diretrizes de Aplicação 1 ano após sua ratificação. O comitê revisou áreas remanescentes do documento para diferenciar requisitos obrigatórios de recomendações. Isto incluiu a adição da palavra "deverá" à lista de verbos recomendados no Glossário. O próximo passo para este documento é passar por uma revisão legal feita pela equipe jurídica da Fundação Wikimedia.