Training modules/dashboard/slides/50301-como-doar-seu-acervo

O que saber antes de participar de uma iniciativa GLAM-Wiki edit

Estamos quase lá!

Não se esqueça de confirmar se você está devidamente inscrito(a) no nosso treinamento. Em caso de dúvidas, clique aqui para acessar o passo a passo para a criação da conta wiki, uma vez que ela é necessária para o registro da inscrição.

Para participar de uma iniciativa GLAM-Wiki, pelo menos parte do acervo da instituição deve estar digitalizado e disponível para o carregamento nos projetos Wikimedia, principalmente na forma de imagens, que deverão ser inseridas no Wikimedia Commons, e na forma de metadados, que deverão ser inseridos no Wikidata.

É recomendável que o seu GLAM tenha um banco de dados ou um site oficial, a partir dos quais os dados sobre o acervo da instituição possam ser extraídos, explorados e ordenados em Microsoft Excel, Planilha Google ou outros softwares semelhantes, para serem utilizados no Wikidata e, em seguida, nos outros projetos Wikimedia.

É recomendável também que o seu GLAM esteja aberto ao conhecimento livre, uma vez que o acervo da instituição estará sob licenças Creative Commons, tema que será tratado nas próximas seções deste terceiro e último módulo.

Glossário: metadados edit

O termo metadados tem sido usado por profissionais da ciência da informação, incluindo bibliotecários(as), como sinônimo de dados sobre outros dados ou informações sobre outras informações. Servem para o ordenamento sistemático de informações, como um banco de dados.