Training modules/dashboard/slides/10321-citations-quiz/pt-br

This page is a translated version of the page Training modules/dashboard/slides/10321-citations-quiz and the translation is 100% complete.

Questionário de Citações

Teste você mesmo!
Digamos que você tenha feito uma contribuição devidamente citada para um artigo. Outro editor a remove, mas não explica por quê. Qual é a melhor resposta?
  1. Acrescente-o de volta. Se eles quisessem remover algo, deveriam ter perguntado a você. (clique para expandir ou colapsar)
    INCORRETO! Isto é o que se chama uma "guerra de edição", e pode fazer com que você seja bloqueado de editar! Pode ser grosseiro para outro editor remover suas contribuições sem uma explicação. Mas a Wikipédia exige que você "assuma a boa fé" de outros editores. Se você não entender alguma coisa, pergunte sobre isso na página Discussão, ou peça ajuda a seu especialista em conteúdo. Você os encontrarão vinculados a partir de sua página de curso.
  2. Explique o que você acrescentou, novamente citando a fonte desse material, à página Discussão do artigo. Ou vá até a página do usuário do editor que removeu seu conteúdo, e pergunte por que o removeram. (clique para expandir ou colapsar)
    CORRETO! A melhor maneira de descobrir por que algo aconteceu na Wikipédia é perguntar por quê. Pode esclarecer uma diferença de opinião, ou pode ter sido um mal-entendido. Assumir boa fé, e perguntar sem acusações, e você pode começar a chegar a um consenso.
  3. Suponha que você usou uma fonte ruim, ou fez outra coisa errada. Não volte a editar o artigo até a data devida, e espere que seu professor o veja antes do outro editor. (clique para expandir ou colapsar)
    INCORRETO! Wikipédia é "a enciclopédia livre que qualquer um pode editar", e isso inclui você. Se você não estiver à vontade para usar a página Discussão, ou a página do usuário do editor, há outras opções. Você sempre pode perguntar ao seu instrutor, ou ao Especialista em Conteúdo listado em sua página de curso. É por isso que eles estão lá!
  4. Diga à página Discussão que você está sendo avaliado, e que outros devem evitar editar o artigo até que seu professor o veja. Escreva esta mensagem inteiramente em letras maiúsculas, para garantir que outros editores a vejam. (clique para expandir ou colapsar)
    INCORRETO! Lembre-se, ninguém "possui" artigos na Wikipédia. Pedir a outros editores que parem de trabalhar em um artigo se revela incrivelmente hostil (E TAMBÉM DIGITAR COM TODAS AS LETRAS MAIÙSCULAS). Suas contribuições são sempre salvas na Wikipédia. Se outros editores removerem ou mudarem seu trabalho, seu instrutor ainda poderá ver o que você contribuiu na página de histórico do artigo.

(Discutir esta questão)