Training modules/dashboard/slides/12609-wikidata-communication-tools/pt-br

This page is a translated version of the page Training modules/dashboard/slides/12609-wikidata-communication-tools and the translation is 100% complete.

Ferramentas de comunicação

Como fazemos para nos comunicar com outros editores? Esses slides te introduzirão a algumas das maneiras mais comuns de aproximar-se de outros editores.

Páginas “usuário discussão” Assim como itens e propriedades, a sua página própria está associada a uma página de discussão, na qual outros editores podem deixar mensagens para você. No topo da sua página, você verá uma aba chamada “Discussão”, mas você também pode acessá-la clicando aqui. Além do mais, é possível deixar mensagens para outros editores postando em suas páginas de discussão.

 
É assim que você se comunica com outros editores no Wikidata.

Mesmo que esteja em inglês, essa imagem mostra detalhes importantes. Primeiro de tudo, ela se trata de um esboço de mensagem na página de discussão de uma pessoa chamada Will. A mensagem ainda não foi publicada! Na seção de pré-visualização, é possível ver como ela se parecerá após a publicação. Veja que ela começa com “Wikidata Training”, o assunto da mensagem. Mais embaixo, está a mensagem na área de edição.

Talvez você tenha percebido que alguns caracteres parecem códigos. Isso se chama wikicode ou wikicódigo, uma linguagem de marcação utilizada pelos projetos da Wikimedia. Neste curso, você não precisará aprender wikicódigo, menos nas páginas de discussão. A primeira parte desse wikicódigo notifica uma pessoa chamada Ian. A fórmula para notificar, também chamada de “ping”, é assim: {{ping|USERNAME}}, onde “ping” é a ação de notificar o usuário especificado após a barra vertical “|” (no exemplo, é o “USERNAME”, apenas troque pelo nome do usuário). Quando você publicar a mensagem, uma notificação irá aparecer no ícone de avisos da pessoa, que fica na parte superior da interface.

A última parte do wikicódigo da imagem é a assinatura. Nunca se esqueça de assinar suas postagens escrevendo ~~~~. Isso se transformará na sua assinatura e data automaticamente após a publicação.

 
É aqui que você pode ver suas notificações

Outros tipos de páginas de discussão

Quando você quiser participar de uma discussão em qualquer wiki, na gigantesca maioria das vezes você estará utilizando a página de discussão. Caso contrário, você estará utilizando a página principal do projeto, não a página de discussão.

Os editores sempre terão em mente que você lerá as mensagens deixadas na sua página de discussão, e que você visitará periodicamente a deles para verificar se te responderam numa discussão que você tenha iniciado na página deles. Você pode facilitar esse processo se adicionar a página deles na sua lista de páginas vigiadas (iremos explicar no próximo slide)!