Training modules/dashboard/slides/50306-etapas-de-carregamento-difusao

Quarta etapa: a difusão edit

Os aspectos da difusão edit

Depois do carregamento no Wikimedia Commons e no Wikidata, as possibilidades de utilização do acervo do seu GLAM são várias. No contexto do GLAM do Museu Paulista (Museu do Ipiranga), por exemplo, a obra Independência ou Morte, de Pedro Américo, além dos metadados no Wikidata e da categoria e da página no Wikimedia Commons, também conta com o próprio artigo na Wikipédia.

Os acessos aos projetos Wikimedia são superlativos: uma dezena de bilhões de acesso por ano em conteúdos em português ou a partir de países onde se fala português. Atuar nesses projetos para seu GLAM é estar nesse ambiente e tráfego intenso da rede! E contribuir para que a qualidade de conteúdo sobre nossa cultura seja melhor.

Lembrando que, para adicionar uma imagem no Wikimedia Commons a um artigo na Wikipédia, é preciso inserir o código a seguir, entre dois pares de colchetes [[ ]], no código-fonte do verbete:

Em inglês: File:[nome do arquivo]

Em português: Imagem:[nome do arquivo]

Uma possibilidade para a difusão do acervo do seu GLAM é acionar o robô Listeria, que gera listas a partir dos dados estruturados disponíveis no Wikidata. Isso é um pouco mais avançado, portanto busque ajuda se quiser atuar assim.

Quando os metadados disponibilizados estiverem mais robustos, também é possível criar aplicativos, wikilivros, entre outros materiais. São exemplos os aplicativos Quantos tem? e Com que roupa eu vou? e o wikilivro As fotografias de Guilherme Gaensly no acervo do Museu Paulista, todos desenvolvidos no escopo do GLAM do Museu Paulista (Museu do Ipiranga).