Training modules/dashboard/slides/50101-introducao-ao-tutorial

Introdução edit

 
GLAM, do inglês, Galleries, Libraries, Archives and Museums.

Bem-vindo(a) ao ecossistema Wikimedia!

Para começar, crie sua conta na wiki e, em seguida, faça sua inscrição neste treinamento.

Este link lhe direciona para o Meta-Wiki, destinado à coordenação dos projetos da Fundação Wikimedia. A conta wiki criada no Meta-Wiki é unificada tanto com a Wikipédia quanto com os demais projetos Wikimedia.

Então vamos começar!

Este tutorial é destinado a você, que trabalha com instituições GLAM, acrônimo para galerias, bibliotecas, arquivos e museus, do inglês, galleries, libraries, archives and museums.

Este módulo tem dois objetivos principais. O primeiro é apresentar a Wikimedia, especialmente as iniciativas GLAM-Wiki, para o compartilhamento de acervos on-line através da Wikipédia, do Wikimedia Commons, entre outros projetos.

O segundo é capacitar o seu GLAM a participar da comunidade wiki, que apoia instituições culturais a estarem efetivamente na esfera digital, sobretudo instituições de menor porte, com menos recursos disponíveis tanto para a preservação quanto para a divulgação das suas coleções.

Os módulos seguintes trarão orientações, desde as mais básicas até as mais avançadas, para que você possa começar a contribuir com os projetos Wikimedia.

Lembre-se: contribuir com os projetos Wikimedia é uma maneira de difundir conhecimento, levando os patrimônios culturais da sua região para todo o país e, até mesmo, para todo o mundo.