Training modules/dashboard/slides/50103-glam-wiki

Iniciativas GLAM-Wiki edit

 
Em 2020, o Museu Paulista (Museu do Ipiranga) realizou uma competição para a melhoria de artigos sobre seu acervo na Wikipédia.

As iniciativas GLAM-Wiki são parcerias firmadas com o intuito de realizar atividades com instituições culturais ou de patrimônio cultural nos projetos Wikimedia.

Um elemento central nas iniciativas GLAM-Wiki é o carregamento dos acervos, que geralmente acontece em duas etapas. Em primeiro lugar, os metadados são adicionados ao Wikidata. Em seguida, os arquivos multimídia são inseridos no Wikimedia Commons. O carregamento depende de um trabalho em conjunto entre as instituições e a comunidade wiki, mas são processos rápidos, no quais nós, da comunidade lusófona, temos bastante experiência. É preciso tomar cuidado, no entanto, com direitos autorais, já que apenas conteúdos sob licença livre podem ser carregados. Falaremos sobre licenças nos próximos módulos.

Um exemplo de uma iniciativa GLAM-Wiki de sucesso é a parceria firmada em 2017 entre nós, do Wiki Movimento Brasil, e o Museu Paulista (Museu do Ipiranga), que resultou no compartilhamento de dezenas de milhares de imagens no Wikimedia Commons e metadados no Wikidata até o momento, além da realização de eventos, projetos técnicos e mais.

Lembre-se: todo tipo de parceria é bem-vinda, seja ela grande ou pequena! O nosso objetivo é, através do trabalho em equipe, melhorar a quantidade e a qualidade das informações sobre os GLAMs na internet, valorizando todo tipo de conhecimento produzido em todo tipo contexto.